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Título: Poesia digital: três leituras da Obra de Jason Nelson
Autor(es): Cordeiro, Renato Medeiros
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Poesia experimental. Produção de sentido. Semiótica;Digital technologies. Experimental poetry. Production of meaning. Semiotics
Data do documento: 23-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CORDEIRO, Renato Medeiros. Poesia digital: três leituras da Obra de Jason Nelson. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: The development of digital technologies has opened up a new niche for artistic production. It began to emerge artworks that could only happen in the digital context. In this study, we investigated the syntax of defining digital poetry, recognized internationally as one of the possibilities of this new artistic practice, and how happens the meaning during the reading process. As research corpus, we chose the poem "Birds Still Warm From Flying", by american poet Jason Nelson. And we structure our analysis looking through three perspectives: the digital poem as a game; as the evolution of experimental trends of twentieth-century poetry; and as a representation of Rubik`s Cube, a famous three-dimensional puzzle from the 1970`s. Initially, we made some considerations about the construction of digital poetry as a hypermedia artwork, looking through convergence and hybridization of artistic and media languages. Then, we saw some similarities between Nelson`s poem and electronic games, based on our critical observations about the concept of interactivity. Subsequently, we wrote a historical overview about the poetic experimentation in the twentieth century, bringing examples of sound poetry and visual poetry as evidence that the birth of digital poetry is also the result of the evolution of these experiments. Finally, we use the Charles Sanders Peirce`s semiotics to analyze the signs that give references able to make us recognize the Rubik`s Cube in "Birds Still Warm From Flying"
metadata.dc.description.resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, inaugurou-se um novo nicho para a produção artística, quando começaram a surgir obras que só poderiam ser realizadas no contexto digital. Neste trabalho, investigamos a sintaxe definidora da poesia digital, reconhecida internacionalmente como uma das possibilidades desse novo fazer artístico, e o modo como se dá a produção de sentido durante o processo de leitura. Como corpus de pesquisa, escolhemos o poema Birds Still Warm From Flying , do poeta digital americano Jason Nelson e estruturamos nossa análise sob três perspectivas: o poema digital enquanto jogo; enquanto evolução de tendências experimentais da poesia do século XX; e enquanto representação do Cubo de Rubik, quebra-cabeça tridimensional conhecido também como cubo mágico. De início, foram feitas considerações a respeito da formação da poesia digital enquanto obra de arte em hipermídia, a partir da convergência e hibridação de linguagens artísticas e midiáticas. Em seguida, tecemos semelhanças entre o poema de Nelson e os jogos eletrônicos, principalmente com base em observações críticas sobre o conceito de interatividade. Posteriormente, realizamos um panorama histórico sobre a experimentação poética no século XX, trazendo exemplos da poesia sonora e da poesia visual como evidências de que o nascimento da poesia digital também é fruto da evolução desses experimentos. Por último, utilizamos a semiótica de Charles Sanders Peirce para analisar os signos que dão referências capazes de nos fazer reconhecer o Cubo de Rubik em Birds Still Warm From Flying
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16418
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

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