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Title: Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
Authors: Siqueira Neto, Cícero Marques
Keywords: Projeto arquitetônico;Arquitetura escolar;Edifício educacional;Educação inclusiva;Arquitetura inclusiva
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: SIQUEIRA NETO, Cícero Marques. Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN. 2019. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.
Abstract: This Master's Degree Conclusion Work consists of a technical project and a descriptive and justifying memorial about the school theme and its relation to the concept of inclusive architecture. The theme is justified by the historical importance of the education environment and by the diverse needs faced by the public of students with special educational needs regarding the adequacy of the environments to human diversity, even though there is an evident right of everyone to the quality public education guaranteed by the legislation. The general objective is the elaboration of the architectural project of a public elementary school focusing on the inclusive education of students with special needs in regular education. The target audience consists of students registered in schools in the city of Ceará-Mirim /RN and attended at the Municipal Center for Inclusion Support (CEMAI), which provided data and reports on the needs of these students, and this material is of great importance to the project process. The universe of study is an urban lot of public domain located in this city. To support the development of the architectural proposal, a bibliographic review of the key concepts and guidelines of universal design; analyzes of architectural precedents; report analysis on the specifics of future users; project process with the participation of representatives of the local education area in some stages of the proposal elaboration; and environmental comfort simulations with bioclimatic tools. Are presented in this work: theoretical and empirical referencial; design constraints and architectural programming; project design and development; architectural project of an urban elementary school with 12 classrooms, with a built area of 3.122,06 m² and ground floor.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28172
Appears in Collections:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

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