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Title: Quest Design Canvas: um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG
Authors: Lima, Erick Bergamini da Silva
Keywords: Jogos digitais;Role-playing games;Quests;Canvas
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: LIMA, Erick Bergamini da Silva. Quest Design Canvas: um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Desde os primórdios da civilização, o ser humano sempre foi fascinado por jogos devido a serem divertidos. Dentre os gêneros de jogos digitais disponíveis no mercado atualmente, o RPG (do inglês Role-Playing Game) tem chamado a atenção, pois seus títulos estão há vários anos na lista dos mais vendidos. Isso se dá devido a muitas de suas características como personalização e progressão de personagem, interação com um mundo novo e fictício e a resolução de problemas deste mundo. Dentro deste cenário encontramos o conceito de quest, que é uma saga histórica (ou parte dela) com tarefas dadas ao jogador que devem ser realizadas para a conclusão do jogo ou para evolução da narrativa. Na tentativa de facilitar o processo de criação de quests, este trabalho propõe uma metodologia chamada Quest Design Canvas, que permite uma produção mais rápida e com etapas de processo criativo bem definidas, a fim de obter uma linha narrativa inserida em um conjunto de missões dentro de um mapa mental. Assim, pretende-se facilitar a produção de jogos deste gênero, sejam eles de propósito educacional, motivacional ou promocional. A título de validação, a metodologia proposta foi empregada na produção de quests para um jogo de gênero RPG massivo multiplayer online (MMORPG), chamado UFRN: The Video Game, que está sendo desenvolvido com o objetivo de gerar forte impacto social.
Abstract: Since the dawn of civilization, humans beings had always been fascinated by games, because they are fun. Among the digital game styles available on the market today, the RPG (Role-Playing Game) has attracted attention, since its titles are several years in the bestseller list. This is due various features available, such as character customization and progression, interaction with the new and fictional world and problem solving in this world. In this scenario, we find the concept of quest, which are tasks given to the player that must be accomplished for the conclusion of the game or to evolute the narrative. In an effort to facilitate the quest creation process, this work propose a methodology called Quest Design Canvas, which allows for faster production, with well defined creative process steps, with the purpose of, finally, obtain a narrative line inserted within a set of missions within a mental map. Thus, it is intended to facilitate the production of games of this genre, whether for educational, motivational or promotional purposes. As validation, This methodology was used to produce quests for a massive and multiplayer online RPG game (MMORPG), called UFRN: The Video Game, which is being developed with the purpose of generating a strong social impact.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26476
Appears in Collections:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

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