Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25756
Title: Desventuras de Hypolita: luta contra a escravidão ilegal no sertão (Crato e Exu, século XIX)
Authors: Pedroza, Antonia Márcia Nogueira
Keywords: Hypolita, Maria das Dores;Escravos – Brasil – Biografia;Escravidão – Crato (CE);Escravidão – Exu (PE);Crato (CE) – História;Exu (PE) – História
Issue Date: 20-Aug-2018
Publisher: EDUFRN
Citation: PEDROZA, Antonia Márcia Nogueira. Desventuras de Hypolita: luta contra a escravidão ilegal no sertão (Crato e Exu, século XIX). Natal: Edufrn, 2018. 291 p.
Portuguese Abstract: Hypolita, nascida livre, viveu seus primeiros anos de vida com os pais libertos. Quando sua madrinha se mudou para Exu, em Pernambuco, sua mãe pensou que seria uma boa oportunidade para dar a Hypolita uma vida melhor que a sua. Que nada. Hypolita saiu da casa dos pais para acabar, anos depois, escravizada pelo marido da filha de sua madrinha. E, mais tarde, enfrentou seu escravizador na justiça para tentar reconquistar sua liberdade. Mas o incrível neste caso é a forma como Antonia Pedroza a pesquisou e a narrou. Sua pesquisa minuciosa permitiu que ela reconstituísse e analisasse com detalhes a trajetória de Hypolita. Mais ainda, seu faro de investigadora a levou a Exu, onde não só encontrou mais fontes sobre o assunto, como descobriu que a população da cidade conhecia sua história. Hypolita faz parte da história de Exu. Está presente na memória de seus habitantes. E, se ainda fosse possível duvidar, seus descendentes continuam lá, prova viva da complexidade e da tragédia da escravidão brasileira.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25756
ISBN: 978-85-425-0511-5
Appears in Collections:EDUFRN - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESVENTURAS DE HYPOLITA.pdf25.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.