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Title: O redesenho da educação profissional e tecnológica no Brasil nos dois governos de Luíz Inácio Lula da Silva: de Centros Federais de Educação a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: a experiência do IFPB (2003 – 2010)
Authors: Matos, Francisco Thadeu Carvalho
Keywords: Educação profissional;Institutos federais;Representações sociais
Issue Date: 31-Jul-2017
Citation: MATOS, Francisco Thadeu Carvalho. O redesenho da educação profissional e tecnológica no Brasil nos dois governos de Luíz Inácio Lula da Silva: de Centros Federais de Educação a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: a experiência do IFPB (2003 – 2010). 2017. 174f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A pesquisa que serviu de base para a construção desta tese de doutorado teve como objeto de investigação o processo de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ocorrido durante os dois governos do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Buscou-se refletir sobre as razões desse processo em âmbito nacional, para, em seguida, compreender como o mesmo se efetivou no referido estado. Por que, esta foi a questão central, as instituições que compõem a rede federal de educação profissional, embora já tendo atingindo um nível bastante complexo, na sua forma jurídica-institucional, tiveram de ser reconfiguradas para se constituírem em Institutos Federais que podem ofertar, desde a formação básica inicial, até cursos de mestrado e doutorado? O que provocou esse fenômeno e quais as justificativas para fazê-lo? Na experiência da Paraíba, dada a inexistência de fontes secundárias que reconstituam e analisem esse processo e a escassez de fontes primárias, salvo alguns documentos oficiais, o que há são os relatos orais dos participantes. Por esta razão, foram realizadas entrevistas não estruturadas com oito indivíduos, entre gestores e ex-gestores do antigo CEFET/PB, e utilizados também, como fonte de dados, a conferência de um representante da SETEC/MEC, realizada na Paraíba no período, e documentos oficiais. O método de análise das entrevistas foi a análise temática, de acordo com as orientações de autores como Bardin (1977), Richardson (2013), Bourdieu (2012) e Amado (2013). Dentre os apoios teóricos sobre a educação profissional no Brasil, destacam-se: Cunha (1991; 2000), Manfredi (2002), Kuenzer (1990, 2015), Pacheco, Pereira, Domingos Sobrinho (2010), Pacheco (2011). Sobre representações sociais destacam-se os autores Moscovici (2012) e Jodelet (2001). Os resultados indicam que: o processo de transformação do CEFET/PB em IFPB reproduziu, em escala micro, a complexidade macro do processo de expansão ocorrido em todo o país; não obstante os limites e contradições entre discurso e prática de um governo de caráter popular e democrático, o mesmo mostrou ser possível introduzir mudanças na estrutura e formato da rede visando atender não só as demandas da economia, mas também contribuir para o fortalecimento da cidadania; a análise da dimensão psicossocial do fenômeno pesquisado, com base nas representações sociais (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2012) permitiu melhor compreender as ações dos sujeitos engajados no processo evitando reduzi-las a epifenômenos das estruturas econômicas, das disputas político-ideológicas ou a meras manifestações de idiossincrasias individuais.
Abstract: The research that served as a basis for the construction of this doctoral thesis had as an object of investigation the process of transformation of the Federal Center of Technological Education of Paraíba into Federal Institute of Education, Science and Technology that took place during the two governments of President Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). It was sought to reflect on the reasons for this process at the national level, and then to understand how it took place in the said state. Why, this was the central issue, the institutions that make up the federal network of professional education, although already having reached a very complex level, in their juridical-institutional form, had to be reconfigured to form Federal Institutes that can offer, from initial basic training, to master's and doctoral courses? What caused this phenomenon and what are the justifications for doing so? In the Paraíba experience, given the lack of secondary sources that reconstitute and analyze this process and the scarcity of primary sources, except for some official documents, what exists is the oral reports of the participants. For this reason, non-structured interviews were conducted with eight individuals, between managers and former managers of the former CEFET / PB, and also used, as a data source, the conference of a representative of SETEC / MEC, held in Paraíba, besides official documents. The method of analysis of the interviews was the thematic analysis, according to the guidelines of authors such as Bardin (1977), Richardson (2013), Bourdieu (2012) and Amado (2013). Among the theoretical supports on professional education in Brazil, the following stand out: Cunha (1991, 2000), Manfredi (2002), Kuenzer (1990, 2015), Pacheco, Pereira, Domingos Sobrinho (2010), Pacheco (2011). On social representations, the authors are Moscovici (2012) and Jodelet (2001). The results indicate that: the transformation process of CEFET / PB into IFPB reproduced, on a micro scale, the macro complexity of the expansion process that occurred throughout the country; despite the limits and contradictions between the discourse and the practice of a government of a popular and democratic nature, it has shown that it is possible to introduce changes in the structure and format of the network, in order to meet not only the demands of the economy but also to contribute to the strengthening of citizenship; the analysis of the psychosocial dimension of the researched phenomenon, based on social representations (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2012) allowed a better understanding of the actions of the subjects engaged in the process, avoiding to reduce them to epiphenomena of economic structures, political-ideological disputes or mere manifestations of individual idiosyncrasies.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24512
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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