Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180
Title: Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
Authors: Silva, Antonio Marcos Gomes da
Keywords: Região;Geozine;Linguagem;Metodologia;Geografia escolar
Issue Date: 22-Aug-2018
Citation: SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta dissertação tem como temática a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais as concepções teórico-metodológicas relacionadas à região que estão presentes no ensino de Geografia? Como o Geozine pode se constituir um artefato de combinações de linguagens diversas para o ensino de região, articulando diferentes escalas espaciais? As questões apresentadas nos conduzem a compreender o ensino do conteúdo de região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente realizou-se pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia utilizado nas escolas; fizemos observações e registros das aulas dos professores que ministram a disciplina de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar como se dá o uso das linguagens no ensino de região. A partir dessa exploração pudemos verificar lacunas quanto ao uso de linguagens diversas e situar o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de Geografia. O Geozine é uma metodologia de ensino a partir da combinação que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, onde o professor é o mediador que se refaz enquanto educador no recorte na sala de aula na medida em que potencializa a constituição do conteúdo no seu fazer pedagógico. Para dar consistência teórica ao trabalho foram importantes as contribuições de Deleuze e Guatarri (2001) e Vygotsky(1998) sobre conceito e sua formação na mente humana; Cavalcanti (1998) no entendimento dos conceitos na escola, e Couto (2006) como se forma o conceito, Magalhães (2013) sobre os fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) na discussão sobre linguagem; e Costa (1971 e 1972) e os seus estudos sobre a linguagem didática, e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) na perspectiva do uso das linguagens na Geografia escolar; Oliveira Junior (2017) e Ferraz (2017) no entendimento de Geografia a partir das linguagens como possibilidade de refletir o espaço geográfico.
Abstract: This thesis provides as thematic the language in the Teaching of Geography. It arises from the following issue: what conceptions theoretical and methodological related to the region they are present in the Teaching of Geography? How Geozine canbe as various linguistic artifacts for the teaching of region, articulating different spatial scales? The issues raised lead us to understand the teaching about region, in the 7th grade, considering the use of different languages in public schools of the city of Juazeiro do Norte. Methodologically, an exploratory research was conducted in documents such as Pedagogic Political Project-PPP, School’s Regiment and Geography textbook used in schools; The classes of seventh grades geography teachers, about region were observed and recorded for the purposes of identify how the use of the language in region teaching happens. From this exploration we observed some gaps as the use of several languages and we present Geozine such as language integrates with different artistic elements, texts in prose and verse, pictures, collages, that improve didactic- methodical conditions in the Teaching of Geographyin perfect harmony in terms of aesthetics. Geozine is a teaching methodology stemming from the mixture of art and a language crieted by the students, whose teacher is the mediator as the educator that organises the classroom, as long as potencializes the constituition of contente pedagogical. Giving theoretical consistency in this work the important contributions of Deleuze and Guatarri (2001) and Vygotsky (1998) about concept formation in the human mind; the question of the concept of region in geographic science and the relationship with teaching in the School, by Cavalcanti (1998) and Couto (2006), Magalhães (2013) about fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) in discussions about language; and Costa (1971 and 1972) and his studies about didactic, and Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007) in the stand point of the use of languages in School geography; Oliveira Junior (2017) and Ferraz (2017) in the view of the Geography from the languages.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180
Appears in Collections:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf4.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.