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Title: J'Accuse!: análise de representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy
Authors: Moreira Neto, Euclides
Keywords: Dimensão semântica;J’Accuse...!;Dreyfus;Esterhazy;Representações textual-discursiva;Referenciação;Predicação;Modificação;Localização
Issue Date: 29-Jan-2018
Citation: MOREIRA NETO, Euclides. J'Accuse!: análise de representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy. 2018. 183f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: J’Accuse...! análise das Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy é uma dissertação que apresenta uma análise das Representações textual-discursivas de dois sujeitos do texto J’Accuse...!. Tem-se por objetivo geral analisar a construção das Representações textual-discursivas (Rtd) – entendidas como construções linguísticas de participantes em eventos. Especialmente, verifica-se o valor argumentativo dessas representações ao selecionar aspectos que direcionam a interpretação do texto. Justifica-se essa análise pela relevância histórica desse texto. Trata-se, ainda, de um texto importante para a perspectiva teórica adotada – a Análise Textual dos Discursos – na medida em que é utilizado em Adam (2011) para ilustrar as categorias da Análise de Discurso e da Análise textual. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e interpretativista. Os procedimentos técnicos se fazem por documentação indireta. A análise efetuada situa-se no campo da Linguística do Texto na conceituação elaborada por Marcuschi (2008, 2012). Para a análise textual, são utilizadas duas referências principais, além de Marcuschi: A análise textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2012), e a Lógica Natural (GRIZE, 1990, 1993, 1996, 1998). Como apoio metodológico quanto a esses referenciais, há conjunto de trabalhos acadêmicos construídos no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL). Eles permitem delimitar e utilizar as categorias semânticas que embasam a análise efetuada: Referenciação, Predicação, Localização e Modificação. Há duas questões de pesquisa: 1) como é dada a construção das Rtd em J’Accuse...!? 2) qual o papel das Rtd de Dreyfus e de Esterhazy na construção da orientação argumentativa em “J’Accuse...!”? Tem-se os objetivos específicos de: identificar os enunciados que remetem às Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy, analisar esses enunciados com base nas categorias semânticas, interpretar o valor argumentativo das Representações textual-discursivas. Para a quantificação, construíram-se três quadros. O primeiro contendo os dados quantitativos das categorias de análise da Rtd construídas para Dreyfus, o segundo com as categorias de análise para Esterhazy. Os quadros expõem suas quantidades apresentando números parciais. O terceiro quadro apresenta os totais das categorias de análise. verifica-se que ambos os casos, a referenciação nominal supera a pronominal. Conclui-se esta dissertação satisfazendo às questões de pesquisa e pelo atingimento dos objetivos. Crê-se que o detalhamento quanto á modificação seja válido e que seja considerado por outros pesquisadores e, também, o fato de o determinante “um/uma” diante de nome próprio indicar um tipo.
Abstract: J’Accuse...!: Analyse des Représentations textuel-discoursives de Dreyfus et d’Esterhazy c’est une dissertation qui présente une analyse des Représentations textuel-discoursives des deux sujets du texte J’Accuse...! On a l’objectif général d’analyser la construction des Représentations textuel-discoursives (Rtd) – comprises como des constructions linguistiques des participants á des événements. Spécifiquement, on vérifie la valeur argumentative de ces représentations em sélectionnant des aspects qui guident l’imterpretation du texte. Cette analyse est justifiée par l’importance historique de ce texte. Encore, il s’agit d’um texte importante pour la perspective théorique choisie – l’Analyse Textuelle des Discors – em tant qu’il est utilisé em Adam (2011) pour illustrer les catégories d’Analyse de Discours et d’analyse textuelle. La recherche est de nature quali-quantitative et interpretativiste avec des procédures de technique posée sur la documentation indirecte. L’analyse effectuée est liée au domaine de la linguistique de texte d’après le concept elabore par Marcuschi (2008. 2012). Pour l’Analyse textuelle, sont utilisés deux références principales, outro celle de Marcuschi: l’Analyse Textuelle des Discours (ADAM, 2011, 2013), la logique Naturelle (GRIZE, 1990, 1993, 1996, 1998). On a l’appuy méthodologique ayant égard á ces référentiels um ensemble de travaux académiques construits dans le Programme de Post-graduation dans les Études du langage (PPgEL). Ceux-ci permettent de délimiter et utiliser les catégories sémantiques qui forment la base de l’analyse éffectuée: la Référence, la Prédication, la Localisation et la Modification. Il y a deux questions de recherche: 1) comment se fait la construction des Rtd en J’Accuse...!; 2) lequel est le rôle des Rtd de Dreyfus et d’Esterhazy dans la construction de l’orientation argumentative en J’Accuse!? On a les objectifs spécifiques de: identifier les énoncés qui se rapportent aox Représentations textuel-discoursives de Dreyfus et d’Esterhazy, analyser ces énoncés em s’appuyant sur les catégories sémantiques et, interpréter la valeur argumentative des Représentations textuel-discursives. . Pour compter les catégories, se sont construits trois tableaux. Le premier contient des données quantitatifs des catégories d’analyse de la Rtd qui ont été construites à Dreyfus, le deuxiéme tableau avec les catégories d’analyse à Esterhazy. Les tableaux exposent ses quantités partielles. Le troisième tableau presente les totaux des catégories d’analyse. On vérifie qu’aux deux cas, la Référenciation nominale surpasse la pronominale. On conclut cette dissertation ayant satisfait les questions de recherche et pour avoir atteint les objectifs. Croit-on que les détails quant á la Modifications est valable et qu’il soit considéré para d’autres chercheurs, aussi bien que le fait duquel le déterminant “un/une” devamt un nom propre puisse indiquer un type.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25485
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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