Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165
Title: Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
Authors: Dantas, Matheus Giannini Caldas
Keywords: Teatro;Educação;Autobiografia;Narrativas
Issue Date: 7-Mar-2019
Citation: DANTAS, Matheus Giannini Caldas. Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma ideia de ampliação dos conteúdos e práticas de ensino. Tivemos por objetivo investigar a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal, familiar, questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freiriano e sua relação com o Ensino de Teatro, através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa, mas de certo modo, foi preciso compreender a realidade do aluno para a elaboração de planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliassem a visão sobre teatro. Dessa maneira não seria apenas descrever uma prática, estudar um caso, mas dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto a eles através da pesquisa-ação. Neste sentido, buscamos focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró (RN), durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”. A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando-o aos princípios freirianos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica, além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo de cada turma. Buscamos também analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.
Abstract: The present research starts from the need to problematize a pedagogical plan for Theater Teaching, from a dialogical perspective, based on an idea of expanding the contents and practices of this teaching, and investigating the insertion in this field of Autobiographical Narratives as a form of to rethink their own course, to establish relationships between this personal, family journey, wider social, economic, political and cultural issues, to bring to the fore the importance of memory. The research design that presents itself from the Qualitative research led us to think a methodological approach that not only exposed the Freirean dialogue and its relation with Theater Teaching through the Autobiographical Narratives as basis for the realization of the research. In this way, it was necessary to understand the reality of the student, to elaborate the lesson plans that would provide the construction of knowledge and broaden the vision and the theater; which would not only describe a practice, to study a case, but to dialogue with the subjects and build the research along with them through action research.In this sense, seeking to focus on the specific situations in the daily life of the Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, located in the city of Mossoró, RN,during the classes of Arts in the classes of the 4th and 5th years, from a dive on the project " My Narratives ".The research is outlined detailing a description of the locus associating with the Freirean principles during the pedagogical proposal, discussing what is autobiography and describing its methodological proposal; besides the presentation of the project execution through a dialogical construction of Theater teaching, using the body preparation for initiation of the autobiographical narratives and Games for the scenic construction of the spectacle. In addition to analyzing the difficulties, facilities, and what has changed in relation to teaching and learning in Theater.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Narrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.