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Título: A presença da produção científica em psicologia na formação de psicólogos do Rio Grande do Norte
Autor(es): Costa, Joyce Pereira da
Palavras-chave: Produção científica em psicologia. Análise de referências. Graduação em psicologia. Planos de ensino;Scientific production in psychology. Analysis of references. Undergraduate studies in studies in psychology. Education plans
Data do documento: 23-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: COSTA, Joyce Pereira da. A presença da produção científica em psicologia na formação de psicólogos do Rio Grande do Norte. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: The present research aimed to analyze the presence of national scientific production in undergraduate studies in Psychology of Rio Grande do Norte. Therefore, the bibliographical references contained in education plan of subjects linked to the common center of the courses, which were taught in 2011 in three Psychology courses of the state, were focused. The analysis of the material was based on bibliographical and contextual aspects of the production, such as year, nationality, type of material, authorship (including the link of authors to PPGs), structuring axis of the subject in which it was mentioned, among others. The results showed that the national production is predominant in all courses, and they are, mostly, originated from PPGs of Psychology. Among these, the publications resulted from programs in Southwest, with emphasis to PUC-SP, are recent (mostly from 2000s) and they are predominantly composed by books (organizations and full texts). Regarding the distribution of Psychology PPGs production by the structuring axes, it is observed that it surpasses the foreign production only in axis C (procedures of scientific investigation and professional practice) and axis F (professional practices). Accordingly, it is concluded that Psychology production is found in graduation, sharing space with foreign publications and from other areas of knowledge. On the one hand, this is positive, by taking into account the importance of several foreign works and from other fields to build the knowledge in Psychology; on the other hand, it shows that the production from this area is inserted in graduation in a less significant way than its growth, which points out the existence of gaps in the development of some investigative domains from national Psychology
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a presença da produção científica nacional em Psicologia na formação graduada de psicólogos no Rio Grande do Norte. Para tanto, focalizou-se as referências bibliográficas contidas em planos de ensino de disciplinas ligadas ao núcleo comum dos cursos, ministradas em 2011 em três cursos de Psicologia do estado. A análise do material deteve-se em aspectos bibliográficos e contextuais da produção, tais como ano, nacionalidade, tipo de material, vinculação dos autores a Programas de Pós-Graduação (PPG), eixo estruturante da disciplina em que foi citado, dentre outros. Os resultados revelaram que a produção científica nacional é predominante em todos os cursos, sendo, em sua maioria, oriunda de PPGs de Psicologia. Dentre estas, prevalecem publicações provenientes de programas localizados no Sudeste, com destaque para a PUC-SP; são recentes (maioria da primeira década de 2000) e compostas, predominantemente, por livros (organizações e textos integrais). Quanto à distribuição da produção dos PPGs de Psicologia pelos eixos estruturantes, verifica-se que a mesma supera as publicações estrangeiras somente nos eixos C (procedimentos de investigação científica e prática profissional) e eixo F (práticas profissionais). Diante disso, conclui-se que a produção de Psicologia encontra-se, sim, na graduação, dividindo espaço com publicações estrangeiras e de outras áreas do saber. Por um lado, isso se mostra positivo, tendo em vista a importância de diversas obras estrangeiras e de outros campos para a construção do conhecimento em Psicologia; por outro, revela que a produção da área entra na graduação de modo menos expressivo que o seu crescimento, indicando a existência de lacunas no desenvolvimento de alguns domínios investigativos da Psicologia nacional
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17549
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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