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Title: Análise das avaliações realizadas na disciplina de arquitetura atômica e molecular no curso de química, modalidade a distância da UFRN
Authors: Clemente, Mayara Polyana Dantas Felipe
Keywords: Ensino de química. Dificuldades de aprendizagem. Estratégias metodológicas. Estrutura atômica. Arquitetura atômica e molecular;Chemistry teaching. Learning difficulties. Methodological strategies. Atomic structure. Atomic and molecular architecture
Issue Date: 25-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CLEMENTE, Mayara Polyana Dantas Felipe. Análise das avaliações realizadas na disciplina de arquitetura atômica e molecular no curso de química, modalidade a distância da UFRN. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O campo da educação é muito rico e nos possibilita a investigação em vários aspectos. A área de ensino de química vem crescendo cada vez mais, e um aspecto importante que essa área vem pesquisando é sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A abordagem dos temas estrutura atômica e ligações químicas são desenvolvidos no Ensino Médio e apresentam muitos problemas que, muitas vezes, são trazidos para o ensino superior se tornando um obstáculo para o avanço do aprendizado. É necessário que esses temas iniciais a estrutura atômica e as ligações químicas sejam bem compreendidos pelo aluno para que os demais conteúdos de Química sejam entendidos com mais facilidade. Neste trabalho tem-se como objetivo geral, analisar os erros e as dificuldades apresentados nas avaliações da disciplina Arquitetura Atômica e Molecular, dos alunos do curso de graduação em Química EAD, com relação ao conteúdo de Estrutura Atômica e Ligação Química , através das avaliações realizadas pelos alunos e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), levando em consideração as atividades realizadas, discussão no fórum e acesso aos materiais. O AVA permite a obtenção de relatórios os quais foram utilizados para analisar quanto ao acesso/participação para avaliar sua contribuição na aprendizagem e sua relação com o resultado final (aprovado/reprovado). Foi possível observar que os erros mais frequentes nas avaliações estão relacionados à parte inicial da química que é a compreensão da estrutura atômica e a evolução dos modelos. Os alunos que acessaram o material extra e participaram das atividades e fóruns, foram os alunos que obtiveram aprovação na disciplina. Ou seja, as dificuldades iam surgindo e ao utilizar as estratégias de ensino disponibilizadas, os alunos conseguiam minimizar tais dificuldades, fazendo com que o seu desempenho nas atividades e avaliações fossem melhor. Também foi observado, através da frequência ao AVA, que a disciplina começou com uma grande desistência desde o acesso à página como também à frequência nas provas presenciais a partir da observação na listagem de presença das avaliações presenciais
Abstract: The field of education is very rich and allows us to research in various aspects. The area of chemical education has been growing more and more, and an important aspect that has been researching this area is about the learning difficulties of students. The approach of the themes atomic structure and chemical bonds are developed in high school and have many problems that are often brought to higher education becoming an obstacle to the advancement of learning. It is necessary for these initial themes - the atomic structure and chemical bonds - are well understood by the student to the other contents of Chemistry will be understood more easily. This paper aims to describe, analyze errors and difficulties presented in the assessments of the discipline Atomic and Molecular Architecture, the students of the degree course in Chemistry - EAD, with respect to the contents of " Atomic Structure and Chemical Bonding ", by of the assessments made by the students and the Virtual Learning Environment (VLE), taking into account the activities , discussion forum and access to materials . AVA allows obtaining reports which were used to analyze regarding access / participation to assess their contribution to learning and its relation to the final result (pass / fail). It was observed that the most frequent errors in the assessments are related to the early part of the chemistry that is the understanding of atomic structure and evolution models. Students who accessed the extra material and participated in the activities and forums were students who achieved success in the course. Ie, the difficulties were emerging and the use of available teaching strategies, students could minimize such difficulties, making their performance in activities and assessments were better. Was also observed by attending the AVA, the discipline began with a large withdrawal from the page access as well as the frequency of face- evidence from observation in Listing presence of classroom assessments
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17746
Appears in Collections:PPGQ - Mestrado em Química

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