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Title: O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo
Authors: Saldanha, Diana Maria Leite Lopes
Keywords: Ensino de Literatura;Formação humana;Formação do Pedagogo
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este estudo investiga o ensino de literatura nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais do Brasil. Toma-se como pressuposto que a literatura é fundamental para a formação humana e, portanto, deve fazer parte do currículo dos futuros professores de educação. A literatura é uma criação indispensável para a sociedade, considerando sua essencialidade no tratamento das características humanas e das diversas relações entre o homem e a linguagem, seus contextos social, político e cultural. A literatura é a manifestação universal de todos os homens sobre sua trajetória em todos os tempos, por meio da linguagem ficcional. Possibilita entender o presente, bem como registra sua transcendência imaginária. Dada sua natureza integralizadora das diferentes facetas do ser humano, no caso do curso de Pedagogia, a Literatura Infantil é crucial para o desenvolvimento das crianças, vindo daí a necessidade de sua presença na escola e, portanto, de docente qualificado para introduzi-la de maneira significativa nesse universo. O estudo alinha-se à abordagem de investigação qualitativa descritiva. Para compor o corpus da pesquisa, fez-se um levantamento das disciplinas de literatura em suas diferentes nomenclaturas (Literatura Infantil; Teoria e Prática de Literatura; Literatura e Infância; Literatura e Ensino da Língua Portuguesa; Alfabetização e Letramento; Educação Infantil, Linguagem, Leitura e Produção de Textos) ofertadas no curso de Pedagogia presencial, tomando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia, os Ementários, as Estruturas Curriculares, os Planos de Ensino das disciplinas de 27 (vinte e sete) universidades federais, uma para cada estado da federação. Como procedimentos metodológicos foram adotadas a revisão bibliográfica, a análise documental, a análise de conteúdo e as entrevistas não padronizadas via e-mail com professores das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise indica que a presença da literatura na formação dos pedagogos é ainda incipiente e vulnerável aos meandros da estrutura curricular. De um corpus de 27 cursos, apenas 11 apresentam a disciplina de Literatura. É notória a preocupação de professores e coordenadores em inserir a literatura na formação inicial formal do pedagogo, dada a oferta dessa disciplina em caráter optativo em algumas universidades, o que revela uma demanda existente. Esse resultado indica que é preciso destacar a importância da literatura na formação docente em Pedagogia, visto que é esse graduado o responsável por introduzir as crianças no conhecimento sistemático da linguagem e favorecer os primeiros contatos significativos com a cultura letrada e humanística. É imprescindível introduzir a área de literatura no currículo de Pedagogia como forma de propiciar ao docente, em formação inicial formal, uma vivência teórica e prática sobre seu ensino, cujo intuito seja de contribuir para a sua atuação como futuro mediador de leitura. Acredita-se que um professor que conhece a relevância da literatura para a formação humana e degusta o texto literário estará mais preparado para formar leitores de literatura, sobretudo aqueles que estão fazendo o rito de passagem para a cultura letrada.
Abstract: This study aims to examine the teaching of Literature in undergraduate courses the area of Education inBrazilian Federal Universities. It is assumed that literature is fundamental to human formation and therefore should be part of the curriculum of future teachers in this area.Literature is an indispensable creation for society. This is due to its essence in dealing with human characteristics as well as its presence in the various relations between man and language, their social, political and cultural contexts.Literature is the universal manifestation for humans regarding their trajectory through time; achieved through the use offictional language. It enables us to understand our present as well as to register its imaginary transcendence. Since literature´s integrative nature it is present in the varioushuman facets. It also has become crucial for child development. Thus, in order for the discipline to meaningfully introduced in this context, there is the need for its presence in schools and the need for qualified teachers. The study relates to a descriptive qualitative research approach. In order to form the research corpus, a survey was done considering: the literature disciplines offered in the Education courses and their pedagogic-political projects. Thus, documents such as syllabus, teaching plans regarding subjects such as Literature and Portuguese and all Literacy related disciplines, Child education, Language and text production in 27 Brazilian Federal universities, one in each state of the federation. The methodological procedures adopted consisted of bibliographical revision, documental and content analysis as well as non-standard interviews via e-mail, with teachers from Higher Education Institutions.The analysis indicates that the presence of the literature discipline in teacher formation is still incipient and vulnerable regarding curricular structure. Only 11 from 27 courses had the discipline in its curricular structure. On the other hand, educators and coordinators demonstrated concern and manifested interest to add the literature discipline in the formal education of future educators; given the offer of this discipline in an optional in some higher education institutions, posing existing demand. The results also indicate that it is necessary to emphasize the importance of literature in teaching formation in Education. Theeducation graduateis responsible for introducing children into the systematic knowledge of language and favoring the first meaningful contacts with literate and humanistic culture.It is essential to introduce the presence of literature as a way to provide the teacher, in formal initial formation, a theoretical and practical experience regarding their teaching practices. These practices aim to contribute to their future role as a reading mediator. It is believed that a teacher who perceives the relevance of literature in human formation and deals with literary texts will, in the long run will be better prepared to train readers, especially those who are transitioning into literate culture.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26401
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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