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Title: O Grupo Maré de Artes e a comunhão ritualística: um jogo entre sujeitos de f(r)icção
Authors: Souza, Tatiane Cunha de
Keywords: Pedagogia do teatro;Processo de criação;Comunidade;Experiência cênico-ritual;Sujeito de f(r)icção
Issue Date: 23-Feb-2017
Citation: SOUZA, Tatiane Cunha de. O Grupo Maré de Artes e a comunhão ritualística: um jogo entre sujeitos de f(r)icção. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa tem como estudo central o processo de criação e as Experiências Cênico-Rituais construídas junto aos integrantes do Grupo Maré de Artes – Programa Mais Cultura Nas Escolas, da Escola Municipal Edinor Avelino – Macau/RN, em que a pesquisadora atuou como Professora de Teatro, entre os anos de 2014 e 2016. Tal processo criativo foi fomentado a partir de caminhos pedagógicos experienciados que focam em princípios e procedimentos ritualísticos do jogo e da cena. Da vivência com o Bando La Trupe, desenvolvendo experiências de Arte Pública, passando pelo Arkhétypos Grupo de Teatro e a proposição da Arte do Encontro, chegando à Unaluna e os conceitos/práticas da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, a pesquisadora aponta a Arte de F(r)icção, o aluno-atuante como sujeito de f(r)icção, que atrita suas histórias reais e ficcionais, transitando entre o real e o imaginário, numa constante f(r)icção dele com ele mesmo, dele com o outro e com a comunidade em que está inserido (LYRA, 2015).
Abstract: This research has as its central study the creative process and the Ritual Scenic Experiences built by the participants linked to the Grupo Maré de Artes – Programa Mais Cultura Nas Escolas, of the Escola Municipal Edinor Avelino – Macau/RN, where the researcher worked as a Theatre Teacher, between the years 2014 and 2016. This creative process was instigated from educational paths that were experienced and that focus on the principles and ritualistic procedures of the scene and the game. From the experience with Bando La Trupe, developing public art experiences; through the Arkhétypos Grupo de Teatro and the proposition of the art of encounter; getting to Unaluna and the concepts/practices of the Mithodology in Art and Artetnography, the researcher points out art of f(r)iction, the student-active as a subject of f(r)iction, which rubs his real and fictional stories, strolling between the real and the imaginary, in a constant f(r)iction from him with himself, with each other and with the community where he is inserted (LYRA, 2015).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26859
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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