UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA SHEILLA DARIELLY SEVERO SANTIAGO TESTE DA LINGUINHA: EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO SERIDÓ POTIGUAR CAICÓ, RN 2019 SHEILLA DARIELLY SEVERO SANTIAGO TESTE DA LINGUINHA: EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO SERIDÓ POTIGUAR Trabalho de Conclusão de Residência apresentado a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientado pelo professor Doutor Eudes Euler de Souza Lucena, como parte integrante dos requisitos para a obtenção de título de Especialista em Saúde Coletiva. CAICÓ, RN 2019 LISTA DE ABREVIATURAS BTAT Bristol Tongue Assesment Tool EMCM Escola Multicampi de Ciências Médicas et al E outros PAFLB Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual para Bebês PRMAB Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica PRMSMI Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil SUS Sistema Único de Saúde TL Teste da Linguinha UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................................... 7 2. METODOLOGIA ................................................................................................................................. 9 2.1 Cenário de Intervenção ............................................................................................................ 9 2.2 Surgimento do Programa de Extensão ...................................................................................10 2.3 Planejamento e Implantação .................................................................................................10 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................................................11 3.1 Execução das atividades ..............................................................................................................11 3.2 Acompanhamento e Avaliação ....................................................................................................13 3.3 Impactos e Contribuições .............................................................................................................13 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................................14 REFERÊNCIAS ..........................................................................................................................................15 APÊNDICE ...............................................................................................................................................17 ANEXO ...................................................................................................................................................18 RESUMO Objetivo: Relatar a experiência do cirurgião-dentista residente no Projeto de Extensão “Teste da Linguinha: aplicação do protocolo e tratamento em bebês no Seridó Potiguar”, no município de Caicó – RN. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, na categoria de relato de experiência, com a finalidade de descrever a experiência da implantação de um projeto de extensão para diagnóstico e tratamento da anquiloglossia no Seridó Potiguar, sob a ótica da odontologia. Resultados: O projeto de extensão oferece diariamente a realização do teste da linguinha para os recém-nascidos na Unidade Hospitalar do Seridó, no município de Caicó-RN, desde o ano de 2018, e inclui profissionais cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). Até dezembro de 2019, foram realizados 1125 testes e 72 frenotomias. A atividade extensionista desenvolvida tem permitido uma abordagem precoce junto as alterações de frênulo lingual dos recém-nascidos, favorecendo uma amamentação de qualidade, evitando o desmame precoce e garantindo acompanhamento longitudinal dessas alterações, além de contribuir na formação dos residentes. Conclusão: O desenvolvimento das ações de extensão possibilitou a ampliação do acesso ao teste da linguinha para a comunidade da região do Seridó, fortalecendo assim, a atenção a saúde da criança na região. Palavras-Chave: Anquiloglossia. Saúde da criança. Assistência à Saúde. Equipe Interdisciplinar de Saúde. Frênulo da Língua. TONGUE TEST: EXPERIENCE OF IMPLEMENTING AN EXTENSION PROJECT IN THE SERIDÓ POTIGUAR Sheilla D. S. Santiago ABSTRACT Objective: To report the experience of the dental surgeon resident in the Extension Project “Tongue Test: application of the protocol and treatment in babies in Seridó Potiguar”, in the city of Caicó - RN. Method: This is a descriptive, qualitative study in the category of experience reporting, with the purpose of describing the experience of implementing an extension project for the diagnosis and treatment of ankyloglossia in