Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24161
Título: Interação Universidade – Escola: Experiências Formativas no PIBID/UFRN
Autor(es): Sá Júnior, Lucrécio de Araújo
Ribeiro, Cynara Teixeira
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
Palavras-chave: Educação;Formação de professores;Universidade
Data do documento: 1-Nov-2017
Editor: Editora da UFRN
Citação: SÁ JÚNIOR, Lucrécio de Araújo; RIBEIRO, Cynara Teixeira; GONÇALVES, Marta Aparecida Garcia. Interação Universidade – Escola: Experiências Formativas no PIBID/UFRN. Natal: EDUFRN, 2017. 295 p.
metadata.dc.description.resumo: Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24161
ISBN: 978-85-93839-31-3
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interação Universidade – Escola.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.