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Title: A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
Authors: Caldas, Vaneska Oliveira
Keywords: Aprendizagem de L2;Produção oral;Tipo de feedback;Whatsapp
Issue Date: 26-Nov-2018
Citation: CALDAS, Vaneska Oliveira. A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2. 2018. 224f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este estudo tem como objetivo investigar como a prática sistemática com o WhatsApp e dois tipos diferentes de feedback influenciam o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes de L2. Cinquenta e quatro aprendizes de Inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência híbrida para o desenvolvimento da produção oral com o WhatsApp durante 2 meses e responderam a um questionário sobre suas opiniões acerca da experiência. O grupo controle recebeu feedback baseado no conteúdo, ou seja, referente à mensagem em si. Já o grupo experimental recebeu feedback baseado na gramática, apontando correções explícitas em relação à forma. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se o uso da tecnologia digital móvel e os tipos distintos de feedback impactaram a produção oral dos participantes, no que concerne à acurácia gramatical, à densidade lexical ponderada e à fluência. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a produção oral teve um impacto positivo no desenvolvimento da acurácia gramatical dos participantes. Além disso, os resultados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à acurácia gramatical. Por fim, nossos achados sinalizam que os aprendizes julgaram benéfico o uso do WhatsApp para desenvolverem sua produção oral e para receberem feedback sobre ela.
Abstract: This study aims to investigate how the systematic practice with WhatsApp and two different types of feedback influence the development of L2 learners’ oral skill. Fiftyfour L2 English learners were divided into an experimental group and a control group. Both groups were exposed to a two-month-hybrid experience for the development of oral production with WhatsApp and were asked to answer a questionnaire about it. The control group received content-based feedback, that is, referring to the message itself, whereas the experimental group received grammar-based feedback, indicating explicit corrections related to form. Through a pre and post-test, we checked if the use of mobile digital technology and the different types of feedback influenced participants’ oral development, in what relates to accuracy, lexical density and fluency. Results indicate that the use of WhatsApp as a tool to practice speaking had a positive impact in the development of students’ accuracy. In addition, findings suggest that grammar-based feedback might be more effective than content-based feedback, in what concerns to accuracy. Finally, our findings signal that learners have found the use of WhatsApp beneficial to develop oral production and to receive feedback about it.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26538
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