Seridó Potiguar, from the perspective of dentistry. Results: The extension project offers daily the Tongue Test for newborns at the Seridó Hospital Unit, in the municipality of Caicó-RN, since 2018, and includes professional dental surgeons and speech therapists from the Multiprofessional Residency Program in Primary Care (PRMAB) of the Multicampi School of Medical Sciences (EMCM). Until December 2019, 1125 tests and 72 frenotomies were performed. The extension activity developed has allowed an early approach with changes in the lingual frenulum of newborns, favoring quality breastfeeding, avoiding early weaning and ensuring longitudinal monitoring of these changes, in addition to contributing to the training of residents. Conclusion: The development of extension actions made it possible to expand access to the tongue test for the community in the Seridó region, thus strengthening attention to children's health in the region. Keywords: Ankyloglossia. Child Health. Delivery of Health Care. Patient Care Team. Lingual Frenum. 7 1. INTRODUÇÃO A língua é um órgão muscular envolvido por tecido mucoso e é responsável pela execução de funções orais importantes, sendo estas: sucção, deglutição, mastigação e fala (CYMROT et al., 2012). Além disso, este órgão muscular apresenta uma prega de membrana mucosa em sua região inferior - frênulo lingual - que a une ao assoalho bucal. Quando a língua e o assoalho bucal ligam-se de forma completa ou parcial, o frênulo lingual torna-se curto ou ausente, prejudicando o movimento lingual, e consequentemente a fala. Essa alteração é denominada anquiloglossia (WALSH; TUNKEL, 2017). A anquiloglossia é uma alteração congênita e possui etiopatogenia desconhecida. Acredita-se que possa estar relacionada à mutações genéticas, associadas ou não a outras alterações congênitas, como a fenda palatina ou a hipodontia (GUEDES-PINTO, 1995). É caracterizada pelo aparecimento do freio lingual curto e/ou com sua inserção muito próxima à ponta da língua, de aspecto geralmente fibroso ou até mesmo muscular, resultando numa sensação de língua presa. Bebês com alterações no frênulo lingual podem apresentar dificuldade de sucção no momento da amamentação, o que repercute tanto na qualidade de vida do bebê quanto da mãe. Os problemas mais conhecidos são: dificuldades na pegada, onde observa-se sinais de frustração, como chacoalhar a cabeça; sinais de insatisfação, evidenciados, por exemplo através da amamentação frequente ou contínua geralmente com agitação; e dor na mama materna, que ainda pode apresentar sangramento, rachaduras ou áreas ulceradas (BROOKES, BOWLEY, 2014). O diagnóstico da anquiloglossia deve ser realizado de forma multiprofissional, envolvendo áreas da odontologia, medicina e fonoaudiologia, tendo em vista a necessidade de se constatar precocemente essa alteração, e trata-la na perspectiva de fornecer um melhor desempenho da mobilidade da língua e consequentemente de suas funções. Além disso, o acompanhamento deve ser realizado de maneira longitudinal, percorrendo da infância até a vida adulta (CONSOLARO, 2014; DALL’MAGRO et al., 2014). O teste da linguinha é uma técnica pioneira, desenvolvida no Brasil pela fonoaudióloga Roberta Martinelli e tem como objetivo diagnosticar e tratar de maneira precoce a anquiloglossia. Tendo em vista que as alterações de frênulo lingual podem comprometer as funções da língua (CAMPOS et al., 2013), o teste avalia uma série de fatores como a 8 predisposição genética e a qualidade da amamentação e sucção, que irão determinar se há necessidade de intervenção cirúrgica - frenotomia (DE MEDEIROS et al., 2016). No Brasil, a lei nº 13.002 de 20 de junho de 2014, sancionada pela Presidência da República em 2014, tornou obrigatória a aplicação do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (Teste da Linguinha) nascidos em todos os hospitais e maternidades (BRASIL, 2014). Isso demonstra um grande avanço, pois o diagnóstico precoce representa um importante caminho para a prevenção de problemas na amamentação, na mastigação, na deglutição e no desenvolvimento da fala, e melhora na qualidade de vida dos bebês atendidos (SOUZA, 2014). Vários protocolos têm sido desenvolvidos no intuito de realizar o diagnóstico da anquiloglossia, e muitos estudos vêm discutindo sobre qual o protocolo mais eficaz para tal. O Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual para Bebês (PAFLB) (MARTINELLI, 2012) tem como objetivo o diagnóstico das limitações dos movimentos da língua oriundas de alterações no frênulo lingual. Esse diagnóstico é realizado a partir da história clínica, da avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção nutritiva