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Title: A organização do cotidiano escolar da Escola Estadual Presidente Kennedy e sua repercussão no IDEB da instituição
Other Titles: The arrangement of the Public School Presidente Kennedy routine and its reflexes on the IDEB of the institution
Authors: Guedes, Danyelle Rosana
Keywords: Aprendizagem;IDEB;Formação de profissionais;Participação
Issue Date: 28-Sep-2018
Citation: GUEDES, Danyelle Rosana. A organização do cotidiano escolar da Escola Estadual Presidente Kennedy e sua repercussão no IDEB da instituição. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) constitui-se um importante indicador da qualidade da educação brasileira. Ela serve de referência oficial para a destinação e aplicação dos recursos em educação e também de autoavaliação para as instituições de ensino, que buscam oferecer uma educação de qualidade. Nesse sentido, esta dissertação busca identificar e analisar as práticas educativas e a organização do cotidiano de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista compreender a sua relação com a elevação do IDEB da mesma, o qual passou, no período de 2005 a 2013, de 2,6 para 6,8 em 2013. A coleta dos dados envolve a pesquisa de documentos oficiais do MEC e do INEP, bem como a legislação pertinente, a coleta de dados primários, tais como, atas de reuniões pedagógicas ou realizadas com a comunidade, diários de classe, relatórios da secretaria da escola, projetos desenvolvidos, cadernos de planejamento dos professores, a utilização de questionários e realização de entrevistas com os profissionais da escola e representantes da comunidade. Os resultados apontam para quatro estratégias que se destacam na melhoria do IDEB: a atenção dada à aprendizagem do aluno, a participação dos pais no cotidiano da escola, a relação administrativo-pedagógica e a formação dos profissionais da instituição.
Abstract: The Basic Education Development Index (IDEB) is an important indicator that is used to measure the quality of education in Brazil. In short, this indicator is considered as an official reference to allocate and apply resources related to education. In addition, it can be used as a self-assessment method for institutions that seek to enhance their education quality. Therefore, this study aims to identify and analyze educational practices and the arrangement of a public school routine located in the state of Rio Grande do Norte in order to understand its relation with the increase in the IDEB between 2005 and 2013, from 2.6 in 2005 to 6.8 in 2013 (on a scale from 0.0 to 10.0). The data gathering was performed through the analysis of official documents from MEC and INEP, current and relevant legislation, collection of primary data such as minutes of pedagogical or community meetings, class diaries, reports of the institution‘s secretary, developed projects, teacher planning notebooks and application of questionnaires and interviews to the institution‘s professionals and community representatives. The results pointed to four strategies that led to greater improvement of IDEB: attention given to students‘ learning, parental involvement in the daily life of the school, administrative and pedagogical relationship and training of the institution‘s professionals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26447
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