Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16054
Título: As Ciências Espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental
Autor(es): Lima, Miguel Salustiano de
Palavras-chave: Ensino de ciências;Formação do professor;Ciências espaciais;Teaching of science;Teacher training;Space sciences
Data do documento: 31-Jul-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA, Miguel Salustiano de. As Ciências Espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: This study aims to include topics related to Space Science in elementary education from an experiment that aims to rescue the science teachers in public schools of São Tomé, RN, a taste for experimentation and exploration of advanced technologies. During this research with teachers found that they knew enough about the subject, but this knowledge was restricted to the events disclosed by the media. Regarding scientific knowledge, that same surface, they had many conceptual difficulties which hindered the approach of these topics in their classes. To overcome this difficulty, a workshop was held where teachers had the opportunity to discuss the historical aspect of Space Science, some physical concepts related to it, and the conduct of experiments with PET bottle rockets that recover from the curiosity typical of how the science. The results were outlined in the form of Planning Didactic built by teachers and using themes related to space science, from there, discussing content already provided in the composition of the schools curriculum. Therefore, this work allowed the teachers a minimum training required for them to not only reproduce, but readjusted and build, from this, their own paths in the classroom at the fundamental level
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva inserir temas relacionados às Ciências Espaciais no ensino fundamental a partir de uma experiência realizada em escolas públicas de São Tomé, RN visando resgatar nos professores de ciências o gosto pela experimentação e a exploração de tecnologias avançadas. Durante esta pesquisa com os professores verificou-se que eles conheciam bastante sobre o tema, mas este conhecimento era restrito aos eventos espaciais divulgados pela mídia. Em relação ao conhecimento científico, mesmo aquele superficial, os docentes apresentavam muitas dificuldades conceituais o que dificultava a abordagem destes temas em suas aulas. Para discutir tais dificuldades, foi realizada uma oficina onde os professores tiveram a oportunidade de discutir o aspecto histórico das Ciências Espaciais, alguns conceitos físicos a ela relacionados, bem como a realização de experimentos com foguetes de garrafa PET que resgatam a curiosidade típica do fazer da ciência. Frutos dessa oficina foram esboçados Planejamentos Didáticos construídos pelos professores. Tais planejamentos utilizando temas relacionados às Ciências Espaciais se transformaram em planos de aula para, a partir desses, abordarem conteúdos já previsto na composição curricular das escolas. Portanto, a partir deste trabalho professores que atuam em escolas públicas de São Tomé, RN passaram por uma capacitação mínima necessária para que estes possam não somente reproduzir, mas readequar e construir, a partir deste, seus próprios caminhos em suas salas de aula no nível fundamental. Por outro lado, verificamos, como já havia sido percebido por diversos autores, que temas relacionados ao Espaço podem e devem ser utilizados como agentes capazes de motivar o aprendizado em ciências
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16054
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MiguelSL.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.