e não nutritiva. O Bristol Tongue Assessment Tool (BTAT) (INGRAM et al., 2015), por sua vez, realiza a avaliação do frênulo lingual por meio de quatro itens: aparência da ponta da língua, protrusão da língua, quantidade de elevação lingual e ligação ao assoalho bucal. Em 2015, foi publicado um parecer técnico-científico (VENÂNCIO, et al 2015) que avaliou a influência da anquiloglossia sobre a prática do aleitamento materno, os protocolos de avaliação diagnóstica e a eficácia e segurança da frenotomia. Neste documento, recomenda-se a identificação precoce da anquiloglossia em recém-nascidos devido sua potencial interferência sobre a amamentação. Além disso, sugere-se que seja realizada uma melhor avaliação do “Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (PAFLB)”, proposto na Cartilha do Teste da Linguinha (TL) (MARTINELLI, 2014), pela ausência de validação dos critérios adotados e a discrepância de resultados do protocolo com relação a outros existentes na literatura. Sugere-se também que se realize o teste de triagem neonatal nas maternidades como forma de diagnosticar e tratar os casos mais graves de anquiloglossia, e que os casos moderados e leves sejam acompanhados após alta hospitalar, após a primeira semana de vida. Para isso, o documento recomenda a utilização do protocolo Bristol para a realização dos testes. 9 Tendo em vista as consequências da anquiloglossia e sabendo que a lei nº 13.002 de 20 de Junho de 2014 recomenda a realização do teste da Linguinha em todas as maternidades do Brasil, como forma de diagnóstico precoce dessa alteração, vê-se a necessidade de se incentivar a implantação e inclusão do mesmo nos testes neonatais de rotina. Vê-se assim, através da extensão universitária uma forma de unir a formação acadêmica qualificada de profissionais de odontologia, fonoaudiologia e medicina com a responsabilidade social de responder às demandas da comunidade. Segundo Ribeiro (2011), a extensão universitária é um mecanismo que a academia pode fazer uso de diversas formas, dentre elas, realizando ações de prestação de serviços à comunidade universitária e de seu entorno, oferecendo atendimento à comunidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Baseado nas discussões anteriores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do cirurgião-dentista residente no Projeto de Extensão “Teste da Linguinha: aplicação do protocolo e tratamento em bebês no Seridó Potiguar”, no município de Caicó – RN. 2. METODOLOGIA Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, na categoria de relato de experiência, com a finalidade de descrever a experiência da implantação de um projeto de extensão para diagnóstico e tratamento da anquiloglossia no Seridó Potiguar, sob a ótica da odontologia. Cenário de Intervenção O município de Caicó encontra-se localizado na 4ª Região de Saúde do estado do Rio Grande do Norte e está entre os municípios de referência em determinados serviços desta região, dentre eles, a assistência materno-infantil de risco habitual, oferecida na Unidade Hospitalar do Seridó. A instituição presta serviço de obstetrícia, clínica médica e cirúrgica adulta e pediátrica, possuindo um total de 78 leitos, sendo 64 destes destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e 14 disponíveis para convênios e atendimento particular. No setor de obstetrícia, são oferecidos os testes de triagem neonatal, onde os recém-nascidos têm acesso aos testes do olhinho, coraçãozinho, orelhinha, pezinho e linguinha. O município de Caicó também conta com a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), fruto do projeto de interiorização do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que oferece o curso de graduação em Medicina, além de Pós-Graduação de 10 nível Mestrado e dois Programas de Residências – Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil (PRMSMI) e Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB). O PRMAB, que funciona também no município de Currais Novos (RN), tem como objetivo promover qualificação profissional para assistência, gestão e estruturação da rede de saúde, voltada para o Seridó Potiguar. O programa conta com 10 categorias profissionais, sendo elas: Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Educação Física, Serviço Social e Medicina Veterinária. Os profissionais atuam na rede de atenção do município em que estão inseridos, com o intuito de proporcionar vivência interprofissional com inserção profunda na realidade do SUS. Surgimento do Programa de Extensão Durante a atuação no território, foi observado pelos residentes cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do PRMAB a necessidade de aumentar