Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais por Autor "alineguimaraes@hotmail.com"
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Tese 1930, a Paraíba e o inconsciente político da revolução: a narrativa como ato socialmente simbólico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Bezerra, Dinarte Varela; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; Zaidan Filho, Michel; ; http://lattes.cnpq.br/4235585448589376; Musse, Ricardo; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comEste trabalho argumenta em defesa do inconsciente político da Revolução de 1930, tese que, necessariamente, passa pela relação que sociedade paraibana mantém com esse seu passado e como este passado através da narrativização alcança na atualidade a liberação de uma verdade reprimida e oculta. E mais, como a parcialidade ideológica gerou o ressentimento político sob a forma do pensar dos adversários na perspectiva do bem e do mal, revelando a contradição social insolúvel da revolução. Esse processo abrange as variadas formas de narrativas, dos produtos da cultura de massa à produção literária, e sob a perspectiva metodológica apontada por Fredric Jameson, todos os textos literários ou culturais podem e devem ser lidos como resoluções simbólicas de verdadeiras contradições políticas e sociais. No caso da Paraíba, teremos resoluções que visam a verdade sobre: os motivos que causaram a morte de João Pessoa, a adulteração e publicidade da correspondência amorosa entre João Dantas e Anayde Beiriz, o oficialmente declarado suicídio de João Dantas o homem que assassinou João Pessoa; acontecimentos esses que relacionam a Paraíba à Revolução de 1930Dissertação A (anti)pedagogia da nota na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-24) Lopes, Sérgio Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1950611302869986; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Krutzen, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia; ; http://lattes.cnpq.br/6792910059997151Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca da (anti) pedagogia da nota como prática escolar, a partir da inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que a mesma sofreu ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa são: investigar, dentro de um contexto escolar definido, as representações em torno da nota; analisar os fatores que contribuem para a construção de uma cultura escolar cuja preocupação primeira é a nota; e revelar a ocorrência desse fato em uma escola pública de ensino médio na cidade de Natal. Quanto aos procedimentos metodológicos, privilegia-se o estudo de caso, por ser considerdo o mais adequado para apreender a (anti) pedagogia da nota na escola. Entende-se que, por meio desse procedimento, se torna possível retratar a realidade escolar, desvelando ações e práticas pedagógicas que continuam centradas na figura do professor. O corpus empírico da pesquisa é constituído por dados colhidos em uma escola pública do ensino médio, a partir de observações em sala de aula e conversas abertas com professores e alunos. O trabalho comporta também a apreciação de estudo de caso, no qual ocorre propriamente o desenvolvimento da problemática em questão. As análises realizadas utilizam categorias abstraídas da leitura/estudo do material coletado e as representações que circulavam no discurso dos professores e dos alunosTese Assistência a mulher com câncer de mama em um cenro de referência no Estado da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-27) Santos, Joselito; ; GICO, V. V.; ; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Barros, Denise Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6607056840278610; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471Estuda-se a assistência a mulheres com câncer de mama, em um Centro de Referência da Paraíba, indagando-se como se dá a assistência em oncologia, oferecida por um Hospital- Escola, que o mantém através do Sistema Único de Saúde (SUS). O câncer de mama exige organização institucional, provimento de recursos materiais, humanos e financeiros, demandando ao sistema de saúde assistência eficiente e com novas tecnologias que possibilitem o acesso da população aos serviços médicos especializados, mas nem sempre consegue garantir esses serviços, nem os direitos que a legislação conferiu à população, inibindo a adequada relação entre sistema de saúde, profissional e paciente. Discute-se o tema em uma visão transdisciplinar do conhecimento, tendo como referencial teórico aportes de autores clássicos e contemporâneos das ciências humanas e sociais em saúde e, como estratégia de pesquisa empírica, a entrevista estruturada. Delimitaram-se como objetivos: identificar como é realizada a assistência a mulheres com câncer de mama em um Centro de Referência em Cancerologia, no município de Campina Grande, PB, identificando suas dificuldades e satisfação com a assistência recebida; elaborar o perfil das mulheres com câncer de mama assistidas nesse Centro; conhecer seus antecedentes ginecológicos e obstetrícios, estilos de vida, faixa etária e estágio da doença quando iniciou o tratamento; verificar seus conhecimentos acerca dos seus direitos e quais os benefícios recebidos. A maioria das mulheres encontrava-se na