Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22455
Title: Reflexões sobre a dança coral na educação escolar: para um compor compartilhado
Authors: Araújo, Jefferson Melo de
Keywords: Laban;Educação escolar;Dança coral;Composição
Issue Date: 14-Oct-2016
Citation: ARAÚJO, Jefferson Melo de. Reflexões sobre a dança coral na educação escolar: para um compor compartilhado. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa busca uma reflexão sobre a Dança Coral proposta pelo estudioso Rudolf Von Laban. A discussão foca a possibilidade de trabalhar essa proposição no âmbito escolar em uma experiência desenvolvida numa escola pública com crianças de 10 a 11 aos de idade. Trata-se assim de um estudo de natureza qualitativa que conjuga a narrativa da trajetória docente, pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O trabalho tem por objetivo pensar a composição em dança na escola a partir da Dança Coral labaniana como possibilidade de experienciar uma dança que é coletiva e se constrói no compartilhar dos modos de dançar de cada educando. Além disso a pesquisa apresenta um substrato teórico-prático por ora que permite apontamentos preliminares sobre as relações tecidas entre a poética da aprendizagem da Dança Coral e como se propicia um processo de aguçamento focal de percepções da dança, processo ativado pela ludicidade, pela improvisação dirigida, pelo diálogo intercorporal, contribuindo para uma memória de sensibilização inicial em dança, mesmo com todos os desafios do contexto escolar em sua dinamicidade, ampliando as percepções e repertórios em um processo educativo e artístico, implicando as dimensões individual e social. A partir da pesquisa, pudemos constatar que a Dança Coral se mostrou eficaz para um contato sensível e criativo com a dança no espaço escolar.
Abstract: This research seeks to reflect on the Coral Dance proposed by scholar Rudolf von Laban. The discussion focuses on the possibility of working this proposition in schools in an experiment developed in a public school with children aged 10 to 11 to age. It is thus a qualitative study that combines the narrative of teaching history, literature and the case study. The work is aimed at reflecting the composition in school dance from Dance Coral labaniana as a possibility to experience a dance that is collective and is built in share modes of dance of each student. Furthermore, the research presents a theoretical and practical substrate for now allowing preliminary notes on the relationships woven between the poetics of Coral Dance learning and how it provides a focal sharpening process dance perceptions, process activated by the playfulness, the improvisation directed by interbody dialogue, contributing to an initial awareness of memory in dance, even with all the challenges of the school context in its dynamism, expanding perceptions and repertoires in an educational and artistic process, involving the individual and social dimensions. From the research, we found that the Coral Dance has proven effective in a sensitive and creative contact with dance at school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22455
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesSobreDanca_Araujo_2016.pdf3.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.