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Título: Todos entenderam?: compatibilização das características arquitetônicas e qualidade acústica em salas de aula nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN
Autor(es): Alves, Luciana da Rocha
Palavras-chave: Arquitetura escolar;Qualidade acústica;Inteligibilidade da fala;Acústica em escolas
Data do documento: 15-Jan-2018
Citação: ALVES, Luciana da Rocha. Todos entenderam?: compatibilização das características arquitetônicas e qualidade acústica em salas de aula nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN. 2018. 164f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Schools are places of learning in which communication is essential for the fulfillment of their function, but most Brazilian schools do not have adequate acoustic conditions. When the spoken message is not clearly heard by the students, the understanding of the speech is affected and, consequently, the learning process is impaired. Good acoustic conditions in classrooms make the learning process easier and less stressful for teachers and students. The resources invested in improvement, in order to promote acoustic comfort, are still seen only as expenses and not as investment in education. The research question raised is: do the classrooms of federal higher education institutions in Natal/RN have adequate architectural acoustics? The main objective of this study is to reconcile the acoustic quality of theoretical classrooms with different architectural characteristics in federal institutions of higher education in Natal/RN, in order to propose basic guidelines for the improvement of acoustic quality. Acoustic parameters were found for this type of research, such as Reverberation Time (T20), Initial Decision Time (EDT) and Speech Transmission Index (ITS), as well as other important controls for speech intelligibility analysis. The methodological procedures consist of the bibliographic research on the subject, as well as the application of field research, in order to ascertain a true acoustic quality of the classrooms studied and to make possible solutions proposals. Acoustic measurements were performed in the classrooms of the Federal Institute of Rio Grande do Norte and the Federal University of Rio Grande do Norte, where low acoustic quality was found in all classroom standards. The results found in the acoustic measurements were compared according to the criteria: measurement techniques, reverberation time in architecturally identical rooms and reverberation time in rooms with height variation. From the results of the measurements, we proposed simulations to improve the acoustic quality of the rooms, finding that 50% of area of absorbent material in the ceiling significantly improves the acoustic conditioning of the room for speech, with better results with 100% of the area of liner material in absorbent and more homogeneous distribution of parameters throughout the room when absorbent material is added to 25% of the posterior wall area. According to the results, design guidelines were proposed for classrooms analyzed, such as the application of absorbent ceiling and the proportion of form in which there is better distribution of acoustic parameters.
metadata.dc.description.resumo: Escolas são lugares de aprendizagem em que comunicação é primordial para que seja cumprida a sua função, porém a maioria das escolas brasileiras não possuem condições acústicas adequadas para tal. Quando a mensagem falada não é claramente escutada pelos alunos, a compreensão do discurso é afetada e, consequentemente, o processo de aprendizagem é prejudicado. Boas condições acústicas em salas de aula tornam o processo de aprendizagem mais fácil e menos estressante para professores e alunos. Os recursos investidos em melhoria, a fim de promover conforto acústico, ainda são vistos apenas como despesas e não como investimento em educação. A questão de pesquisa levantada é: as salas de aula de instituições de federais de ensino superior em Natal/RN possuem acústica arquitetônica adequada? O principal objetivo deste estudo é compatibilizar a qualidade acústica de salas de aulas teóricas com diferentes características arquitetônicas em instituições federais de ensino superior em Natal/RN, a fim de propor diretrizes básicas para a melhoria da qualidade acústica. Foram apresentados parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como o Tempo de Reverberação (T20), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT) e o Índice de Transmissão da Fala (STI), além de outros parâmetros importantes para a análise da inteligibilidade da fala. Os procedimentos metodológicos consistem na pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como na aplicação de pesquisa de campo, a fim de averiguar a real qualidade acústica das salas de aula estudadas e possibilitar proposições de possíveis soluções. Foram realizadas medições acústicas nas salas de aula do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, havendo sido constatada baixa qualidade acústica em todos os padrões de salas de aula. Os resultados encontrados nas medições acústicas foram comparados de acordo com os critérios: técnicas de medição, tempo de reverberação em salas arquitetonicamente iguais e tempo de reverberação em salas com variação de pé-direito. A partir dos resultados das medições, foram simuladas propostas de melhoramento da qualidade acústica das salas, encontrandose que 50% de área de material absorvente no forro melhora significativamente o condicionamento acústico da sala para fala, havendo melhores resultados com 100% da área de forro em material absorvente e distribuição mais homogênea dos parâmetros ao longo da sala quando adicionado material absorvente em 25% da área da parede posterior. De acordo com os resultados encontrados foram propostas diretrizes projetuais para as salas de aula analisadas, como a aplicação de forro absorvente e a proporção de forma em que há melhor distribuição dos parâmetros acústicos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24828
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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