faixa etária entre 40 e 59 anos (63,1 %), correspondente à faixa de risco para desenvolvimento do câncer de mama. Quanto à ocupação, 38,3 % eram do lar e 30,1 % aposentadas, cuja renda familiar se concentrava entre aquelas que ganhavam menos de um salário e um salário mínimo (58,2 %). Essa população era constituída em sua maioria por mulheres casadas (60,2 %), com nível de escolaridade mais frequente no ensino fundamental incompleto (27,6 %) e fundamental completo (24,1 %), perfazendo um total de 51,6 %. Constatou-se que a maioria das mulheres mostrou-se satisfeita com a assistência recebida, observando-se que um mínimo de cuidado lhes foi suficiente para definir essa satisfação, embora se perceba que o acesso ao sistema de saúde não garante as condições ideais para a atenção de que necessitam; constatase que a disponibilidade de serviços e de atendimento é vista (na cultura local) como favor e não como direito. Observa-se ainda que apenas 30 % das mulheres mencionaram conhecer os seus direitos, sendo os mais citados o auxílio doença (13 %), o medicamento (13 %) e o tratamento (12 %), que se apresentam como a tríade mais importante para o enfrentamento da doença, e em torno dos quais mais se foca a assistência às mulheres no âmbito da assistência oncológica. Conclui-se que a condição de mínimo existencial das usuárias de uma unidade pública de saúde e a condição de pertencimento a um baixo estrato social foram variáveis que influenciaram a satisfação das entrevistadas com relação à assistência recebida, mas não se pode negar a importância do Centro de Referência para a assistência às mulheres com câncer de mama para toda a região, bem como a necessidade de se ampliar o olhar em torno da política de assistência oncológica no âmbito localDissertação Bandas de música, escolas de vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-28) Lima, Ronaldo Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comA dissertação tem como foco a compreensão do percurso da aprendizagem musical de crianças e jovens em duas filarmônicas atuantes na região do sertão do Seridó norte-rio-grandense: a Filarmônica Hermann Gmeiner, do Projeto Aldeias Infantis SOS, de Caicó, e a Filarmônica 24 de outubro, de Cruzeta. Destaca-se a relação singular entre o mestre da banda e seus alunos, com base na interação permanente entre tradição, criatividade e mudança, que decorrem de uma formação partilhada. A idéia que une o trabalho dessas duas comunidades é a aposta na formação do indivíduo como ser complexo, não apenas reduzido ao aprendizado de um instrumento musical, mas inserido num processo educacional capaz de facilitar o desvelamento de si, do outro e da sociedade. A história e o percurso da formação musical dessas duas experiências são tecidos com base em entrevistas semi-estruturadas com os mestres das bandas, aprendizes e pessoas dos dois municípios. Da leitura de fotografias das bandas também se constrói a história. A perspectiva teórico-social se pauta na idéia de complexidade tal como expressa Edgar Morin. Para o autor, complexo é o que é tecido em conjunto; portanto é multidimensional, faz dialogar vários domínios e aspectos que incidem sobre um mesmo fenômeno. O complexo supõe sempre criatividade e a relação entre razão e afetividade dos sujeitosTese Barreiras de sobrevivência: angústias e dilemas de jovens infratores pós-institucionalização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-08) Evangelista, Dalmo de Oliveira; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; Matos, Aécio Marcos de Medeiros Gomes de; ; http://lattes.cnpq.br/6887946898491656; Prestes, Emília Maria da T.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781292A0; Lindozo, José Antonio Spinelli;O estudo analisa, criticamente, os efeitos das políticas públicas, executadas pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC/RN), junto aos adolescentes, de ambos os sexos, autores de atos infracionais, em cumprimento, por determinação judicial, da medida socioeducativa de internação , identificando as contradições que perpassam a compreensão e tratamento da questão. Objetiva investigar quais as chances que têm os jovens egressos, com passagem pelo Centro Educacional Pitimbu (CEDUC Pitimbu) e pelo Centro Educacional Pe. João Maria (CEDUC Pe. João Maria), de se tornarem sujeitos no exercício de sua cidadania. A metodologia adotada é a história oral de vida (MEIHY, 2005) dos jovens egressos das instituições referidas, no período 2002/2005, permitindo ao pesquisador o acesso aos sujeitos investigados, diretamente nos locais onde residem, na atualidade, e possibilitando a reconstituição de sua história de vida, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Os depoimentos dos jovens entrevistados foram agrupados e analisados a partir das seguintes categorias de análise: o egresso e a família, o egresso e a escola, o egresso e a comunidade, o egresso e o trabalho, o egresso e o CEDUC, o egresso e a vivência infracional. Os resultados sinalizam que, a despeito dos avanços na legislação brasileira para o setor, as ações promovidas por essas instituições, em geral, só têm produzido conseqüências inócuas e estigmatizadoras, evidenciando que, em essência, elas carregam no seu interior contradições que, no fundo, correspondem