Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24335
Title: Arquitetura de comunicação entre AVAs e objetos de aprendizagem dinâmicos utilizando a especificação IMS LTI
Authors: Rufino, Saulo
Keywords: Moodle;Metadados;IMS;LTI;Objetos de aprendizagem;Repositório de objetos de aprendizagem;Integração
Issue Date: 17-Aug-2017
Citation: RUFINO, Saulo. Arquitetura de comunicação entre AVAs e objetos de aprendizagem dinâmicos utilizando a especificação IMS LTI. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos modulares reutilizáveis importantes para a Educação a Distância (EaD) e integram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), compondo o leque de opções que podem ser utilizadas pelos professores em seu projeto de ensino. Os OAs podem ficar diretamente hospedados em um AVA ou armazenados em um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA), que são próprios para hospedá-los de forma centralizada, descrevendo suas características e utilizando metadados padronizados com mecanismo de busca eficiente para encontrar o objeto solicitado. Para que os objetos sejam acessados e utilizados em mais de um AVA, é necessário a existência de mecanismos que os tornem interoperáveis. Este artigo trata da proposta de uma arquitetura e interface para integração dos objetos de um repositório com o AVA Moodle utilizando a especificação LTI.
Abstract: The Learning Objects (LO) are importants modular and reusable resources to Distance Education thatt composes the Learning Management Systems (LMS), building a tool kit that can be used for teachers in their learning project and a course’s activity fluxs.The LOs can ber hosted directly into LMS or stored into Learning Objects Repositories (LOR), that are suitable to host them in centered form, describing their details using metadata and with eficient search engine for find the requested object. The stored objects in the LOR can be accessed and used in severals LMSs that include them, increasing the resource available variety to mount a course whith their evaluative activities. This dissertation aproachs the proposal of architecture for integration of the Distance Education Secretary’s (DES) LOR of Federal University of Rio Grande do Norte with LMS Moodle using tha LTI especification developed by IMS Global Leaning Consortion.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24335
Appears in Collections:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SauloRufinoDeSa_DISSERT.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.