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Title: Ensaios sobre a prática desviante do professor-performer no cotidiano escolar
Authors: Lima, Maurício Barbosa de
Keywords: Professor-performer;Cotidiano escolar;Epistemologias do Sul;Ensaio;Práticas desviantes
Issue Date: 27-Mar-2018
Citation: LIMA, Maurício Barbosa de. Ensaios sobre a prática desviante do professor-performer no cotidiano escolar. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa de caráter teórico-prático e de cunho qualitativo, apresenta uma discussão estética, e não disciplinar, sobre o cotidiano escolar. A pesquisa ocorreu em uma escola pública do município de João Pessoa - PB, com educandos na faixa etária entre 11 a 60 anos, do Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos. Foram investigadas práticas desviantes que evidenciam as emergências produzidas na interação discente-docente, expressas na atuação de um professor-performer (CIOTTI, 2014). Segue-se a indicação de praticantes ordinários mencionada em Michel de Certeau (1998), a fim de vivenciar outros modos de habitar este território. Como procedimento metodológico, utilizei a análise cartográfica (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) que visa acompanhar processos em movimento. O diário de campo, proposto pelo francês René Lourau (1993), auxiliou-me ao restituir temas que pulsaram durante o desenvolvimento da pesquisa, levando-me a tensionar verdades enrijecidas sobre o cotidiano escolar. Paralelamente, realizei entrevistas com outros professores-performers com o objetivo de elucidar questões acerca de suas práticas desviantes, compartilhando pistas e refletindo sobre elas. Ao invés de definir o perfil do professor-performer, de forma utilitarista, sugiro pistas advindas do encontro com a potência criadora presente nos deslocamentos de percurso. Nomeio esses desvios como lugares pouco frequentados ou esquecidos, incentivando-me a aprender com o “sul” da escola, referenciado pela perspectiva pós-colonial apresentada por Boaventura Santos (2004). Este trabalho dissertativo oferece ao leitor três ensaios. Segue também, em anexo: três entrevistas com os professores-performers - Antônio Wellington de Oliveira Júnior (UFCE), Denise Pereira Rachel (UNESP) e Naira Neide Ciotti (UFRN); e materiais artístico-pedagógicos (plano de ensino anual, exercícios reflexivos, trechos dos meus cadernos de planejamento, dentre outros) que desenvolvi durante a pesquisa. Escrevi a dissertação em formato de ensaios pelo seu caráter híbrido e processual. A forma ensaística, como um gênero textual, filosófico e literário, (LARROSA, 2003) valoriza a subjetividade do pesquisador, dando destaque às microrelações vivenciadas no dia-a-dia de uma escola pública.
Abstract: This research has a theoretical and practical feature with qualitative nature, presents an aesthetic and non-disciplinary discussion about the school´s routine. The research has been active in a public school in João Pessoa – PB with students between 11 and 60 years old, from middle school to youth and adult education. It were investigated underhand practices that point out emergencies produced by the interaction between teacher and student expressed in the professor-perfomer act (CIOTTI, 2014). Follows the indication of ordinary practitioners mentioned in Michel de Certeau (1998), to experience other ways to inhabit those areas. As a methodological procedure, I used the cartographic analysis (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) which aim to follow the process while is happening. The field diary, that was proposed by the french René Loural (1993), helped me to reestablish themes that pulses during the research´s development, leading me to problematize some toughen truth about the school´s routine. In parallel, I conducted interviews with others professors-performes so I could clarify issues about their deviating practices, sharing clues and reflecting about them. Instead defining the professor-performe´s profile in a utilitarian way, i suggest clues that comes from the encounter with the power that creates and that it is present on the path´s displacement. I name those diversions as deserted places or forgotten places, what encourages me to learn from the “south” of the school, referenced from the post-colonial perspective presented by Boaventura Santos (2004). This dissertation work offers three essays to the readers. Is here attached: three interviews with the professors-performes - Antônio Wellington de Oliveira Júnior (UFCE), Denise Pereira Rachel (UNESP) e Naira Neide Ciotti (UFRN) and artistic-pedagogical materials (teaching annual plan, reflexive exercises, sections of my planning notebook and so on) that I developed during the research. I wrote this dissertation like an essays' format for its hybrid and procedural nature. The essay-like way, as a textual genre, philosophical and literary, (LARROSA, 2003) that values the researcher´s subjectivity, while highlighting the micro-relationships experienced on the daily routine of one public school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25997
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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