Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18891
Title: Shopping-centers :elementos de (re)produção urbana na Zona de Sul de Natal-RN
Authors: Nascimento, Gerson Gomes do
Keywords: Shopping-centers;Espaço urbano;Zona Sul;Shopping-center;Urban space;South Zone of Natal
Issue Date: 28-Jan-2003
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Gerson Gomes do. Shopping-centers :elementos de (re)produção urbana na Zona de Sul de Natal-RN. 2003. 178 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Portuguese Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a (re)produção sócio-espacial na Zona sul de Natal, a partir da influência dos Shopping-centers. Nessa perspectiva, analisa também a mudança de hábitos e costumes para uma parcela da sociedade, quando da inserção desses empreendimentos em área nobre da Zona Sul da cidade, bem como as transformações ocorridas nos arredores onde os três maiores shoppings se instalaram. A exemplo de outros estabelecimentos comerciais desse porte, dois dos três principais shoppings da cidade estão voltados para atender as classes mais favorecidas da sociedade, pois foram construídos com essa finalidade. Todavia, o segundo shopping vem, ao longo do tempo, adquirindo um caráter mais popular quando comparado aos outros dois. Apesar de representarem um elemento importante na (re)produção do espaço urbano bem como no cenário do comércio varejista moderno na cidade. Entretanto, esses grandes empreendimentos comerciais não ultrapassam as contradições impostas pelo capitalismo, ao contrário, reforçam estas na medida em que são espaços semi-públicos, logo, segregadores, fato que em Natal não se mostra de forma diferente
Abstract: This study aims at analysing the (re) prodction of urban space in the south sone of Natal city, in particular the influence of the shopping-centers in this process. In this respect, it also analyses the changes of habits and constumes for part of the society, when those entreprizes were built in better-off areas of the south zone Natal as well as the transformations in the surroundings of the thre main shopping-centers. A sother commercial establishments of the same size, two out of the three main shopping-centers in the city are targered towards the better-off population. However, if compared to the others, one these has, for some time, sought to target a lower in come population. In spite of being an important element in the (re)production of urban space as well as in the cities modern commercial sector, these large commercial entreprizes reinforce capitalisms contradctions in so far as they constitute semi-public space whit an exclusionary and segregatory vatune
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18891
Appears in Collections:PPGe - Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GersonGN.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.