Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26858
Title: Piratas ao mar: reflexões sobre a experiência da prática pedagógica teatral a partir do corpo-voz e da comicidade
Authors: Paludo, Raiana de Freitas
Keywords: Comicidade;Corpo;Voz;Pedagogia teatral
Issue Date: 3-Dec-2018
Citation: PALUDO, Raiana de Freitas. Piratas ao mar: reflexões sobre a experiência da prática pedagógica teatral a partir do corpo-voz e da comicidade. 2018. 98f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A pesquisa pode ser caracterizada a partir de uma abordagem descritiva, reflexiva, teórica e prática sendo desenvolvida por meio de uma experiência voluntária no campo da pedagogia teatral, tendo como objetivo fomentar reflexões oriundas da experiência da prática pedagógica teatral partindo do corpo-voz e da comicidade. Para tanto, foi realizada, durante o segundo semestre do ano de 2017, a oficina denominada: CORPOVOZ, e um riso, com duração de seis meses, junto a um grupo de estudantes do ensino médio do Campus Natal Central no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNAT/IFRN). A coleta de dados se deu a partir de relatos das experiências da viagem no mar da didática e dos processos de ensino-aprendizagem da arte cênica. Essa pesquisa buscou abrir um espaço de diálogo sobre as possibilidades criativas dentro das instituições de ensino. Meu intento não foi definir metodologias ou regras absolutas, e sim levantar reflexões acerca da pedagogia teatral com base nos elementos da comicidade e do trabalho de corpo-voz, de forma que se constituam, no contexto desta pesquisa, como referências e estratégias teóricas e práticas que possam contribuir com o trabalho de artistas-docentes em pesquisas relacionadas à temática.
Abstract: The research had been composed based on a descriptive, reflexive, theoretical and practical approach and been developed through a theatrical pedagogic volunteering experience in the pedagogical theatric field, with the objective to foment reflection originated from the experience of theatrical pedagogic practice initiating from the bodyvoice and comedy. Therefore, during the second semester of 2017, a workshop called: “CORPO-VOZ, and a laugh”, had been developed, lasting six months, by a group of students from the high school at Campus Natal Central in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNAT/IFRN). The data collection started from the storytelling of experiences with didactics and processes of learning and teaching scenic arts. This research intended to open a dialogue regarding to the possibilities of creativity in the educational institutions. My intention was not to define methodology or unbreakable rules, but rise reflection regarding the theatrical pedagogy that has its base in comedy elements and the body-voice work, in such way that, in the research context, could serve as references and as theoretical and practical strategies that could contribute to the work of art teachers in researches related to the theme.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26858
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Piratasmarreflexões_Paludo_2019.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.