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Title: Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros
Authors: Grilo, Dayane da Silva
Keywords: Educação;Poesia;Cultura leitora;Recepção estética;Manoel de Barros
Issue Date: 31-Jul-2017
Citation: GRILO, Dayane da Silva. Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros. 2017. 258f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O trabalho de dissertação concernente à temática sobre a importância da poesia na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta como objeto de estudo a recepção estética das crianças à poesia do livro “Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros”. Temos como objetivo geral investigar a recepção estética das crianças a leitura das poesias de Manoel de Barros. Especificamente, buscamos entender os sentidos elaborados pelas crianças a partir da abordagem dos aspectos melódicos, imagéticos e semânticos das narrativas poéticas lidas; identificar os sentidos: semânticos, emocionais e sensoriais, que as crianças atribuem às poesias do autor, principalmente, aquelas que abordam temáticas relativas à infância; assim como também, estudar a compreensão das narrativas poéticas por esses aprendizes, considerando o destaque evidenciado pelo pesquisador para as metáforas presentes no texto. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, analítica e qualitativa, dentre as técnicas empregadas para a constituição dos dados de análise, destacamos a observação exploratória (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, ANDRÉ 2005) e a intervenção (BARBIE, 2002). O corpus analisado compõe-se de sete encontros de leitura com recorrência aos protocolos da experiência de leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995). Elegemos o Colégio de Aplicação: Núcleo de Educação da Infância (NEI/ CAp/ UFRN), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, como locus de pesquisa, tendo como sujeitos crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. Constatamos que desenvolver conhecimentos que promovam a compreensão sobre o processo de recepção estética ao texto poético pelas crianças pode favorecer a promoção de saberes formativos na construção da competência leitora e, por consequência, a constituição de leitores sensíveis à poesia, especialmente as de Manoel de Barros.
Abstract: This dissertation is pertaining to the importance of poems on forming readers in the early years of elementary school, it presents as object of the study the aesthetic reception from children toward a poem book titled "Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros” (Invented memories: the childhood of Manoel Barros). Having as main target investigate how the children receive the poems aesthetically, and the reading of the poems written by Manoel Barros indeed. Spacially, searching for understanding the meanings elaborated by the children from the approach of the melodic, imagery and semantics aspects of poetic narratives that have been read: identify the meanings: the semantic, emotional and sensorial values that are attributed to the author´s poems, mainly, those whose approuch the theme of childhood; and also study the comprehension of those beginners on poems´ narratives, considering the emphasis evidenced by the researcher about the metaphors present in the text. Methodologically, the research is descriptive analytical and qualitative, among the techniques used for the constitution of the data from analysis, has been highlighting the exploratory observation (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, ANDRÉ 2005) and the intervention (BARBIE, 2002). The corpus analyzed consists of seven reading meetings with recurrence to the protocols of the reading experience by scaffold (GRAVES; GRAVES, 1995). The chosen school of the Application: Núcleo de Educação da Infância (NEI / CAp / UFRN), linked to the Federal University of Rio Grande do Norte, in the city of Natal, as research locus, having as sample the third year of elementary school, beginning years. Having been found that developing knowledge that promotes the understanding of the process of aesthetic reception to the poetic text by children can favor the promotion of formative knowledge in the construction of reading competences and, consequently, the constitution of readers sensitive to poetry, especially those of Manoel de Barros.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24263
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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