aos interesses do sistema dominante e de uma sociedade que, utilizando mecanismos de política social, ainda privilegia o controle e a repressão. E, assim, enquanto essas ações permanecerem incapazes de produzir alterações significativas nas condições de existência dos jovens que cumprirem medida socioeducativa privativa de liberdade, é possível afirmar que são mínimas as chances de eles se tornarem sujeitos autônomos, numa sociedade que, preferindo a sua punição, lhes nega, obstinadamente, acesso aos seus direitos básicos. Na abordagem teórica, o pesquisador dialoga com autores como Foucault, Goffman, Bourdieu, Offe, Bauman, Boaventura Santos, Takeuti, Germano, Ariès, Wacquant, entre outros. Palavras-chave: Adolescentes infratores. Medidas socioeducativasDissertação Os batistas regulares e as armadilhas históricas do iluminismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-30) Silva, Francisco Jean Carlos da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220478E4; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comTomando como campo de pesquisa as Igrejas Batistas Regulares do Norte, o trabalho procura contribuir para uma nova visão mais acurada do quadro da religiosidade protestante brasileira. Instaladas desde 1938, as Igrejas Batistas Regulares têm representado e produz seu discurso através de suas 58 igrejas espalhadas pelo estado, além de contar com uma E0scola Teológica, dois Acampamentos, uma Associação (AIBRERN) e uma Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas (CAEDD). Uma reflexão sobre o substrato simbólico da espiritualidade do grupo acompanha a descrição externa de sua presença no RN. Entendemos que os Batistas Regulares representam mais uma tradução de um discurso religioso da modernidade e que seu enfoque é a herança de um fundamento cristão pautado pelo racionalismo iluminista. Assim, observamos esse agrupamento procurando encontrar em suas doutrinas, práticas e regras de condutas, uma demonstração de que o espírito da pós-modernidade desafia o grupo a uma nova dinâmica no modelo conservador de sua espiritualidadeDissertação Bioética e biodireito: interfaces e confluências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Lima, Walber Cunha; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/2090309818608444; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471Aborda-se o desenvolvimento da tecnociência em tempos de globalização transnacional e evidencia-se a vulnerabilidade do discurso de progresso social, podendo este ser substituído pela evidencia de risco social ante a artificialização da natureza e da humanidade, o que demanda respostas ético-jurídicas a partir de acontecimentos que impõem a necessidade de um controle ético nas pesquisas biotecnológicas envolvendo seres humanos, fazendo emergir a Bioética e o Biodireito enquanto campos do conhecimento. Estuda-se o tema a partir de uma perspectiva transdisciplinar, em busca de uma dimensão dinâmica na interpretação dos dados da pesquisa religando as Ciências Sociais às Ciências Jurídicas (Biodireito) e à Filosofia (Bioética), com vistas a obter respostas à problemática formulada. Delimita-se como objetivo examinar as interfaces entre o Biodireito e a Bioética, de forma a observar as confluências dessas áreas do saber. Considera-se o Biodireito como um novo ramo jurídico oriundo da transição paradigmática do Direito e indaga-se como ele se posicionará frente às questões decorrentes das transformações sociais provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que coloca em risco o ser humano e a sociedade. Conclui-se que a relação entre o Biodireito e a Bioética é recursiva e indissociável e contribuiu para o despensar do modelo jurídico tradicional de visão linear/reducionista permitindo que as certezas sejam substituídas pelas possibilidades , o que vem possibilitar ao Biodireito enfrentar as questões provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que violam física e moralmente a pessoa humana. Observa-se, assim, que o Biodireito é impulsionado e auxiliado pelas reflexões bioéticas e se posiciona frente aos dilemas provocados pela biotecnologia criando, interpretando e aplicando normas coercitivas que visem proteger o ser humano, sua descendência e a sociedadeTese Brincar, atividade humana e ferramenta pedagógica no contexto escolar da região metropolitana de natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Estácio, Mércia Maria de Santi; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140; Silva, Lenina Lopes Soares;Versa esta tese sobre o uso de ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Natal (RMN), contribuindo para o ensino e a aprendizagem dos alunos da educação básica nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Partimos do pressuposto de que o brincar seja uma atividade/necessidade humana, implicando, portanto, no desenvolvimento adequado das crianças nos aspectos físico, psíquico, biológico, cultural, social e histórico. Consideramos a mediação exercida pelo professor em sala de aula, bem como a afetividade existente entre docente e discente, condições sine qua non para que o processo de ensino e de aprendizagem se concretize. Em termos teóricos, colaboraram os seguintes autores: Paulo Freire, com sua visão dialógica; Lev S. Vygotsky, que afirma que aprendemos e por isso nos desenvolvemos; Pierre Bourdieu e o seu conceito de habitus, compreendido como algo incorporado e, como tal, processual, e do capital cultural que precisa ser alimentado e (re)significado na escola; Luiz Pereira, Bernard Lahire e Gilles Brougère, além de outros autores que trouxeram suas contribuições teóricas. O campo empírico da pesquisa foi composto pela Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, e da Escola Municipal José Horácio de Góis, localizada na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal (RMN). Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação-colaborativa como possibilidade de participação efetiva dos sujeitos da pesquisa, imputando-lhes voz e atuação no processo, e não apenas considerando-os como observadores. Os resultados encontrados sinalizam a eficácia das ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico para a aprendizagem dos alunos, mas que por si só não são capazes de resolver todos os problemas da escola. Assim, outros encaminhamentos precisam ser assegurados, como o planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola e na sala de aula, orientação pedagógica sistematizada para o corpo docente, participação/envolvimento da família na vida escolar dos alunos, dentre outras ações que necessitam ser ponderadas para que a educação cumpra seu papel e promova a emancipação do sujeito, pois, na perspectiva libertadora freiriana, a leitura de mundo precede a leitura da palavra"Dissertação O choque das culturas da ordem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-14) Santos, Rosa Carmen de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/3305171467552753; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Bezerra, Dinarte Varela;Ao longo da história brasileira, o emprego das forças coercitivas governamentais tem gerado, em certos aspectos, um profundo distanciamento entre a Polícia Militar e a sociedade. Pois, durante séculos, a ações policiais têm evidenciado os interesses governamentais, desprezando-se a propiciação do bem estar social e do interesse público. Todavia, recentemente, com a abertura democrática brasileira e uma busca crescente pela fortificação dos direitos dos cidadãos, ares de renovação começam a atingir o trabalho policial militar e, consequentemente, os paradigmas que regem o processo formativo desses profissionais. Assim, este trabalho se volta à análise da crise de sentido enfrentada pelos policiais militares em formação, diante do choque das culturas da ordem, ao confrontarem o militarismo tradicionalista e autoritário e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional mais humanizada. Diante da complexidade desse tema, julgou-se pertinente a utilização, não apenas de um vasto arcabouço teórico, mas, também se buscou subsídios em uma extensa pesquisa de campo, a qual forneceu um precioso arsenal de informações qualitativas, colhidas das percepções dos cadetes. Como resultado deste estudo teve-se a comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que os oficiais policiais militares em formação na Paraíba têm dificuldade em lidar com o momento de transição social, marcado pela busca da consolidação da democracia, pelo qual atravessa o país. Com base no que foi averiguado, chegou-se ao entendimento que esses policiais militares ainda têm bastante presente, no seu processo ensino-aprendizagem, a dialética existente entre um militarismo tradicionalista e autoritário, fortemente arraigado, e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional democrática, ética e humanizadaTese O compromisso político do serviço prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-28) Costa, Silvana Medeiros; Beaugrand, Eleonora Bezerra de Melo Tinoco; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787141J1; ; http://lattes.cnpq.br/0674715665942990; Nascimento, Maria de Fátima Melo do; ; http://lattes.cnpq.br/1186968921533068; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Soares, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/3715441120385015; Lindozo, José Antonio Spinelli;Neste trabalho analisamos o compromisso político do serviço social prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa. A Fundação é uma instituição privada de interesse público que presta um serviço social para populações de baixo poder aquisitivo em todo o Brasil. A Fundação é uma das mais antigas iniciativas empresariais no ramo do que hoje se denomina Responsabilidade Social Empresarial. Esta tese elege como marco teórico o pensamento de autores que problematizam o compromisso político dos empresários que atualmente investem em ações sociais. Parte do pressuposto de que os empresários socialmente responsáveis devem nortear seus investimentos pelos princípios da democracia social, para que todos desfrutem da liberdade social dos cidadãos, pela garantia dos direitos e a formação política dos atores sociais. Metodologicamente fizemos uso da análise documental, adotando uma abordagem qualitativa para analisar o Projeto Pedagógico da Fundação, e da fenomenologia para analisar o perfil social dos seus alunos. A análise do Projeto Pedagógico, bem como da postura dos alunos frente à vida, revela que a Fundação Bradesco está comprometida com