Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16632
Título: Estudo das propriedades magnéticas e estruturais do composto (Sm1 - xMMx)2Fe17 e seus nitretos
Autor(es): Araújo, Roberto Câmara de
Palavras-chave: Magnetismo. Samario. Imãs permanentes. Terras raras. Ferro
Data do documento: 20-Ago-1994
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ARAÚJO, Roberto Câmara de. Estudo das propriedades magnéticas e estruturais do composto (Sm1 - xMMx)2Fe17 e seus nitretos. 1994. 105 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1994.
Resumo: A substituição parcial do Sm por um Mischmetal( M M ) rico em Cc, no composto Sm2FC17 e seus nitretos foi estudada através da metalografia ótica, Análisa Termomagnética, Espectroscopia Mossbauer, Difratometria de raio-x e Medidas de Magnetização. Um sistema de fase única é encontrado para uma substituição até 50% at. de Mischmetal. Esses intermetálicos na forma Fe17(Sm1- xMMx)2 absorvem um substancial quantidade de nitrogênio. Após a nitrogenação há um aumento no volume da célula unitária. Uma mudança espetacular é observada nas propriedades magnéticas dos nitretos em relação ao composto de origem, Fe17(Sm1 xMMx)2. A temperatura de Curie sofre uma variação da ordem de 350° C. como mais importante, a Anisotropia basal do composto de origem muda para uma direção uniaxial. Um campo de Anisotropia (HA) de 7.2 T e Magnetização de Saturação MS de 100 emu/g, foi registrada para o nitreto com o maior percentual de mischmetal
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16632
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertoCA_DISSERT.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.