Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27317
Title: A temática indígena na Geografia escolar: proposições de sequências didáticas para o Ensino Médio
Authors: Silva, Maria da Conceição da Paz
Keywords: Ensino de Geografia;Temática indígena;Sequência didática
Issue Date: 29-Mar-2019
Citation: SILVA, Maria da Conceição da Paz. A temática indígena na Geografia escolar: proposições de sequências didáticas para o Ensino Médio. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O ensino da Geografia, acompanhando a trajetória da Educação, absorve demandas propostas pelo sistema de ensino e pela sociedade, direta ou indiretamente, tornando necessário pensar e discutir sobre a inclusão, sistematização e operacionalização de temáticas que se evidenciam importantes, cuja inserção no currículo se efetiva por exigência da legislação vigente. Nessa tessitura, destaca-se a temática indígena que reivindica uma maior atenção, sobretudo na Geografia. Neste trabalho, buscou-se investigar como a temática indígena se insere no ensino dessa disciplina no Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada objetivou analisar o contexto no qual a temática em pauta se inseriu como tópico de conteúdo da disciplina Geografia; evidenciar os principais marcos normativos da Educação brasileira - LDB, PCNs, BNCC, bem como o novo Documento Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte e os editais do PNLD antes e depois da promulgação da Lei 11.645/2008; examinar as coleções de Geografia aprovadas no edital do PNLD 2018, verificando o conteúdo dos livros à luz dos critérios de avaliação do referido edital, e elaborar proposições de sequências didáticas, contemplando a temática indígena, voltadas para o ensino de Geografia no Ensino Médio, sendo este material didático o produto resultante desse esforço de produção técnica e intelectual. Portanto, os resultados desse itinerário de pesquisa estão expostos no Relatório TécnicoCientífico e no material didático textual, em anexo, o qual sistematiza uma visão da temática indígena para além do livro didático, sugerindo sequências didáticas que podem ser adaptadas pelo professor no decurso de sua práxis. A Geografia se destaca como uma disciplina que tem amplo potencial para o ensino da temática indígena, discutindo aspectos de diferentes naturezas, desde subtemas que versam sobre etnia, distribuição no território, demarcação de terras, relação com o meio, modo de vida, bem como os processos conflituosos envolvidos na luta pela terra e na reivindicação de seus direitos.
Abstract: The teaching of Geography, accompanying the Education trajectory, absorbs demands proposed by the education system and society, directly or indirectly, making it necessary to think about and discuss the inclusion, systematization and operationalization of themes that are important, whose insertion in the curriculum effective as required by current legislation. In this context, we highlight the indigenous theme that demands greater attention, especially in Geography. In this work, we tried to investigate how the indigenous theme is inserted in the teaching of this discipline in High School. From this perspective, the research carried out was aimed at analyzing the context in which the subject matter was inserted as a topic of content of the discipline Geography; to highlight the main normative milestones of the Brazilian Education - LDB, PCNs, BNCC, as well as the new Curriculum Document of the High School of Rio Grande do Norte and the edicts of PNLD before and after the promulgation of Law 11.645 / 2008; examining the Geography collections approved in the 201LD PNLD, verifying the contents of the books in the light of the evaluation criteria of the mentioned bid, and elaborating propositions of didactic sequences, contemplating the indigenous theme, aimed at the teaching of Geography in High School, being this didactic material the product resulting from this effort of technical and intellectual production. Therefore, the results of this research itinerary are set out in the Technical-Scientific Report and in the accompanying text-based textbook, which systematizes a vision of the indigenous theme in addition to the textbook, suggesting didactic sequences that can be adapted by the teacher in the course of his praxis. Geography stands out as a discipline that has broad potential for teaching indigenous subjects, discussing aspects of different natures, from sub-themes that deal with ethnicity, distribution in the territory, demarcation of lands, relation with the environment, way of life, as well as the conflicting processes involved in the struggle for land and the claim of their rights.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27317
Appears in Collections:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Temáticaindígenageografia_Silva_2019.pdf4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.