a eficácia social de seus educandos. A proposta educativa da organização contempla os elementos necessários à formação dos jovens para a cidadania participativa. Os depoimentos dos jovens revelam que eles desenvolveram a identidade de projeto, tornando-se capazes de participar do processo de transformação política de nosso tempo. Os resultados encontrados indicam que a Fundação Bradesco garante alguns dos direitos sociais básicos para o desenvolvimento saudável das crianças que lá estudam, e uma educação de qualidade em que são contempladas formação técnica e políticaTese Da compreensão novas viagens de Gulliver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Knobbe, Margarida Maria; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2Tendo como operador cognitivo o livro As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, a tese, escrita no formato de um diário de bordo, vai desvendando pistas para uma arqueologia da compreensão, além de problematizar as interconexões entre comunicação e compreensão no atual processo de planetarização. Em seguida, realiza alguns ensaios que problematizam a ética, a ciência e a condição humana, sob inspiração do Parlamento das Coisas, sugerido por Bruno Latour, onde estão presentes, simetricamente, as ciências, os cientistas, as políticas, as naturezas, as culturas e as sociedades. Para tal aventura, são agenciadas idéias de pensadores de diversas áreas do conhecimento, como Edgar Morin, Henri Atlan, HansGeorg Gadamer, Isabelle Stengers, David Bohm, Maria da Conceição de Almeida, Cremilda Medina, María Zambrano, Michel Serres, Boris Cyrulnik, entre outros. Letras de música, registros literários e cinematográficos servem de pontos de apoio para a contextualização da narrativa dessa viagem que comporta não somente a compreensão da complexidade do ser humano, mas também a compreensão das condições em que são forjadas as mentalidades e praticadas as ações. Assim, toda compreensão é uma viagem sem fim: chega a alguns portos, se reabastece e volta a partir. Toda compreensão é pontual, parcial, provisória, lacunar e inacabadaDissertação Democracia Possível: espaços institucionais, participação social e cultura política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-04-26) Guimarães, Aline Amorim Melgaço; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764709P6; Mutzenberg, Remo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Lindozo, José Antonio Spinelli;O presente trabalho pretende refletir teoricamente a respeito do processo de reconstrução da democracia que podemos observar no país, a partir, inicialmente, do processo de abertura política que tem início no governo Geisel em 1974, prolongando-se com o primeiro presidente civil em 1985, pela Constituinte de 1986 e pela promulgação da Constituição de 1988. Interessa ao trabalho analisar que a Constituição de 1988 inaugura o momento em que a democracia começa se reconstruir no país, e esta reconstrução se dá de modo inovador, ao prever a inserção da sociedade civil na deliberação das políticas públicas, com a criação de espaços de gestão compartilhada entre os executivos federal, estadual e municipal, e à sociedade civil, nos conselhos gestores federais, estaduais e municipais. Neste sentido, o trabalho tem como preocupação focalizar o processo de abertura à participação da sociedade civil que ocorre com a criação dos conselhos gestores municipais de políticas públicas. Trata-se de investigar o formato em que, na prática, as relações estabelecidas nesses espaços híbridos possam ser consideradas, enquanto democráticas, inclusivas e promotoras de uma participação efetiva, analisando tendências, dando ênfase às regularidades e algumas das especificidades encontradas nos formatos de participação, que se tem observado nestes conselhos. A fim de realizar o exercício de compreensão a respeito da democracia que se coloca em construção no país, toma-se como objeto de estudo, a análise das relações estabelecidas entre sociedade civil e executivo local, nos conselhos gestores municipais obrigatórios, passando pelas tensões que envolvem instituições e práticas políticas, permeadas pela cultura política local. Parte-se de um breve balanço de dissertações produzidas a cerca do presente temaTese Dores e cores nas mal traçadas linhas dos devotos do Padre Cícero: as trocas linguísticas instauradas entre o discurso eclesial e o discurso epistolar dos romeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-26) Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/0676840745158263; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Silva, Irene de Araújo Van Den Berg; ; http://lattes.cnpq.br/6130987016963937; Mello, Beliza áurea de Arruda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0Este estudo ocupa-se em analisar as cartas que os devotos enviam para o patriarca religioso, padre Cícero, verificando como se constitui a relação das trocas linguísticas entre os romeiros e o padre Cícero através da emissão de cartas; e, entre a Igreja e os romeiros, através das homilias proferidas a esses devotos, focalizando os apelos ali contidos, para, a seguir, traçar um parâmetro entre as necessidades contidas nas cartas e o discurso religioso dos agentes eclesiais nas celebrações litúrgicas, tendo em vista