DSC - Departamento de Saúde Coletiva
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Navegando DSC - Departamento de Saúde Coletiva por Autor "Almeida Júnior, José Jailson de"
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Artigo Acupuntura no tratamento da paralisia facial periférica: uma revisão sistemática(Revista Cientifica de Enfermagem, 2020) Almeida Júnior, José Jailson de; Garcia, Lícia Regina Siqueira; Souza Neto, Henrique Affonso Oliveira; Garcia, Lígia Rejane SiqueiraA paralisia facial periférica é um distúrbio de instalação repentina, marcado pelo enfraquecimento dos músculos de um dos lados do rosto. Objetivo: revisar publicações científicas que demonstrem os efeitos e os resultados da utilização da acupuntura no tratamento da paralisia facial periférica. Realizou-se busca nas bases de dados Pubmed, Medline, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, resultando na seleção de cinco ensaios clínicos randomizados. A acupuntura demonstrou eficácia no alívio dos sintomas da doença: cefaléia, neuralgia do trigemio e dor retro-aurícular, além de melhorar a recuperação muscular e a qualidade de vida dos pacientes. Os ensaios clínicos não demostraram a eficácia da acupuntura em relação a outros tratamentos. A acupuntura é uma possibilidade de tratamento seguro em pacientes com Paralisia Facial Periférica, visto que não houve relato de eventos adversos graves nos estudos, e contribuiu satisfatoriamente para recuperação do nervo facial tanto na fase aguda quanto na fase tardia da doençaArtigo Adoecimento e morte por Covid-19 na enfermagem brasileira(2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Carlos, Djailson José DelgadoObjetivo: Identificar a incidência de adoecimento e de óbitos na enfermagem brasileira por COVID-19 baseados nos dados do observatório da enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, tendo como fonte dados do Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem. A coleta de dados considerou o acumulado de março de 2020 a julho de 2021, considerando variáveis como sexo, faixa etária, região geográfica, número de casos suspeitos, confirmados e número de óbitos. Resultados: O Brasil registrava, no período investigado, 30.643 profissionais de enfermagem com diagnóstico confirmado da SARS-CoV-2 e 800 vidas perdidas. A região norte é a com maior número de casos confirmados, de óbitos e a mais alta taxa de letalidade. O número de mortes é mais elevado no sexo feminino, especialmente na faixa etária de 51 a 60 anos. Entre os homens, ocorreram mais mortes na faixa de 41 a 50 anos. Os elevados números identificados demandaram importante discussão quantos às condições de trabalho destes profissionais durante a pandemia. Conclusão: A pandemia desvelou a necessidade do debate sobre a qualidade dos serviços assistenciais e condições de trabalho em saúde, pois quando precárias, podem também ser fonte de sofrimento físico e mental para o profissional de enfermagemArtigo Aprendizado sobre envelhecimento humano na ótica de discentes de enfermagem(Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Gomes, Shirleíze Mariane Pereira Santos e; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Lira, Jayara Mikarla de; Medeiros, Jocellem Alves deObjetivo:Analisar as perspectivas de discentes no ensino e aprendizado do processo de envelhecimento humanocom olhar a ação educadora.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Sendo constituída por três fases: identificação e seleção de discentes aptos a participar do estudo, entrevistas individuais com roteiro de questões e gravação de respostas e transcrição das falas e respostas na íntegra para agrupamento de pensamentos. Resultados:Foi observado o desenvolvimento do processo ensino e aprendizado em vários aspectos inerentes a esse fenômeno com base nos olhares e subjetividade dos discentes, categorizando classes com âmbitos institucionais, docente, discente e subjetivos ao aprendizado e trabalho profissional no processo de envelhecimento humano. Conclusão: No contexto da pesquisa tornou-se evidente as potencialidades e dificuldades presentes nos aspectos educacionais sobre o processo de envelhecimento a partir da perspectiva discente, proporcionando oportunidade para se compreender como se constitui esse processo de formação e atuação em enfermagemArtigo Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI(Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da SilvaO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorizaçãoArtigo Death and dying of newborns and children: relationships between nursing and family according to Travelbee(FapUNIFESP (SciELO), 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Medeiros, Jocellem Alves de; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos SantosObjetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com familiares de neonatos e crianças que se encontram no processo de morte e morrer. