Programa de Pós-Graduação em Psicologia
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11972
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia por Autor "06160531425"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Funções executivas e perfil comportamental e socioemocional de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Ferreira, Daniele Caroline Leôncio; Pires, Izabel Augusta Hazin; Garcia, Danielle Ferreira; 06160531425; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/8529190332569071; Cardoso, Caroline de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6514600499237798; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; Maia, Rodrigo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1734687878822841; Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1212503242593311A despeito do elevado número de casos de câncer infanto-juvenil, especialmente nos últimos 30 anos, o aprimoramento e eficácia das estratégias terapêuticas têm repercutido em melhoria no prognóstico e no aumento significativo dos índices de sobrevida dessa população. Porém, no caso dos tumores de fossa posterior, é evidente a expressão de sequelas cognitivas, comportamentais e socioemocionais que impactam o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dessas crianças. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as funções executivas e o perfil comportamental e socioemocional de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior. A pesquisa contempla dois estudos relativamente independentes: (1) Investigação da memória de trabalho de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior; e (2) Inibição, comportamento e habilidades socioemocionais de pacientes pediátricos sobreviventes de tumores de fossa posterior. 24 sujeitos sobreviventes de tumores de fossa posterior com idades entre seis e 16 anos compuseram o grupo clínico no estudo 1. No estudo dois, 18 crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior com idades entre seis e 16 anos constituíram o grupo clínico e 18 sujeitos saudáveis compuseram o grupo controle, pareados 1:1 em função do sexo, idade, tipo de escola e nível socioeconômico. Os participantes foram submetidos ao protocolo de avaliação neuropsicológica, com resultados analisados por ferramentas estatísticas descritivas e inferenciais e análise clínico-qualitativa. No estudo 1, crianças e adolescentes tratados com quimioterapia e radioterapia apresentaram prejuízos mais severos. Adicionalmente, os dados mostraram que crianças cujo o diagnóstico e tratamento de tumores de fossa posterior ocorreram antes dos 5 anos de idade, revelaram prejuizos mais acentuados na esfera verbal da memória de trabalho. No estudo 2, os resultados indicaram que sobreviventes pediátricos de tumores de fossa posterior apresentam alterações no componente inibitório, nas habilidades sociais, além da presença de problemas de comportamento. Prejuízos mais acentuados foram verificados no grupo submetido à neurocirurgia acrescida de terapia adjuvante, quando comparados ao grupo controle. Crianças e adolescentes submetidos ao tratamento radioterápico evidenciaram maior incidência de retraimento social/depressão, problemas com o contato social e fragilidade atencional. Espera-se oferecer melhor compreensão da natureza e extensão do impacto do diagnóstico e tratamento dos tumores de fossa posterior sobre o desenvolvimento cognitivo, comportamental e socioemocional dos participantes, que possam servir a profissionais de saúde, educação e familiares que os assistem. Portanto, pretende-se fornecer dados que subsidiem a proposição de tratamentos eficazes e menos danosos ao Sistema Nervoso Central e o desenvolvimento de programas de intervenção que minimizem os seus impactos adversos, garantindo a essas crianças a expressão plena de seu potencial de desenvolvimento.Tese A influência de fatores socioculturais e clínicos sobre o perfil cognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-06) Aragão, Laura Carolina Lemos; Pires, Izabel Augusta Hazin; Garcia, Danielle Ferreira; 06160531425; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/2483750227081155; Seabra, Alessandra Gotuzo; http://lattes.cnpq.br/7828325860191703; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; Lopes, Fivia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2583445528542625; Maia, Rodrigo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1734687878822841Os tumores de Sistema Nervoso Central são as neoplasias sólidas pediátricas mais comuns. A fossa posterior, notadamente o cerebelo, constitui a região de maior incidência, onde são mais frequentes os meduloblastomas e os astrocitomas pilocíticos. Meduloblastomas são tratados com neurocirurgia (NC), quimioterapia sistêmica (QT) e radioterapia crânio-espinal (RTX), enquanto os astrocitomas, em sua maioria, exigem exclusivamente NC. O alcance da sobrevida é obtido mediante sequelas sobre o desenvolvimento dos sobreviventes, associadas especialmente à neurotoxicidade do tratamento antineoplásico, ao qual são atribuídos danos à integridade da substância branca (SB). Distintos fatores se somam a este complexo mosaico, com destaque para os aspectos socioculturais, que de forma independente ou sobreposta, estruturam dialeticamente os processos de desenvolvimento. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influência de aspectos socioculturais e clínicos sobre o perfil cognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de Tumores de Fossa Posterior (TFP). A pesquisa foi subdividida em três estudos: 1) Influência da escolaridade materna sobre a capacidade intelectual em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 2) Investigação da memória em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 3) Lesões encefálicas na infância: Estudo de caso de tumor maligno na fossa posterior. Trinta e sete sujeitos entre seis e 16 anos compuseram o grupo clínico e 25 sujeitos, o grupo controle - participante apenas do estudo 2 -, pareados 1:1 segundo sexo, idade, tipo de escola e nível socioeconômico dos participantes do estudo 2. Foi realizada avaliação neuropsicológica com os participantes e os dados foram analisados através de ferramentas estatísticas descritivas e inferenciais. No estudo 1, verificou-se que o tipo de tratamento apresentou-se significativamente associado a funções cognitivas não verbais da capacidade intelectual, ao passo que a variável escolaridade materna associou-se a impactos em dimensões verbais. No estudo 2, verificou-se que o grupo clínico submetido apenas à NC apresentou prejuízos especialmente na memória operacional verbal, enquanto os impactos mnêmicos mais amplos estiveram relacionados ao grupo submetido às terapias antineoplásicas. Menores desempenhos na memória operacional foram identificados em crianças cujas mães apresentaram menor grau de escolaridade. No estudo 3, o perfil neuropsicológico da criança sobrevivente de meduloblastoma revelou prejuízos relativamente leves em se considerando os déficits cognitivos esperados para sujeitos tratados pelas terapias antineoplásicas. Os achados sugerem que as condições socioculturais que perpassaram o desenvolvimento da criança atuaram como fatores protetivos quanto à emergência de sequelas cognitivas mais graves. Assim, destaca-se a expressiva complexidade subjacente à manifestação dos perfis cognitivos apresentados por essa população e revela-se o papel central da variável escolaridade materna.