a demanda social e religiosa do mercado em questão. Os nossos propósitos residiram em entender as causas que levam a produção das cartas pelos devotos, detendo-nos nas súplicas de intercessão ao padre Cícero. Por fim, verificar e compreender como se dá o processo de inter-relação entre o discurso escrito dos devotos e o discurso clerical, no que se refere ao atendimento dessa demanda, observando, sobretudo, o jogo de força nesse campo religioso, fundamentados nos postulados de Pierre Bourdieu (2008), ao conceber o ato comunicativo como trocas linguísticas, ultrapassando o caráter decifrável do signo e consequentemente do discurso, bem como da força interativa da letra e da voz defendida por Paul Zumthor (2010) e o discurso em Bakhtin (2006). Quanto à composição do corpus, foram determinadas, como universo de investigação, as cartas dos romeiros, enviadas ao padre Cícero, depositadas no seu próprio túmulo, como também na Igreja do Horto em Juazeiro do Norte-CE; além das pregações religiosas destinadas aos romeiros, no decorrer das missas em tempo de romariaDissertação Educação para a cidadania e ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Costa, Ana Maria Morais; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167O presente trabalho discute a Educação para a Cidadania no Ensino Superior, destacando os desafios e as potencialidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de pautar sua ação política e pedagógica conforme as exigências da atual política educacional para esse nível de ensino. Analisa a relação desta com a Educação Básica a partir do estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, discutindo a educação para a cidadania e a formação cidadã dos futuros professores da educação básica em consonância com a LDB 9.394/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para os cursos de licenciatura e ainda programas e políticas de orientação para a educação superior que resultaram de conquistas dos movimentos sociais e são propostas por meio das secretarias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESu). A reflexão insere o estudo de tais temáticas no eixo de temas emergentes que pautam o debate educacional, sobretudo na América Latina, e os desafios das universidades que atuam em contexto de periferia na desconstrução da dominação simbólica do colonialismo cultural e construção da globalização alternativa e contra-hegemônica à globalização neoliberal. O estudo evidencia que a ideia de cidadania na sociabilidade contemporânea apresenta uma dubiedade política consequente dos processos de globalização crescente, sendo necessário que a perspectiva de educação para a cidadania adotada na formação dos profissionais do ensino e da educação básica seja repolitizada a partir da noção de cidadania coletiva e multicultural apoiada nos princípios de democracia e justiça social, construída nas interfaces da educação escolar e práticas educativas no entorno social e nos espaços políticos de organização e mobilização coletiva em torno das conquistas pelos direitos civis, sociais, políticos e culturais, e a inclusão de temas e valores emergentes na educação que, interligados e interdependentes, garantem sua efetivaçãoTese Eloy de Souza: uma interpretação sobre o nordeste e os dilemas das secas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-07) Filgueira, Maria Conceição Maciel; Lindozo, José Antonio Spinelli; http://lattes.cnpq.br/9350730732828072; Germano, José Willington; alineguimaraes@hotmail.com; Araujo, Douglas; http://lattes.cnpq.br/7540457939728581; Mendes, Benedito Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/1770891942535885Estuda-se o pensamento de Eloy de Souza (1873-1959), que deixou uma produção intelectual significativa no âmbito jornalístico, cultural e político sobre o Nordeste e os dilemas das secas. Através do método de análise de conteúdo, investiga-se o discurso jornalístico e literário, buscando compreender a elaboração e/ou reiteração de categorias, de representações e de valores; verifica-se como se deu a constituição do pensamento político e quais as principais vertentes; analisa-se o discurso parlamentar, presente em intervenções no plenário, participação em comissões e em projetos, particularmente na área temática das secas. Constata-se que sua obra é construída numa perspectiva política e ideológica inserindo interesses daburguesia latifundiária e comercial nordestina e dos seus estratos políticos, no interior do bloco histórico de poder agrário-industrial que tem como foco de irradiação a "região" do café representada politicamente pelas oligarquias paulista e mineira. Nesse sentido, emergem duas categorias cruciais: assecas e o sertanejo, como a síntese do homem nordestino e brasileiro, com sua capacidade de resistência e adaptação e esforço criador num ambiente adverso, que Eloy de Souza passou a inserir no discurso político. Porém, a visão que passa do sertanejo sofredor , expressa idealização de um estilo de vida que corresponde a uma dominação tradicional, a qual pretende que seja reproduzida. Embora buscasse a solução para a seca através da modernização da economia mediante a adoção de métodos avançados como a irrigação, sua preocupação voltava-se para a conservação da hegemonia política econômica e