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, mediante entrevista semiestruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da teoria das Relações Interpessoais proposta por Travelbee. Resultados: Quatro categorias emergiram da análise: "Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias"; "Reações em meio à dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento"; "Comunicação de más notícias: desafios e estratégias"; "O peso do cuidar e do sofrer". Considerações finais: A assistência aos familiares pode ser estabelecida usando-se os princípios de Travelbee, pois oferecem aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto do processo de morte e morrerArtigo Dengue: manual de enfermagem(2014) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Meneses, Rejane Millions VianaO livro “Dengue: manual de enfermagem”, 2ª edição, é uma publicação do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria de Atenção à Saúde, do ano de 2013, com 64 páginas, disponível em www.saude.gov.br. A obra está dividida em três capítulos, que são: o primeiro, que traz uma breve introdução; o segundo, que relata o atendimento de enfermagem a pacientes com suspeita de dengue, envolvendo a classificação de risco, estadiamento clínico e assistência de enfermagem; e o terceiro, que menciona a questão da prevenção e as medidas decontrole da dengue, enaltecendo a importância da mobilização social e educação, controle do vetor “Ações integradas e intersetoriais”, promoção da integração dos agentes de combate às endemias na equipe de atenção básica, o monitoramento dos casos na atenção básica, vigilância epidemiológica e a assistência ao paciente com suspeita de dengue.Artigo Dengue: prevenção e controle pelas ondas do rádio(2014) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Araújo, Rayane Larissa Santos de; Brilhante, Magdalena Muryelle Silva; Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti eINTRODUÇÃO: a dengue é uma doença viral que vem tomando grandes proporções mundialmente por possuir características endêmicas e epidêmicas, se alastrando por todo o mundo e provocando grande impac-to na saúde pública. OBJETIVO: apresentar as ações desenvolvidas nas rádios AM e FM do Projeto de Extensão Vigilância Ambiental em Saúde: ações integradas de controle da dengue no município de Santa Cruz/RN. MATERIAL E MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experi-ências sobre ações realizadas nas emissoras de rádio AM e FM do município de Santa Cruz/RN. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as entrevistas tiveram boa repercussão, tendo em vista o público alcançado por meio das duas emissoras. CONCLUSÃO: acredita-se que o objetivo foi atingido, considerando que o programa de rádio proporciona um contato direto com o ouvinte, o que é reforçado com os apresentadores dos programas veicu-lados pelas emissorasArtigo Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional(FapUNIFESP (SciELO), 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny AmorimPretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUSArtigo O desenvolvimento do trabalho colaborativo durante a pandemia: o cenário mundial da atenção primária à saúde(Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Lemos, Daniel Carlos de; Guedes, Dimitri TaurinoIdentificar na literatura como se desenvolveu o trabalho colaborativo durante a pandemia da COVID-19 no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos:Revisão integrativa da literatura, com a finalidade de sintetizar resultados de estudos já realizados. Pesquisa realizada no PubMed, Portal CAPES e BVS, com os descritores; “primary health care”; “interprofessionality”; “COVID-19”, com o operador booleano “AND”. Setenta e nove artigos foram encontrados. Após leitura crítica, utilizando os critérios de exclusão, obtiveram-se 07 artigos. Resultados:Observa-se a notoriedade das práticas interprofissionais na APS no cenário mundial, demandando profissionais capacitados e que exerçam um trabalho colaborativo; foco centrado na comunidade; liderança e resolução de conflitos na equipe, consolidando a assistência prestada pela APS na pandemia. Observou-se a readaptação do serviço para atender a população, além das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde. Considerações Finais: Encontram-se algumas evidências capazes de ratificar a interprofissionalidade como ferramenta essencial à prática colaborativa, potencializando