Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18979
Título: Os 'troncos velhos' e os 'quilombinhos': memória genealógica, território e afirmação étnica em Boa Vista dos Negros (RN)
Autor(es): Cavignac, Julie Antoinette
Palavras-chave: Memória genealógica;Irmandade do Rosário;Território quilombola
Data do documento: 2008
Citação: CAVIGNAC, Julie Antoinette. Os 'troncos velhos' e os 'quilombinhos': memória genealógica, território e afirmação étnica em Boa Vista dos Negros (RN). Revista Ruris, Campinas, v. 2, n. 2, p. 22-35, set. 2008. ISSN 1980-1998. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/ceres/2008-Os_Troncos_velhos_e_os_Quilombinhos.pdf>. Acesso em 13 mar. 2015.
Resumo: Durante a pesquisa visando à elaboração do relatório antropológico de Boa Vista dos Negros, comunidade quilombola do Seridó (RN), verificamos que o grupo conserva uma longa memória genealógica e que, apesar das mudanças ocorridas na organização econômica e social do grupo, as principais formas de solidariedade foram mantidas. Queremos, aqui, refletir sobre a importância da noção de família, a transmissão dos nomes e da memória genealógica na definição do território quilombola. Na ocasião, serão analisados como os elementos da cultura tradicional são ressignificados ao longo do processo de afirmação étnica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18979
Aparece nas coleções:CCHLA - DANT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os_Troncos_velhos_e_os_Quilombinhos.pdf298,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.