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Title: A competência leitora e a memória de trabalho em alunos bilíngues: um estudo exploratório sobre o uso de ferramentas digitais na leitura
Authors: Pessoa, Déborah Louise Moura Tavares
Keywords: Memória de trabalho;Spritz;Bilinguismo;Processamento da leitura
Issue Date: 31-Jul-2018
Citation: PESSOA, Déborah Louise Moura Tavares. A competência leitora e a memória de trabalho em alunos bilíngues: um estudo exploratório sobre o uso de ferramentas digitais na leitura. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Diante da oferta de recursos tecnológicos que prometem lapidar as habilidades acadêmicas, a ferramenta digital Spritz emerge enquanto uma alternativa para a leitura em telas digitais, com a promessa de aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão textual. O presente estudo investiga tal promessa, relacionando o papel da memória de trabalho (sistema responsável pelo armazenamento temporário e processamento de informações) à compreensão de leitura em diferentes modos de apresentação do texto - Spritz e digital - e em diferentes línguas - português (L1) e inglês (L2). Portanto, o impacto que a ferramenta digital Spritz é capaz de gerar à compreensão textual de indivíduos sob educação bilíngue e que apresentam diferentes capacidades de memória de trabalho, assim como as percepções desses sujeitos quanto ao uso dessa ferramenta, são pontos investigados. Vinte e seis sujeitos integraram a amostra deste estudo exploratório e de métodos mistos, sendo submetidos a testes para aferição de memória de trabalho, proficiência em L2, conhecimento prévio e compreensão de leitura em L1 e L2. A partir da realização de uma regressão linear múltipla, verificou-se que as variáveis independentes memória de trabalho e modo de apresentação do texto predizem o escore de compreensão de leitura para a L1 (português), reiterando a relação entre memória de trabalho e processamento de leitura. Por outro lado, a mesma correlação não se manifestou para a L2 (inglês), o que abre caminhos para a investigação das instâncias responsáveis por esse desfecho incoerente. Do ponto de vista qualitativo, usuários do Spritz reportaram dificuldades e frustração iniciais diante da aplicabilidade da ferramenta, embora o aspecto da inovação e interatividade também tenham sido vislumbrados pela geração dos nativos digitais. Em linhas gerais, o presente estudo contribui para a discussão sobre a aplicabilidade de recursos tecnológicos como o Spritz em tarefas de leitura envolvendo L1 e L2 em sala de aula.
Abstract: Faced with the offer of technological resources that promise to refine academic skills, Spritz digital tool emerges as an alternative to reading on digital screens, with the promise of increasing reading speed without compromising textual comprehension. The present study investigates this promise by relating the role of working memory (system responsible for temporary storage and processing of information) to reading comprehension within different frames of text presentation - Spritz and digital - and in different languages - Portuguese (L1) and English (L2). Therefore, the impact that Spritz digital tool is able to generate on textual comprehension of individuals under bilingual education with different working memory capacities, as well as the perceptions of these subjects regarding the use of this tool, are points investigated. Twenty-six participants were included in the sample of this exploratory and mixed methods study, being tested for working memory, L2 proficiency, previous knowledge and reading comprehension in L1 and L2. Results from the multiple linear regression statistics analysis show that the independent variables working memory and text presentation mode predict the reading comprehension score for L1 (Portuguese), emphasizing the relationship between working memory and reading processing. On the other hand, the same correlation did not manifest itself for L2 (English), which opens the way for the investigation of the instances responsible for this incoherent outcome. From the qualitative point of view, users of Spritz reported initial difficulties and frustration regarding the applicability of the tool, although the aspect of innovation and interactivity were also envisioned by the generation of digital natives. In a broad sense, the present study contributes to the discussion about the applicability of technological resources such as Spritz in reading tasks involving L1 and L2 in the classroom.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26238
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