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dc.contributor.advisorAndrade, Erika dos Reis Gusmão-
dc.contributor.authorSantos, Valmaria Lemos da Costa-
dc.date.accessioned2017-02-08T16:19:56Z-
dc.date.available2017-02-08T16:19:56Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Valmaria Lemos da Costa. As representações sociais de licenciandos sobre a educação à distância: o caso da UFRN. 2016. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21897-
dc.description.abstractIn this dissertation we aim to analyze the social representations of student of distance courses, of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), on distance education. For the understanding of the object of study, we opted the theoretical foundation of the Theory of Social Representations of Moscovici (1978; 2003; 2012) and we used as research instruments the Technique of Free Association of Words, semi-open questionnaires electronic by means Google Docs and semi-strutured interviews recorded by means of a smartphone and application use Automatic Call Recorder, (call recorder) with those involved in the undergraduate courses at a distance, student of the Polo Classroom Support of Currais Novos (RN) of the UFRN. In terms of the analysis of these data, we employ the content analysis of Bardin (2011). The results show that the social representation of EaD built by participating student has two faces, what are: as area of desire is part of a selection moved by the possibility of flexibility in the studies; as a learning environment for innovative, differentiated, accept, among other factors, a professional qualification through of the adaptation to new situations, of the commitment, of the discipline And the effort of the students in question. Moreover, we see that the studant if anchor in the space-time-to-face (Polo Classroom Support, Distance Education Secretariat, Federal University of the Rio Grande do Norte, etc.) and/or in the space-time-virtual (Virtual Learning Environment, digital social networks, etc.) and on the coexistence of these means to build this social representation. We realized yet that, the new technological tools (computer, Internet, moodle), are taken as facilitators of the formation teacher and the constitution of social representations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleAs representações sociais de licenciandos sobre a educação à distância: o caso da UFRNpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorID05648086440pt_BR
dc.contributor.advisorID34252819504pt_BR
dc.contributor.referees1Henrique, Ana Lucia Sarmento-
dc.contributor.referees1ID28492684453pt_BR
dc.contributor.referees2Lira, André Augusto Diniz-
dc.contributor.referees2ID02234433444pt_BR
dc.contributor.referees3Coutinho, Karyne Dias-
dc.contributor.referees3ID93225873004pt_BR
dc.contributor.referees4Rego, Maria Carmem Freire Diogenes-
dc.contributor.referees4ID32388101468pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação objetivamos analisar as representações sociais de licenciandos de cursos a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a educação à distância. Para compreensão do objeto de estudo, optamos pelo embasamento teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2003; 2012) e utilizamos como instrumentos de pesquisa a Técnica de Associação Livre de Palavras, questionários semiabertos eletrônicos via Google Docs e entrevistas semiestruturadas gravadas por meio de um smartphone e o uso do aplicativo Automatic Call Recorder (gravador de chamadas), com os envolvidos nos cursos de licenciaturas a distância, discentes do Polo de Apoio Presencial de Currais Novos (RN) da UFRN. No que tange à análise destes dados, empregamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que a representação social de EaD construídas pelos licenciandos participantes possui duas faces, a saber: como campo de desejo é parte de uma escolha movida pela possibilidade de flexibilidade nos estudos; como um ambiente de aprendizagem diferenciado, inovador, permite, dentre outros fatores, uma qualificação profissional, através da adaptação a situações novas, do comprometimento, da disciplina e do esforço do alunado em questão. Ademais, constatamos que os licenciandos se ancoram no espaço-tempo-presencial (Polo de Apoio, Secretaria de Educação a Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, etc.) e/ou no espaço-tempo-virtual (Ambiente Virtual de Aprendizagem, redes sociais digitais, etc.) e na coexistência destes meios para construir essa representação social. Percebemos ainda que, as novas ferramentas tecnológicas (computador, Internet, moodle), são tidas como facilitadoras da formação docente e da constituição de representações sociais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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