cultural dessa elite. Assim, a inquietação com o processo de integração dos setores subalternos, justifica seu discurso consensual, harmônico como intelectual orgânico da burguesia agrário comercial, do Nordeste brasileiroTese Os embates entre ciência e política na experiência parlamentar de Josué de Castro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-28) Menezes, Anna Waleska Nobre Cunha de; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; http://lattes.cnpq.br/9758999039290724; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Soares, José Arlindo; ; http://lattes.cnpq.br/1285985672724279; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6Este estudo se propôs conhecer como Josué de Castro, nos dois mandatos de deputado federal, participou do debate político-ideológico brasileiro da década de 1950. Para Isso, pesquisou os 61 discursos proferidos no plenário da Câmara dos Deputados e seus 14 projetos, analisando-os enquanto documentos históricos que relatam uma experiência, categoria central que possibilita o amálgama entre o sujeito e sua época, na qual irrompem as possibilidades de constituição de novas práticas sociais. Unidade entre ação e reflexão, a experiência de Castro no parlamento brasileiro se deu com base em um fluxo anterior de experiências no campo político-institucional e científico. Juntamente com sua trajetória pessoal, o cenário político intelectual da época foi outra variável considerada no primeiro capítulo deste trabalho. No segundo capítulo fez-se uma análise dos 32 discursos e projetos do primeiro mandato de Josué de Castro, agrupando-os por afinidades temáticas. Os 43 referentes ao segundo mandato foram discutidos no terceiro capítulo, restado às considerações finais responder os objetivos da pesquisa: Quais os principais interlocutores? Quais os seus posicionamentos políticos? Quais os pontos de ruptura e continuidade na sua trajetória política? Josué de Castro falava para o Estado brasileiro, diretamente para o presidente, alguns ministros e para a SUDENE, a ONU aparece de modo indireto, por meio do relato de suas participações. O seu posicionamento político foi de um nacional-desenvolvimentista que abraçou as causas da autodeterminação dos povos, antiimperialismo, Reforma Agrária e planejamento regional, fortemente inspirado, por Celso Furtado e San Tiago Dantas. Muitas vezes Castro mesclava terminologias marxistas com liberais, apoiando-se em diversas matrizes ideológicas para sustentar sua luta maior de combate à fomeDissertação Encurtando distâncias: uma experiência de formação de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Silva, Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6909662362792913; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167A educação a distância (EAD) tem sido uma realidade na formação de professores através da oferta de diversos cursos de licenciaturas por todo o Brasil, possibilitando o crescimento de ingressantes ao ensino superior por estudantes de regiões mais afastadas das grandes capitais. A essa modalidade atribui-se um valor social ao tempo que possibilita a democratização do ensino por meio da inclusão à cidadania. A vida dos alunos do interior, que almejam a formação superior na área docente, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida de 76 alunos, desde o período em que realizaram o ingresso à universidade até a obtenção do nível superior através da EAD, uma modalidade de grande valor social. O estudo reflete sobre o ensino superior no contexto da globalização, a importância da ação dessa modalidade de ensino e a manifestação dela por meio do curso de Letras Português/ Espanhol na formação desses 76 professores, assim como a visão dos alunos que participaram desta formação, especialmente na interpretação das etapas vividas no curso através da análise dos memoriais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Porto da Folha, localizado a 190 km da capital Aracaju, onde os alunos cursaram Letras Português/ Espanhol na modalidade EAD. O acesso ao curso se deu através da parceria entre a Universidade Tiradentes (UNIT) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que financiou 100% do curso para os alunos. Por meio da investigação in loco, documental, bibliográfica e dos memoriais, se desenvolveram as observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, e se procurou conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos alunos e os temas abordados nesta pesquisa. Com isso dá-se visibilidade da contribuição da EAD, como forma de democratização e emancipação social de cidadãos de regiões distantes, como no sertão de Porto da Folha, a qual pode ajudar a compreender e valorizar a inclusão à diversidade a partir dos saberes construídos nessa experiênciaDissertação Entre a vida e a obra: música e religião em Max Weber(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Costa, Joicy Suely Galvão da; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/1448424746723079; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Silva, Lenina Lopes Soares;Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre música e religião na vida e obra de Max Weber, em uma perspectiva que alia suas produções intelectuais em Sociologia, nos subcampos da religião e da