Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24601
Title: A rua é o picadeiro e o céu é a lona: a criação de uma palhaça brincante
Authors: Almeida, Raquel Franco
Keywords: Cena de rua;Palhaça brincante;Processo de criação;Comicidade;Espaço urbano;Corporeidade;Público
Issue Date: 2-Sep-2013
Citation: ALMEIDA, Raquel Franco. A rua é o picadeiro e o céu é a lona: a criação de uma palhaça brincante . 2013. 143f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de criação da palhaça Keke Kerubina, explicitando como a experiência na criação de uma atuante abrange singularidades criativas e agenciamentos sensíveis ao longo do processo, que ressoam nas práticas expressivas do corpo, em ressonância com o espaço de atuação cênica. Por conseguinte, a investigação durante essa trajetória de composição, foram revelando um processo criativo que crava sua comicidade, individualidade e atuação, na exploração de uma corporeidade brincante advinda dos brinquedos populares maranhenses do bumba-meu-boi e tambor de crioula, o que gestou durante a pesquisa a noção de palhaça brincante. Esse contexto de abordagem, também imbrica a análise do espaço cênico de criação e atuação da palhaça que é a rua, se revelando como ambiente multifacetado de construções sígnicas, bem como de sujeitos e práticas socioculturais, sendo um universo que atravessa e influência o processo criativo em questão e são analisados na pesquisa a partir do jogo relacional entendido na tríade espaço urbano – palhaça brincante – público. No último capítulo a pesquisa desvenda o estudo da prática da cena, levando em consideração a análise da encenação, dramaturgia e atuação que conformam o espetáculo solo da palhaça em pauta, intitulado “Circuluz Brincante”.
Abstract: Esta tesis tiene como investigar mi proceso de creación del payasa Keke Kerubina explicar cómo la experiencia en la creación de una actuante abarca singularidades creativas y conjuntos sensible a lo largo de proceso, que resuenam em las prácticas expressivas del cuerpo, en resonancia con el espacio de trabajo y acción escénica. Por lo tanto, la investigación en esta trayectoria de la composición, se revela un proceso creativo que los picos de su comic, la individualidad y el rendimiento la operación de una corporeidad brincante que surja de juguetes populares Maranhenses el Bumba-meu-boi y Tambor de Crioula, que nutre al buscar la noción de payaso brincante noción payaso brincante. Este enfoque tambiém se superponen el análisis de lo espacio escénico de la creación y acción de la payaça que es la calle, mostrando cómo el médio ambiente construcciones multifacéticos de signos, así como de los individuos y las prácticas socio-culturales, y esto universo cruza y influir en el proceso creativo y se analizan en el estúdio desde el juego relacional entendido en la tríada espacio urbano – payaça brincante – público. En el último capítulo la investigación describe el estudio de la práctica de la escena teniendo en cuenta el análisis de la encena, dramaturgia y acción que conformam espectáculo del payasa en cuestión, titulado “Circuluz Brincante”.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24601
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RuaPicadeiroCéu_Almeida_2013.pdf4,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.