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Title: Efeito da implantação de ciclo de melhoria da qualidade nos registros de saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência
Authors: Timóteo, Maria do Socorro Telma Batista Araújo
Keywords: Qualidade da assistência à saúde;Registros de Saúde Pessoal;Segurança do paciente;Assistência pré-hospitalar
Issue Date: 13-Sep-2018
Citation: TIMÓTEO, Maria do Socorro Telma Batista Araújo. Efeito da implantação de ciclo de melhoria da qualidade nos registros de saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência. 2018. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Introdução: os ciclos de melhoria podem ser utilizados para fortalecer as funções gestoras, contribuindo para a detecção de problemas ou oportunidades de melhoria, com vistas a solucioná-los e/ou melhorá-los. Objetivo: avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade no preenchimento das fichas de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Patos, Paraíba (PB). Método: trata-se de uma pesquisa quase experimental de série temporal sem grupo de controle, dividido em seis etapas conforme as normas do SQUIRE 2.0 adaptado (2018): identificação e priorização de melhoria; análise da oportunidade de melhoria; construção e validação de critério de qualidade; avaliação do nível de qualidade; intervenção; reavaliação. Três avaliações foram feitas no biênio 2016-2018, com amostragem aleatória simples de 100 casos em cada avaliação, baseadas em sete critérios: identificação; avaliação clínica; antecedentes patológicos; padronização com registro documentado; registro legível-corretopreciso; responsabilização profissional; Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A análise completa na primeira avaliação mostrou falha em todos os critérios com destaque para SAE. Foram feitas intervenções de forma multifacetadas, agrupadas por áreas afins, direcionadas aos critérios de qualidade de pior conformidade nas avaliações até conseguir nova caracterização, com completude favorável a qualidade, no entanto, manteve-se a necessidade de realizar novas intervenções, uma vez que em dois dos critérios estabelecidos não conseguimos melhorias, como também não houve significância estatística. Assim sendo, novas ações foram planejadas e implementadas para a continuidade do processo com reavaliação sob o ponto dos mesmos critérios. Resultado: para os critérios estabelecidos, a diferença estatisticamente encontrada foi aceita com valores Z de significância <0,001 em 87% dos critérios. Em dados absolutos, verifica-se que todos os sete critérios apresentaram melhorias entre as avaliações e se observa que o não cumprimento diminuiu de 95 casos na primeira avaliação para 8 casos na terceira avaliação. Conclusão: a representação dos resultados conjuntos entre as três avaliações pôde destacar melhoria progressiva nos cumprimentos de cada critério, destacando a diminuição dos defeitos (não cumprimentos) encontrados. Considerando as limitações do estudo, avaliamos como exitosa o efeito da implantação do programa de melhoria no serviço, por proporcionar maior integração dos profissionais e mostrar a diminuição dos defeitos do problema avaliado.
Abstract: Introduction: The improvement cycles can be used to strengthen management functions, contributing to the detection of problems or opportunities for improvement, with a view to solving and / or upgrade them. Objective: to measure the effect of the implementation of a quality improvement program in filling in the records of occurrences of the Mobile Emergency Service (SAMU), in Patos, Paraíba (PB). Method: this is a quasi-experimental study of time series without control group, divided in six stages according to the norms of SQUIRE 2.0 adapted (2018): identification and prioritization of improvement; analysis of the opportunity for improvement; construction and validation of quality criteria; quality level assessment; intervention; revaluation. Three evaluations were made in the biennium 2016-2018, with a simple random sampling of 100 cases in each evaluation, based on seven criteria: identification; clinical evaluation; pathological background; standardization with documented record; readable-correct-accurate record; professional accountability; Systematization of Nursing Assistance (SNA). The complete analysis in the first evaluation showed a failure in all the criteria with emphasis on SNA. Interventions were made in a multifaceted way, grouped by related areas, directed to the quality criteria of worse conformity in the evaluations until a new characterization was achieved, with a completeness favorable to quality. However, the need for new interventions was maintained, since in two of the established criteria did not achieve improvements, nor was there any statistical significance. Therefore, new actions were planned and implemented for the continuity of the process with revaluation under the same criteria. Results: for the established criteria, the statistically significant difference was accepted with Z values of significance <0.001 in 87% of the criteria. In absolute data, it is verified that all seven criteria showed improvements between the evaluations and it is observed that the non-compliance decreased from 95 cases in the first evaluation to 8 cases in the third evaluation. Conclusion: the representation of the joint results between the three evaluations could highlight progressive advance in the compliments of each criterion, emphasizing the decrease of the defects (not compliments) found. Considering the limitations of the study, we evaluated as successful the effect of the implementation of the service improvement program, by providing greater integration of professionals and showing the reduction of the defects of the evaluated problem.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26356
Appears in Collections:QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

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