o acesso ao Teste da Linguinha (TL), e diante disso, foram realizados grupos de estudos e planejamento entre a equipe de residentes e tutores de núcleo para que esse serviço pudesse ser ofertado por estes profissionais nas Unidades Básicas de Saúde em que atuavam no município de Caicó. Dessa forma, os testes passaram a ser realizados nos bairros Paraíba, Boa passagem, Castelo Branco e João XXIII. A partir da vivência nas Unidades Básicas de Saúde, observou-se que o serviço abrangia apenas pequena parte da população e surgiu a necessidade de ampliação do serviço, expandindo os atendimentos à Unidade Hospitalar do Seridó, como forma de garantir o acesso ao TL pelos recém-nascidos do município de Caicó e região. Outro fator facilitador para a implantação do projeto foi o fato de a instituição ser campo de prática também do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil (PRMSMI), UFRN. A iniciativa foi pensada tendo em vista a facilidade de execução do teste no próprio ambiente do nascimento, possibilitando a intervenção precoce nos testes alterados ainda durante o período de internação da mãe e bebê com segurança e rapidez, com a possibilidade de acompanhamento do pós-operatório imediato, tanto relacionado ao procedimento, quanto à evolução com relação a amamentação. Planejamento e Implantação O projeto de extensão “Teste da Linguinha: aplicação do protocolo e tratamento em bebês no Seridó Potiguar” foi implantado em 2018 com a finalidade de realizar o Teste da 11 Linguinha (TL) nos neonatos nascidos na Unidade Hospitalar do Seridó, além de possibilitar a intervenção precoce – frenotomia - frente aos resultados alterados. O projeto foi elaborado pelos residentes fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas e tutores de núcleo do PRMAB, da UFRN, e desenvolvido mediante demandas observadas no território no qual atuam (item 2.2), com o intuito instituir um programa de extensão que desse subsídios para a oferta do serviço. O projeto tem como proposta realizar o Teste da Linguinha juntamente aos demais testes de triagem neotanal, já ofertados na maternidade em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, como forma de ampliação do serviço oferecido pela Unidade Hospitalar. Após redação e revisão do projeto, foi realizado uma reunião para apresentação da proposta à gestão do hospital. Após aprovação do projeto, foi executada a logística necessária para a adequação do ambiente, compra de material e produção das fichas do protocolo a ser aplicado durante os testes. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1 Execução das atividades O projeto de extensão acontece diariamente na Unidade Hospitalar do Seridó no município de Caicó-RN, desde o ano de 2018, e inclui profissionais cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do PRMAB da EMCM, e oferece o teste da linguinha para os rescém-nascidos na instituição. Os testes são realizados no turno da manhã, mediante escala previamente planejada pelos profissionais, onde são recebidos todos os recém-nascidos internos no hospital, acompanhados da mãe, pai ou responsável, de forma que todos os neonatos possuam o teste da linguinha realizado no momento da alta hospitalar. Antes da realização do teste, o profissional responsável (cirurgião-dentista ou fonoaudiólogo) explana para os pais de forma clara e compreensível o que é o teste, seu objetivo, sua importância e o procedimento diante de um resultado alterado (Figura 1). Após as orientações, é aplicado o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (MARTINELLI, 2012) – (ANEXO). O resultado é divulgado ao final do teste, onde também são realizadas orientações quanto à higiene bucal do bebê, a importância do cuidado à saúde 12 bucal desde o nascimento, amamentação, higiene da orelha, prevenção de hábitos deletérios, além de respostas a dúvidas que possam surgir durante a conversa. O resultado do teste é registrado no cartão/caderneta da criança juntamente com os demais resultados da triagem neonatal. Figura 1: Abordagem durante a realização do teste da linguinha. Da direita para a esquerda, respectivamente: Registro do resultado do teste/ Abordagem inicial no leito/ Aplicação do protocolo de avaliação de frênulo lingual no ambulatório. Fonte: Acervo do projeto Teste da Linguinha. Na presença de um resultado duvidoso, é necessário que se realize um reteste após um intervalo de 30 dias, onde o protocolo é reaplicado e as condições anatômicas e funcionais são reavaliadas pelo profissional. Frente a um resultado alterado, é solicitado aos pais a permissão para a execução da frenotomia lingual, e se concedida, estes assinam um termo de consentimento livre e esclarecido (APÊNDICE). São solicitados exames laboratoriais (hemograma completo, tempo de coagulação e tempo de sangramento) que são colhidos no próprio hospital. Após avaliação dos exames, observando-se as condições do bebê favoráveis para a realização do procedimento – resultado dos exames laboratoriais dentro dos padrões de normalidade - a frenotomia (figura 2) é realizada pelo cirurgião-dentista responsável na presente data, no período da tarde do mesmo dia, ou este é agendado para uma data favorável para pais e profissional. 