Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25679
Title: Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor
Authors: Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
Keywords: Representações sociais;Educação profissional em saúde;Docência
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: As exigências do mundo do trabalho, as inovações tecnológicas, o compromisso social da Educação Profissional em Saúde (EPS) com a consolidação e a melhoria do Sistema Único de Saúde e com a progressiva qualidade da assistência à saúde prestada à população, dentre outros fatores, tornam complexa a EPS que tem como finalidade a qualificação e capacitação de trabalhadores nessa área. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, no qual utilizou-se como aporte teóricometodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici (1961), com o objetivo de analisar as representações sociais de professores da Educação Profissional em Saúde sobre o ser professor tendo por base a perspectiva moscoviciana. Foi realizado com professores da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na área de saúde da UFRN, na cidade de Natal/RN. Por sua vez, o objeto de estudo consistiu nas representações sociais de professores de Educação Profissional em Saúde sobre o ser professor. Foi utilizado como instrumento de recolha dos dados a entrevista semiestruturada, os quais foram analisados através dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e também do percurso interpretativo das representações sociais preconizado por Arruda (2014). A descrição e discussão dos dados foram realizadas a partir do diálogo com a literatura sobre a temática e também expoentes do campo da educação, trabalho e saúde. Os resultados obtidos evidenciaram que o universo representacional destes professores acerca do ser professor é constituído por elementos relacionados às seguintes dimensões: dimensão pessoal, formativa e profissionalizante; dimensão objetiva e/ou de finalidade; dimensão afetiva e do esforço; dimensão da realização pessoal/profissional e dimensão do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo aspectos relacionados ao cotidiano docente e aos fatores específicos que interferem na EPS. A construção real do ser professor está representada por sua experiência de tornar-se professor, partilhando da representação social sobre ser professor como desafio e produto das interações e dos fenômenos de comunicação no interior deste grupo social, cuja identidade ainda em construção, é fortemente marcada pela luta por seus direitos, pela busca por educação permanente e por reconhecimento social, institucional, cultural e político e também pelo entrelaçamento, no cotidiano da escola, da identidade como profissionais da área de saúde e como docentes responsáveis pela formação em saúde.
Abstract: The demands of the work's world, the technological innovations, the social commitment of the Professional Health Education (EPS) with the consolidation and improvement of the Unified Health System, also as, with the progressive quality of health care provided to the population, among other factors, makes complex to do EPS which has as main purpose the training and qualification of workers of the health area. The present study is part of the Education, Curriculum and Pedagogical Practices research line, linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, in which the Theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici (1961) was used as a theoretical and methodological contribution, with the objective of analyzing the social representations of Professional Education teachers in Health about being a teacher. It was carried out with professors of the Professional Education in Health of the School of Health, Academic Unit Specialized in Professional Education in the health area of UFRN, in the city of Natal / RN. In turn, the object of study consisted of the social representations of teachers of Professional Health Education about being a teacher. The semistructured interview was used as an instrument to collect the data, which were analyzed through the assumptions of Theory of Social Representations and also of the interpretative path of social representations advocated by Arruda (2014). The description and discussion of the data were made from the dialogue with the literature on the subject and also exponent of the field of education, work and health. The results obtained evidenced that the representational universe of these teachers about being a teacher is constituted by elements related to the following dimensions: personal, formative and professional dimension; objective dimension and/or purpose; affective and effort dimension; dimension of the personal/professional realization and dimension of the teachinglearning process, covering aspects related to the daily teaching and the specific factors that interfere in the EPS. The real construction of being a teacher is represented by his experience of being a teacher, sharing the social representation about being a teacher as a challenge and a product of the interactions and communication phenomena within this social group, whose identity is still under construction, is strongly marked by the struggle for their rights, for the search for permanent education and for social, institutional, cultural and political recognition and also for the interweaving, in the daily life of the school, of identity as health professionals and as teachers responsible for health education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25679
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnnaKatyanneArrudaSilvaESouza_DISSERT.pdf2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.