Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16248
Title: O processamento discursivo e suas bases corpóreas estratégias cognitivas de alunos da Educação de Jovens e Adultos na compreensão de narrativas
Other Titles: The discourse processing and its embodied bases: cognitive strategies used in understanding narratives by students of Education for Youth and Adults.
Authors: Nobre, Natalia de Lima
Keywords: Linguística Aplicada. Processamento Discursivo. Compreensão. Narrativas. EJA;Applied linguistics. Discourse Processing. Understanding. Narratives. EJA
Issue Date: 16-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NOBRE, Natalia de Lima. The discourse processing and its embodied bases: cognitive strategies used in understanding narratives by students of Education for Youth and Adults.. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se voltado para a atividade de compreensão discursiva e postulam que nesse processo ocorrem ativação e acionamento de estruturas cognitivas estáveis, os esquemas e frames, a cada processamento cognitivo on-line. Uma vez que a formação de nosso sistema conceptual tem base corpórea, o processo de compreensão discursiva deve discorrer a partir das mesmas estratégias cognitivas em qualquer indivíduo. No entanto, em se tratando da Educação de jovens e Adultos (EJA), cujo alunado teve um processo de escolarização tardio e/ou defasado, são perceptíveis encaminhamentos pedagógicos e metodológicos que pressupõem a não utilização de estratégias complexas de construção de sentido (inferências, mesclagens conceptuais etc.) por parte de seu público alvo. Nesse sentido, com a presente pesquisa, busco mapear as estratégias cognitivas que alunos da EJA ativam na compreensão/processamento discursivo de narrativas, sob a perspectiva da LC. Configurando-se como uma pesquisa de cunho experimetal, para a geração de dados, desenvolvi e apliquei dois protocolos verbais, ou protocolos de leitura, testes que buscam dar uma clara e mensurável percepção da complexidade do processamento cognitivo do discurso. Por meio da descrição e da analise introspectiva do corpus, composto das respostas dos alunos da EJA aos protocolos, foi possível ratificar a hipótese de que o alunado utiliza estratégias cognitivas de construção de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso tem base corporificada.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16248
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NataliaLN_DISSERT.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.