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Title: O professor-performer e a performance educacional: uma política de resistência, escrituras e desvelamentos em desmontagem cênica
Authors: Silva, Gleison Amorim da
Keywords: Performance;Professor-Performer;Desmontagem cênica;Artista latino americano e coletivo de teatro;Experimento artístico-pedagógico performativo
Issue Date: 6-Aug-2018
Citation: SILVA, Gleison Amorim da. O professor-performer e a performance educacional: uma política de resistência, escrituras e desvelamentos em desmontagem cênica. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa propõe uma atitude performativa / colaborativa por parte dos leitores e revisa os processos artísticos de gênese que desenvolveram o interesse de atuar com um teatro performático. Nas pistas dos processos, o ponto de vista do espectador é redimensionado, principalmente pela "mestiçagem" de procedimentos com processos pedagógicos, ou performances pedagógicas. Indicando outras possibilidades e modos de agir, e ampliando diferentes revelações corporais nas práticas de grupos de artistas e coletivos na América Latina. A ideia de atuação, especialmente para a atividade pedagógica, é orientada à luz do livro "O professor- performer”, (CIOTTI, 2014), que delineia esses estudos sobre o procedimento artístico-pedagógico na “Desmontagem Cênica” (CABALLERO, 2009). Examinamos o conceito de Desmontagem no contexto da cena estendida (em performance), concluímos com a dimensão das práticas de fragmentação como ação pedagógica, sob um olhar mais pró - ativo, e percebemos que esta pesquisa possibilitou um percurso investigativo e metodológico a partir do momento em que passamos a vivenciá-las como uma experiência de trabalho artístico / pedagógico.
Abstract: This research proposes a performative / collaborative attitude on the part of the readers and revises the artistic processes of genesis that developed the interest of acting with a performance theater. In the process clues, the spectator's point of view is scaled up, mainly by the "mestizaje" of procedures with pedagogical processes, or pedagogical performances. Indicating other possibilities and ways of acting, and amplifying different corporeal revelations in the practices of groups of artists and collectives in Latin America. The idea of acting, especially for pedagogical activity, is oriented in the light of the book "The teacherinterpreter" (CIOTTI, 2014), which outlines these studies on the artistic-pedagogical procedure in “Scenic Disassembly” (CABALLERO, 2009). concept of Disassembly in the context of the extended scene (in performance), we conclude with the dimension of fragmentation practices as pedagogical action, under a more proactive look, and we realize that this research made possible an investigative and methodological course from the moment in which we come to experience them as an experience of artistic / pedagogical work.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26318
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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