a APS nos diversos países, consolidando os sistemas e as redes de atenção à população e promovendo melhorias significativas na assistência. Este trabalho contribuirá para o desenvolvimento da sistematização do processo de trabalho interprofissional, melhorando a assistência prestada e favorecendo o bom funcionamento das unidades de saúde.Artigo Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência(2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane PereiraA educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveisArtigo Diálogos, interações e extensão universitária em escolas públicas no interior do Rio Grande do Norte: relato de experiência(Associação Brasileira da Rede Unida, 2019) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Clara Caroline dos Santos; Medeiros, Jocellem Alves de; Vieira, Henry Walber DantasO presente argo tem como objevo relatar as percepções de um projeto extensionista baseado na interação dialógica entre educandos e educadores da Rede Pública de Educação. As ações de extensão foram desenvolvidas com uso de círculos de cultura e prácas lúdicas para a discussão e reflexão da educação ambiental, da sustentabilidade e da saúde popular. Os resultados versam sobre o trabalho interprofissional entre discentes dos cursos de Enferma gem, Psi colog i a e Fisioterapia alcançando um olhar holísco sobre as necessidades da comunidade e favorecendo uma construção horizontal e dialógica do conhecimento junto aos parcipantes, respeitando os valores e saberes de cada um. Portanto, foi possível perceber a importância de realizar ações e x t e n s i o n i s t a s q u e p r o m o v a m o protagonismo da comunidade na construção do conhecimento em que a discussão do uso consciente da água, sustentabilidade e educação ambiental necessitam ser melhor abordadas na sociedade contemporânea, pois são necessário atudes para promover o desenvolvimento da consciência e da responsabilidade de cada um com o planeta, através de discussões que possam levar à transformação real do ambiente que cada um está inserido.Artigo Educação popular em saúde voltada para o público infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Pereira, Ayrlla Vytória; Silva, Emilly Lorrane Domingos da; Gomes, Augleynne Kaynnara PereiraA educação popular em saúde, idealizada pelo educador Paulo Freire, consiste em um formato de troca de experiências de caráter horizontal entre o educador e o educando, na qual todos os envolvidos têm uma participação ativa neste processo. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunas, frente a uma ação de extensão com alunos do ensino fundamental II da rede pública de ensino em Santa Cruz/RN. A ação ocorreu no dia 2 de dezembro de 2019, sendo abordado os assuntos de higiene pessoal e alimentação saudável de forma lúdica, buscando o melhor entendimento e participação por parte das crianças. Tal atividade contribuiu para a consolidação das discussões prévias, sendo de grande valia para o crescimento pessoal e acadêmico das discentes envolvidasArtigo Estratégias de educação em saúde às gestantes e puérperas no enfrentamento à pandemia de COVID-19(Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Lima, Juliana Romano de; Oliveira, Marcela Claudia de Paula; Lima, Kelita Mirelle Oliveira; Moura, Aline Kelly de; Macêdo, Vilma Costa deObjetivo: elencar as estratégias de educação em saúde voltadas às gestantes e puérperas no contexto da pandemia pelo COVID-19. Método: Revisão integrativa da literatura realizada através das Bases de dados da Medline, Cinahl e Lilacs utilizando o cruzamento dos descritores “Coronavirus infections”, “Health Education” e “Pregnant Women” e seus análogos em Português e Espanhol. O processo de seleção dos artigos considerou as recomendações da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Foram encontrados 402 artigos, dentre os quais sete abordaram o tema proposto e foram selecionados para compor a amostra final deste estudo. Resultados: A pandemia pelo COVID-19 impôs medidas de contenção de novos casos acarretando o isolamento social. Estas mudanças contribuíram para que as mídias se tornassem locais privilegiados de trocas de informações. Instituições de ensino e saúde e profissionais de saúde utilizaram-se das redes sociais (Instagram®, Facebook® e WhatsApp®), rádios e “lives” para divulgarem e abordarem temáticas relacionadas à gestação, puerpério e o novo coronavírus. Os principais temas abordados foram os cuidados com a amamentação, prevenção, fluxo de atendimento às gestantes e puérperas com COVID-19 e preparação para o parto. Conclusão: As mídias e redes sociais permitiram às gestantes e puérperas o acesso às informações seguras baseadas nas recentes evidências científicas sobre o COVID-19, trazendo à tona um novo formato de estratégia educativa e contribuindo para a prevenção da doença emergente e promoção da saúde das mulheresArtigo Estudo comparativo da atuação do enfermeiro no controle de dengue e febre chikungunya(FapUNIFESP (SciELO), 2016) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Millions, Rejane Medeiros; Costa, Marcelo Viana da; Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti eO objetivo deste estudo foi analisar a atuação dos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família no controle de dengue e febre chikungunya nos municípios de Parnamirim e Santa Cruz/RN. