Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28022
Title: Um documento em obra: memórias de um afeto
Authors: Sousa, Hyago Pinheiro da Silva
Keywords: Processo de criação;Documentos;Memória;Teatro;Dança
Issue Date: 30-Jul-2019
Citation: SOUSA, Hyago Pinheiro da Silva. Um documento em obra: memórias de um afeto. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho propõe descrever e discutir um processo de criação, que se configura a partir da seleção e investigação de documentos comprobatórios da vida e morte de uma jovem adolescente. Os documentos foram registrados em cartas, diários, fotografias e relatos. As memórias documentadas nesses diversos materiais arquivados e das lembranças atravessadas por afetos são a base dramatúrgica deste compor. O processo criativo hibridiza a linguagem do teatro e da dança entendendo a importância de se pensar a arte na contemporaneidade. A reflexão teórica se dá através do resultado da prática cênica e dialoga com autores que discutem sobre memória e processos criativos nas artes da cena tais como Salles (2006), Izquierdo (2012), Fabrini (2013) dentre outros. Pudemos perceber ao longo dos laboratórios e da escrita textual que trabalhar com a história real não é somente um impulso, se torna uma necessidade, pois encontrar no outro a nossa história nos move enquanto artistas. O processo criativo suscita questões e o lidar com escolhas, com sensações diversas entre frustações e prazeres, somas e perdas, que entrelaçam o nosso mundo individual e o coletivo. A pesquisa se faz importante para a área de conhecimento da arte ao destacar o documentar em cena como propulsor da criação. Espera-se contribuir com um material para a formação de atores, diretores e pesquisadores interessados num fazer e pensar nas artes cênicas que não dissocie a construção artística da vida sócio-afetiva do artistapesquisador.
Abstract: The present work proposes to describe and discuss a process of creation, which is configured from the selection and investigation of documents about the life and death of a young adolescent. The documents were recorded in letters, journals, photographs and reports. The memories documented in these various archived materials and memories traversed by affections, are the dramaturgical basic of this composing. The creative process hybridizes the language of theater and dance, understanding the importance of thinking art in contemporary times. The theoretical reflection takes place through the result of the scenic practice and dialogues with authors who discuss about memory and creative processes in the scene arts such as: Salles (2006), Izquierdo (2012), Fabrini (2013) among others. We have been able to realize throughout the labs and textual writing that working with real history is not only an impulse, it becomes a necessity because to find in the other our history moves us as artists. The creative process raises questions and cope with choices, with diverse sensations between frustrations and pleasures, sums and losses, that intertwine our individual and collective worlds. The research becomes important for the area of art knowledge by highlighting the documenting on the scene as the propulsor of creation. It is hoped to contribute with a material for the formation of actors, directors and researchers interested in doing and thinking in the Performing Arts that does not dissociate the artistic construction of the socio-affective life of artist-researcher.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28022
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documentoobramemórias_Sousa_2019.pdf3.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.