Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorErickson, Sandra Sassetti Fernandespt_BR
dc.contributor.authorLeitão, Eduardo José Pereira de Sápt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:07:05Z-
dc.date.available2007-03-06pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:07:05Z-
dc.date.issued2006-12-19pt_BR
dc.identifier.citationLEITÃO, Eduardo José Pereira de Sá. Augusto Matraga: um hérói além do bem e do mal - uma perpectiva trágico-ntológica. 2006. 235 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16290-
dc.description.abstractThe present dissertation analyses the philosophy of Friedrich Nietzsche (1844-1900) and the short story written by João Guimarães Rosa (1908-1967), A hora e vez de Augusto Matraga (1946) seeking to point out the possibility of the philosophic application of some Nietzschean ideas to enlarge the aesthetic value of the short story. It has been especially aimed at applying the concept of the noble superior being described by Nietzsche, the ubermensch, to the hero s ontological nature, Augusto Matraga. Nietzsche s postulates of the will to power, the elements suggested of the trial between Dionysus and Apollo and the ascetic ideal, will be especially relevant to this work, which intends to establish until what point the hero can be conceived as a good ascetic person, in so far as his noble ontological nature trespass the Christian morality, bringing him closer to the man who, according to Nietzsche, is beyond good and evil. Some Heideggerian concepts will also be relevant in order to reinforce the idea that the judgment created about Matraga is just an appearance that does not contemplate his essential Being, contributing to veil his real tragic-ontological valour, what implies that the aesthetic power of the short has been under valuedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia e literaturapor
dc.subjectApolo e Dionísiopor
dc.subjectVontade de potênciapor
dc.subjectUbermenschpor
dc.subjectÉtica cristãpor
dc.subjectPhilosophy and literatureeng
dc.subjectApollo and Dionysuseng
dc.subjectWill to powereng
dc.subjectUbermenscheng
dc.subjectChristian ethiceng
dc.titleAugusto Matraga: um hérói além do bem e do mal - uma perpectiva trágico-ntológicapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1247909974583983por
dc.contributor.referees1Araújo, Arturo Gouveia dept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751por
dc.contributor.referees2Andrade, Abrahão Costapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8852787259832200por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo comparar a filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) e o conto de João Guimarães Rosa (1908-1967), A hora e vez de Augusto Matraga (1946), no intuito de revelar a possibilidade da aplicação da filosofia nieztscheana para expandir o valor estético do conto e possibilitar a compreensão do protagonista, Augusto Matraga, como o protótipo do ser superior nobre descrito por Nietzsche, o ubermensch. Considerando os conceitos do filósofo sobre a vontade de potência, os elementos dionisíaco e apolíneo, bem como o ideal ascético, pretende-se estabelecer até que ponto o protagonista pode ser concebido como um bom asceta, na medida em que, devido a sua natureza ontológica nobre, transgride a moral cristã e se aproxima do conceito do homem que está além do bem e do mal. Além da filosofia de Nietzsche, usar-se-á alguns postulados filosóficos de Martin Heidegger (1889-1976) para reforçar a idéia de que o juízo criado sobre Matraga é apenas uma aparência que não contempla a essência do seu Ser, contribuindo para camuflar seu caráter trágico-ontológico, o que implica na diminuição da força estética do contopor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduardoJPSL.pdf671,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.