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dc.contributor.advisorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
dc.contributor.authorMendes, Edilberto da Silva-
dc.date.accessioned2017-04-26T19:45:37Z-
dc.date.available2017-04-26T19:45:37Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationMENDES, Edilberto da Silva. Dramaturgia da Seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticas. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22749-
dc.description.abstractThe research investigates the relation between aesthetics / politics, fiction / imaginary in novels and plays about the historical experience of drought in Brasil. The concept of imaginary as developed by Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) and Jacques Racière (2005) is applied to analyse the aesthetics construction of the “retirante” in brazilian literature and drama, so as to understand how it evoques feelings towards the social question of drought, poverty and social exclusion, aiming to point to a political consciousness of the limits between art and its social dimension. It identifies and discusses three major aesthetic-political projects in the poetic imagination of the “retirante”: the feeling of compassion, social criticism and the baroque ethos.This investigation constitutes a base to write a play the recreates the figure of the retirante considering the questions about art and society previously developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleDramaturgia da Seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorID23449691368pt_BR
dc.contributor.advisorID88475190472pt_BR
dc.contributor.referees1Cruz, Adriano Charles da Silva-
dc.contributor.referees1ID00860006409pt_BR
dc.contributor.referees2Albuquerque Júnior, Durval Muniz de-
dc.contributor.referees2ID38009552453pt_BR
dc.contributor.referees3Sant'anna, Catarina-
dc.contributor.referees3ID30075815753pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a relação estética / política, processo dramatúrgico / imaginário a partir da reescrita ficcional do fato histórico da seca no Nordeste brasileiro. Com base na teoria do imaginário em Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) e Jacques Racière (2005), recupera a emergência, a partir do final do século XIX, na literatura e na dramaturgia teatral, de um mundo figurativo sobre o sofrimento da seca, centrado na figura do retirante, que agencia de diferentes maneiras a sensibilidade em torno dessa questão social com o intuito de apontar para uma consciência política das fronteiras entre o lugar da arte e sua dimensão social. Pela revisão crítica do processo de construção estética do retirante, busca compreender e problematizar a sensibilidade social para com a pobreza e a exclusão social e o lugar da escrita ficcional nessa dinâmica. Identifica e problematiza três grandes projetos estético-políticos na imaginação poética do retirante: o agenciamento da compaixão, a denúncia social e o ethos barroco. Realiza um experimento de criação dramatúrgica que retoma a figura do retirante, reposicionando-a conforme a problematização acerca da fronteira arte e sociedade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASpt_BR
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