Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882
Title: Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
Other Titles: Animation theatre in the classroom: experiences in Higher Education and Elementary 1
Authors: Viana, Joana Vieira
Keywords: Teatro de animação;Formação de professor;Arte-educação
Issue Date: 31-Aug-2016
Citation: VIANA, Joana Vieira. Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das técnicas de animação como linguagem na formação do professor de teatro e nas atividades em sala de aula do Ensino Fundamental 1. Tem como referência as experiências vivenciadas na disciplina Teatro de Formas Animadas, na UFRN, no semestre de 2014.1, ministrada pelo Professor Dr. Sávio Araújo, na qual a pesquisadora realizou docência assistida e o relato e analise, a partir da sua prática docente junto às turmas do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, em João Pessoa, PB, nos anos de 2015 e 2016. Observa-se nos dois espaços, seja para alunos de graduação como para crianças, que são enfrentados desafios referentes ao planejamento e seleção de conteúdos, estratégias de motivação das turmas e melhor forma de fazer com que os alunos tenham autonomia e discernimento para desenvolverem seus potenciais artísticos e pessoais. Com relação à formação dos professores, ao definir conceitualmente e ao se estabelecer escolhas terminológicas e metodológicas, relacionadas ao que se entende por teatro de animação, ator animador, objeto, animar, e, principalmente, a partir da relação do diálogo estabelecida entre o ator, o animador e o objeto, delineia-se qual caminho percorrer no vasto universo do teatro de animação. Ressaltando-se as reflexões sobre a criação artística como parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Da mesma forma, com relação ao trabalho desenvolvido no ensino fundamental 1, a criação de cenas configura-se como uma potente estratégia metodológica na construção do conhecimento, embora uma série de desafios sejam enfrentados diariamente no ambiente escolar.
Abstract: This study aims investigate the utilization of theatre animation techniques as language in the drama teacher formation and in the elementary classroom activities. For this purpose, two experiences are taken as references. The first one is based in the internship as teacher assistant in the Dr. Savio Araujo’s classes of Theatre of Animated Forms in the first semester of 2014 in the Federal University of Rio Grande do Norte. The second is derivate of the researcher's work as teacher of arts in the Municipal School José Peregrino de Carvalho of elementary level, in the city João Pessoa, PB, during the years of 2015 and 2016. In the both cases, as for undergraduate students as elementary school children, it is observed that there are challenges related to the planning and selection of contents, to the strategies to motivate the classes and the best way to make the students have autonomy and discretion to develop their artistic and personal potential. Regarding the formation of the teacher, the way to go through the vast universe of animation theatre is lineated by the conceptual definitions and terminological and methodological choices related of the assumed meaning for animation theatre, animator actor, object, give life, and mainly from the relationship of the dialogue established between the actor, the animator and the object. They are highlighted reflections about the artistic creation as fundamental part in the teaching-apprenticeship process and its relationship with the improvement by the students. Similarly, in relation to work in primary school 1, scenes creation is configured as a powerful methodological strategy in the construction of knowledge, although a number of challenges are faced daily in the school locus.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf5,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.