13 Figura 2: Frenotomia. O procedimento é realizado através de anestesia tópica, onde é realizado o corte e divulsão do frênulo lingual. A literatura refere que, em bebês, a frenotomia é o procedimento mais indicado (MARTINELLI et al, 2014). Fonte: Acervo do Projeto teste da Linguinha. Durante o procedimento o recém-nascido deve estar acompanhado da mãe ou de um responsável, que permanece na sala durante todo o processo. Ao final da frenotomia, o RN é imediatamente levado ao leito, para realização da mamada, afim de garantir uma boa hemostasia do corte e observar possíveis melhoras imediatas na pega do peito e para que se possam realizar as orientações pós-operatórias. 3.2 Acompanhamento e Avaliação Periodicamente, são realizadas reuniões entre os profissionais residentes, tutores de núcleo e coordenação do projeto, no intuito de discutir casos, gerenciar as atividades e realizar grupos de estudos para atualização sobre o tema. 3.3 Impactos e Contribuições Desde a implantação do projeto Teste da Linguinha no Hospital do Seridó em agosto de 2018 até dezembro de 2019, foram realizados 1125 testes e 72 frenotomias. O desenvolvimento das ações de extensão possibilitou a ampliação do acesso ao teste da linguinha para a comunidade da região do Seridó, tendo em vista a facilidade de se obter um diagnóstico precoce no mesmo momento e local do nascimento. Este modelo permite a possibilidade de acompanhamento dos neonatos com alterações de frênulo por profissionais capacitados e de diversas áreas da saúde, fortalecendo assim, a atenção a saúde da criança na região. Ademais, observam-se outras potencialidades advindas do projeto de extensão, como a contribuição na formação dos residentes da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), permitindo a integração entre a universidade e o Hospital do Seridó, através do trabalho interprofissional, com grupos de estudos multidisciplinares e atendimentos compartilhados. 14 Além disso, o modelo de trabalho permite que os residentes em Atenção Básica consigam criar uma ponte entre a Atenção Primária e Terciária, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde do município de Caicó. A extensão universitária tem como objetivo promover interação entre a universidade e seu meio, para se obter um feedback da sociedade frente às suas problemáticas com o intuito de, através da sua colaboração, promover uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, os resultados obtidos através do trabalho realizado possibilitam a revisão permanente das funções de ensino e pesquisa da universidade (GURGEL, 1986). Sendo assim, a extensão necessita de ser um espaço de prestação de serviços de qualidade e que alcance o maior número de pessoas, de forma a qualificar a atenção à saúde da comunidade assistida pela universidade. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS A extensão universitária traz como premissa a responsabilidade social e a resposta às demandas da comunidade, além de contribuir na formação dos profissionais envolvidos, incentivando a produção científica no intuito de melhorar a qualidade de vida da população. Desde a sua implantação, a atividade extensionista desenvolvida tem permitido uma abordagem precoce junto as alterações de frênulo lingual dos recém-nascidos na Unidade Hospitalar do Seridó, favorecendo uma amamentação de qualidade, evitando o desmame precoce e garantindo acompanhamento longitudinal dessas alterações. Dessa forma, o projeto de extensão tem contribuído para a promoção à saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos atendidos, favorecendo o cuidado integral e ampliando o acesso ao serviço, fortalecendo a saúde da criança na região do Seridó Potiguar. 15 REFERÊNCIAS BROOKES, A.; BOWLEY, D. M. Tongue tie: the evidence for frenotomy. Early human development, v. 90, n. 11, p. 765-768, 2014. BRASIL. Presidência da República. Lei no 13002 de 20 de junho de 2014. Obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês [Internet]. Brasília, DF, 2014. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2020. CAMPOS, P. R. J. et al. 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