EMCM - Artigos publicados em periódicos
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Navegando EMCM - Artigos publicados em periódicos por Autor "Almeida, Adriana Monteiro de"
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Artigo Um laboratório a céu aberto: educação para biodiversidade na formação em nutrição com uso do método da aprendizagem baseada em hortas(Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2021-05-27) Mota, Ana Carolina Costa Campos; Gomes,Ana Francisca Teixeira; Porciúncula, Laura Brito; Chaves, Viviany Moura; Almeida, Adriana Monteiro de; Jorge, Thiago Perez; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-5503-0096; https://orcid.org/0000-0003-1265-0089; https://orcid.org/0000-0002-9654-7152; https://orcid.org/0000-0001-5447-8593; https://orcid.org/0000-0002-0375-8613; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285No campo da nutrição, há uma demanda crescente por recursos humanos com capacidade para promover dietas sustentáveis. A ciência da nutrição, no entanto, enfrenta desafios que limitam sua capacidade de criar uma força de trabalho adequada para responder a essa demanda. A falta de conhecimento sobre biodiversidade, central para as dietas sustentáveis, é uma delas. Essa deficiência é parcialmente causada por tradições fragmentadas de pensamento – social, ambiental e biológico – na área. Argumentamos que a educação para biodiversidade, com o apoio do método de Aprendizagem Baseada em Hortas (ABH), podem ajudar a abordar esse limite. O estudo é um relato de experiência de professores e alunos envolvidos em um laboratório horta em um curso de nutrição de uma universidade pública do nordeste do Brasil. Descrevemos o histórico, o design e a metodologia de trabalho do laboratório, focada no tema de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Apresentamos exemplos da aplicação do método a partir de experiências com plantas estudadas em 2019.O uso do método ABH proporcionou oportunidades para ação objetivando o enfrentamento dos desafios apresentados pela educação para biodiversidade: discussão sobre a formação dos professores, institucionalização do laboratório, inclusão de um curso sobre Sistemas alimentares sustentáveis no currículo, trabalho com uma equipe multiprofissional, fortalecimento dos laços comunitários e adaptação de ferramentas para contextos transculturais. Nessas ações, abordamos sistematicamente o conhecimento sobre taxonomia, filogenia, ecossistemas e diversidade cultural. A escassez de literatura sobre o assunto limitou nossa capacidade de analisar nosso trabalho dentro de um quadro prévio de referências. Esperamos que nosso relato possa incentivar iniciativas semelhantes, orientando o uso do método. Em pesquisas futuras, pretendemos medir o impacto dessas estratégias no desenvolvimento de competências para trabalho com a biodiversidade na formação em nutrição