arte. Desenvolvemos a investigação revisitando o conceito de racionalização, presente no pensamento weberiano, discutindo também de que modo a música e a religião, enquanto esferas distintas da vida, protagonizam conflitos e alianças e constroem atitudes particulares de ação no mundo, tendo o surgimento de uma racionalidade baseada no cálculo uma posição central para compreender a construção da técnica musical no Ocidente e a autonomização do gozo estético do gozo religioso, anteriormente vinculados. No que concerne ao procedimento de análise, construímos uma cartografia simbólica, conforme Santos (2000), de obras selecionadas de Max Weber, como Rejeições religiosas do mundo e suas direções (1982), entre outras. Com a atividade, identificamos aproximações e distanciamentos entre música e religião no pensamento desse autor. Consideramos que as dimensões estudadas encontram importância nas análises weberianas da constituição da sociedade moderna e seu sistema cultural, apresentando dois enfoques distintos do problema da racionalização do ocidenteTese Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-26) Alves, Antônio André; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/8263951184042849; Silva, Gustavo de Castro da; ; http://lattes.cnpq.br/8544052996023384; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Tavares, Otávio Augusto de Araújo;Este trabalho objetiva demonstrar que o Princípio esperança, sistema filosófico arquitetado pelo pensador alemão Ernst Bloch, no qual a esperança assume caráter ontológico, oferece suporte cognitivo que possibilita a superação do vazio imposto pelo niilismo na atualidade, principalmente no campo da educação. Mas, enquanto oferece suporte cognitivo, por sua vez também não deixa de apresentar uma carência suprida por uma proposta educacional que se alicerça em um ainda-não-ser consciente. Uma educação voltada para a esperança tem como imprescindíveis esses quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos e, sobretudo, a se arrojar nos mares da incerteza. Em tempos nos quais a escola é uma transmissora de certezas, em detrimento das incertezas, a educação não pode ver sepultada a noção do imprevisível e do imensurável, tampouco da necessidade de buscar meios que possibilitam melhor entendimento dos aspectos relacionados ao ainda-não-ser. Os elementos teórico-metodológicos utilizados traçam um corpus através de um processo interativo no qual camadas adicionais de textos são submetidas à análiseTese Escrever o movimento: o cinema itinerante como reinvenção de uma estética do viver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-11) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; González, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; Knobbe, Margarida Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654A tese parte do pressuposto de que o cinema oferece a imensa capacidade de entrelaçar de forma complexa realidade e imaginação. Com isso, sugerimos que, tal qual uma "escola de vida", conforme acepção de Edgar Morin (2003), o cinema, por meio de suas produções e exibições, pode ser capaz de operar um movimento de reinvenção de uma estética do viver no espaço do improvável. Daí surge a pergunta: como um fenômeno artístico, estético e imagético pode realizar tal movimento? Tomando por base o roteiro de vida do personagem da vida real José Isaias de Lucena Filho, mais conhecido por Zezeco, encontramos pistas dessa reinvenção. Morador de uma pequena cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte chamada Ouro Branco, na década de 1960, deslocou-se para o centro-sul do Brasil e retornou a seu lugar de partida, trazendo consigo a ideia de trabalhar projetando filmes. De maneira singular e plural, esse sujeito assumiu o risco e a incerteza de afrontar determinismos sociais, climáticos e culturais para propor novas simbolizações por meio do cinema itinerante. A presença da sétima arte em pequenas cidades de hábitos rurais marcadas pela miséria, fome, descaso, coronelismo político e intempéries climáticas, alterou cenários, atualizou mitos e proporcionou novas interações entre os sujeitos. Zezeco entrou nas cifras do êxodo rural e migrou para o Rio de Janeiro, mas seu êxodo foi cinematográfico, porque serviu de base para a inserção de efeitos especiais fantásticos e poéticos em roteiros de vidas imersas no trivial e no contingente. Tal qual um cinematógrafo vivo, capturou o cenário cultural efervescente do Rio de Janeiro e o projetou na pequena Ouro Branco e em outras cidades do interior do Rio Grande do Norte e Paraíba. Atribuiu, assim, um novo uso à vida de seu lugar de partida e de retorno. Atuou na ambiguidade, ambivalência e complexidade entre o sapiens e o demens; real e imaginário; prosa e poesia da vida; razão e paixão; racional e simbólico; lógico e mítico. O escopo da pesquisa contempla entrevistas, memória, registros manuscritos e fotografias de acervo particular de moradores da cidade de Ouro Branco-RN. Como referenciais teóricos principais, nos valemos das obras de Edgar Morin sobre cinema e de outros autores, como Giorgio Agamben e Maria da Conceição de Almeida, que esgarçam a compreensão sobre o entrelaçamento de realidade e imaginação, vida e ideias
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