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Title: Cartas de amor e violência: um estudo sobre a existência das mulheres a partir da tragédia shakespeariana
Authors: Nascimento, Fernanda Cunha
Keywords: Morte feminina;Tragédia;Dramaturgia;Shakespeare
Issue Date: 7-May-2019
Citation: NASCIMENTO, Fernanda Cunha. Cartas de amor e violência: um estudo sobre a existência das mulheres a partir da tragédia shakespeariana. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa é produto de uma investigação teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor inglês William Shakespeare e da morte das mulheres como elemento decisivo da tragédia, mediante a análise de três obras do autor: Tito Andrônico (1594), Hamlet (1601) e Otelo, O mouro de Veneza (1604). O trabalho se detém à análise dessas três obras para compreender os seguintes pontos: o silenciamento feminino, o direito da mulher sobre seu corpo e as reverberações da representação do feminino morto. O estudo sobre a morte feminina nas tragédias é realizado a partir da análise dos escritos de Nicole Loraux e do estudo de teóricas feministas, principalmente Naomi Wolf, sobretudo ao que concerne ao mito da beleza e a representação social feminina. Além disto, aborda-se a construção de um espetáculo cênico com base nestes estudos, para isto a principal base é a compreensão da construção da masculinidade, porque, aliado a compreensão do feminino, podemos tecer um panorama mais completo da violência que recai sobre a mulher. A partir dos estudos das três personagens das peças mencionadas, Lavínia, Ofélia e Desdêmona, da análise das mortes das mulheres na literatura e em alguns casos reais e da construção dramatúrgica deste objeto cênico, busca-se a compreensão da violência e do amor que recai sobre as mulheres tanto na vida, quanto na dramaturgia.
Abstract: Cette recherche est le fruit d'une réflexion théorique sur le travail dramaturgique de l'écrivain anglais William Shakespeare et la mort des femmes comme élément décisif de la tragédie, à travers de l'analyse de trois oeuvres de l'auteur: Titus Andronicus (1594), Hamlet (1601) et Othello (1604). Le travail se concentre dans l'analyse de ces trois œuvres pour comprendre les points suivants: la réduction au silence des femmes, le droit d'une femme sur votre corps, et les répercussions de la représentation de la femme tuée. L'étude sur la mort des femmes dans les tragédies est effectué sur l'analyse des écrits de Nicole Loraux et l'étude des théoriciens féministes, en particulier en particulier Naomi Wolf, sourtout en ce qui concerne le mythe de la beauté et la représentation sociale des femmes. De plus, la construction d'un spectacle scénique est basée sur ces études, la base principale étant la compréhension de la construction de la masculinité, parce que, avec la compréhension du féminin, nous pouvons donner une image plus complète sur la violence à l'égard des femmes. À partir des études des trois personnages des œuvres citées, Lavinia, Ofelia et Desdemona, de l’analyse de la mort de femmes dans la littérature et dans certains cas réels et de la construction dramaturgique de cet objet scénique, on cherche la compréhension de la violence et l’amour qui tombe sur les femmes dans la vie et le drame.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27462
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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