Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Ademir Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorLeopoldino, Kleison José Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:41:58Z-
dc.date.available2012-12-27pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:41:58Z-
dc.date.issued2012-02-16pt_BR
dc.identifier.citationLEOPOLDINO, Kleison José Medeiros. As relações afetivas na prática tutorial e sua relações com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em Química. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17665-
dc.description.abstractIn distance learning degree in Chemistry in full of the Secretária de Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS / UFRN). The teacher-tutor to establish the experimental subjects closer relationships with students, mediating the pedagogical actions that develop in the distance learning course, with a view to achieving the principles of autonomy and learning, contributing to the creation of learning environments collaborative, guided by affection.The article presents the results of an empirical research on affectivity in practice this tutorial experimental classes in higher distance education in the full degree course in Chemistry Polo Currais Novos/ RN, held between 2009 and 2010. The study is based on qualitative methodology, whose data were collected through questionnaires and semi-structured interviews with 48 (forty eight) students involved in distance learning courses and selected in order to compose a group of subjects who showed variability, as guidelines that guide the sampling procedures in qualitative research. The results, based on category theory and empirical analysis of data from the interviews were supplemented by information obtained from participant observation which also served to guide the data collection of the corpus of this work. With the results we understand that there is clarity about what characterizes a loving relationship between those involved in the process of teaching and learning in experimental classes in high school chemistry Distance Education. Furthermore, it was also clear that the communication process in dialogic teaching and learning in higher distance education in chemistry at the trial need to mark out in balanced affective attitudes, the experimental error that value and respect the many possible construction of knowledge by movements social interaction of individual and collectiveeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superior à Distânciapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectAulas experimentais.por
dc.subjectHigher Distance Educationeng
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectExperimental classeseng
dc.titleAs relações afetivas na prática tutorial e sua relações com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em Químicapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7344246007332854por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3511004608337461por
dc.contributor.referees1Pergher, Sibele Berenice Castellapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249001430287414por
dc.contributor.referees2Oliveira, João Bosco Lucena dept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360004695124740por
dc.contributor.referees3Moreira, Keila Cruzpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976por
dc.description.resumoNo ensino à distância de licenciatura plena em Química da Secretária de Educação à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) o professor-tutor de disciplinas experimentais estabelece as relações mais próximas com os alunos, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem, tendo em vista, a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos pautados pela afetividade. O trabalho expõe o resultado de uma pesquisa empírica sobre esta afetividade na prática tutorial em aulas experimentais na modalidade de ensino à distância no curso de licenciatura plena em Química do polo de Currais Novos/RN, realizado entre os anos de 2009 e 2010. O estudo está fundamentado na metodologia semiquantitativa, onde os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com 48 (quarenta e oito) discentes envolvidos no curso à distância e selecionados visando compor um grupo que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas semiquantitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas com a observação participativa que serviu também para orientar a coleta de dados do corpus deste trabalho. Com os resultados obtidos foi possível entender que há clareza, sobre o que caracteriza uma relação afetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em aulas experimentais do ensino em Química da Educação à distância (EaD). Além disso, ficou evidente, também, que o processo dialógico no ensino-aprendizagem, e na experimentação de Química da educação superior à distância precisa se balizar em atitudes afetivas equilibradas, que valorizem o erro experimental e o respeito às múltiplas possibilidades de construção do conhecimento por movimentos de interação social, seja individuais e/ou coletivospor
dc.publisher.departmentFísico-Química; Químicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
Appears in Collections:PPGQ - Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KleisonJML_DISSERT.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.