Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25703
Title: Encenadoras do Cariri em múltiplas funções: trajetos possíveis para a atuação polifônica no teatro de grupo
Authors: Barbosa, Maria Lucivânia de Lima
Keywords: Atuação de encenadoras;Encenação teatral;Grupo de teatro;Atuação polifônica
Issue Date: 28-Mar-2018
Citation: BARBOSA, Maria Lucivânia de Lima. Encenadoras do Cariri em múltiplas funções: trajetos possíveis para a atuação polifônica no teatro de grupo. 2018. 211f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Na pesquisa de mestrado que deu origem a esta dissertação a autora investigou a atuação de encenadoras em múltiplas funções e as interferências que essa forma de atuação provoca n@s demais envolvid@s na criação teatral, o que foi identificado como formação de um discurso polifônico. A atuação polifônica é entendida como a possibilidade de @ artista desenvolver seu objeto cênico numa relação de apropriação dos demais discursos advindos dos artistas que compõem a criação teatral. Para discutir sobre essa questão a autora apresenta como estudo de caso as artistas que atuam na região do Cariri, no sul do Ceará: Cecília Raiffer, que é encenadora e dramaturga da Cia Engenharia Cênica; Carla Hemanuela, que é encenadora e figurinista-cenógrafa do grupo de teatro Trupe dos Pensantes; e sua própria atuação como encenadora, iluminadora e coreógrafa no Coletivo Atuantes em Cena. Com base na investigação aqui registrada, a autora considera que as encenadoras pesquisadas vêm construindo sua poética numa relação dialógica e horizontal com @s demais envolvid@s. Nesse sentido, a pesquisa contribuiu para um estudo sobre a prática de criação teatral numa vertente que se dá pelo viés da troca entre os conhecimentos d@s envolvid@s, o que facilita a prática de autonomia na cena teatral e fortifica o trabalho grupal.
Abstract: In the master's research that gave rise to this dissertation, the authoress investigated the performance of the directress in multiple functions and the interferences that this form of action provokes in the others involved in the theatrical creation, what was identified as the formation of a polyphonic discourse. Polyphonic performance is understood as the possibility of artist developing his or her scenic object in a relation of appropriation of the other discourses coming from the artists that make up the theatrical creation. To discuss this issue, the authoress presents as a case study the artists who work in the region of Cariri, in the south of Ceará: Cecília Raiffer, who is the directress and playwright of Cia Engenharia Cênica; Carla Hemanuela, who is the stage directress and costume designer of the theater group Trupe dos Pensantes; and her own acting as a directress, enlightener and choreographer in the Coletivo Atuantes em Cena. Based on the research recorded here, the authoress considers that the researched directresses have been constructing their poetics in a dialogical and horizontal relation with the other envolved. In this sense, the research contributed to a study about the practice of theatrical creation in a way that is due to the bias of the exchange between the knowledge of the involved ones, which facilitates the practice of autonomy in the theatrical scene and fortifies the group work.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25703
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EncenadorasCaririMúltiplas_Barbosa_2018.pdf5.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.