Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21233
Title: Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
Authors: Silva, Ildisnei Medeiros da
Keywords: Ensino;Teatro;Diálogo;PIBID;Planejamento pedagógico
Issue Date: 21-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.
Abstract: This work aims, from the exchange and dialogue with the agents involved in the research process, discuss the ways for planning a Dialogic Teaching Theatre proposed by the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching subproject Theatre UFRN, considering Freire's thought in relation to the dialogue, and the teaching moments (Study of Reality, Knowledge Organization and Application of Knowledge) proposed by the Group of Studies and educational Practices in Movement UFRN. The research develops a joint effort with stakeholders relying on the "dialogical" and "problem-based approach" as mobilizing methodological foundations for the construction of knowledge in both the group PIBID Theatre / UFRN, as the group attended by fellows of this program in Municipal school Professor Laércio Fernandes Monteiro, on Natal-RN. Through a participatory research, a constant movement of action-reflection-action, and making use of some instruments of school ethnography, as participant observation, unstructured interviews, and graphics and textual records, is that it has trodden and built the search this way, experiencing and questioning the experience. Thus, the theoretical framework of this thesis are located on Paulo Freire's work as it relates primarily to the dialogical education, in pedagogical systematization of the Study Group and Educational Practices in Movement (GEPEM / UFRN), and the Research Laboratory of production scenography and scene Technologies (CENOTEC / UFRN), with regard to the construction of an educational process that considers the realities of the subjects in connecting these realities and specific knowledge of the taught area, relationships between specific area and other areas of knowledge, and recognizing the school as a space for dialogue.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21233
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.