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa de tratamento e análise de dados. A coleta foi realizada entre novembro e dezembro de 2015 por meio de uma entrevista gravada, voltada às questões que abordam a ação da enfermagem e sua equipe no controle de dengue e febre chikungunya no campo de atuação da ESF. Utilizou-se como método de observação dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Após análise, houve criação de duas categorias – educação em saúde e campanhas pontuais. Na primeira, os entrevistados informaram realizar palestras educativas, mas não explicam a metodologia usada e nem a participação popular, como também a articulação com o setor de endemias da cidade para fortalecer a discussão. Na segunda, algumas ações são assistencialistas de caráter campanhista/higienista, realizadas pelos enfermeiros dos municípios em campanhas de “higienização” e “limpeza”, as quais se mostram bastante presentes nas falas dos entrevistados. Há uma forte presença desse modelo enraizada tanto nas ações quanto na realização de atividades educativas, usando como metodologia a palestra. Além disso, há necessidade de se realizar mais estudos que aprofundem o tema abordado, a julgar por uma amostra pequena, especialmente no município de ParnamirimArtigo Extensão universitária e as ações educativas para o controle dos vetores da doença de Chagas em Santa Cruz - RN(Revista Ciência em Extensão, 2017) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Oliveira, Mirley Cristina Viana Martins de; Cruz, Thaís Gomes da; Oliveira, Jaine Maria de Pontes; Araújo, Ralyne de Melo; Oliveira, Naama Samai Costa; Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti eObjetivo: Apresentar as ações realizadas pelo Projeto de Extensão Vigilância Ambiental em Saúde: ações de controles da Doença de Chagas no município de Santa Cruz/RN. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre as ações realizadas por discentes dos anos iniciais dos cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição em um projeto de extensão. Discussão: O projeto foi realizado em parceria com a vigilância em saúde do município de Santa Cruz, onde os discentes puderam conhecer de perto a realidade do município, promovendo atividades de educação em saúde, pesquisa entomológica e entrevistas em meios de comunicação da cidade. O trabalho fez com que a população assistida tivesse uma maior preocupação com seu ambiente interno e externo. As ações educativas na rádio, eventos itinerantes e no domicílio reforçaram a preocupação da transmissão da doença e redução dos criadouros do vetor. Conclusão: Com isso, nota-se a importância de projetos de ação como esse que visem à prevenção da doença, estimulando a prática de medida simples de controle que envolvam não só o trabalho da equipe técnica de saúde, mas também a participação, comprometimento e envolvimento rotineiro da populaçãoArtigo Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem(2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra deIntrodução: A extensão tem importante significado sobre a formação acadêmica, em especial na formação do enfermeiro, servindo como um modelo de atenção à saúde com característica humanizada, tendo em vista que não está apenas pautada nos atos clínicos da profissão inerentes ao modelo biomédico. Objetivo: Analisar a percepção dos alunos de graduação em Enfermagem sobre as contribuições da extensão universitária na formação acadêmica. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com questionário semiestruturado. Resultados: Os estudantes percebem que os projetos de extensão são partes, ou surgem, dos componentes curriculares e que a extensão é a prática para tornar mais sólidos os conhecimentos adquiridos. Conclusão: Alguns estudantes entenderam a extensão como prática assistencialista, enquanto outros, como a oportunidade de pôr em prática na comunidade os conteúdos vistos em sala de aulaArtigo Fatores de risco para a saúde mental da população em meio a pandemia de COVID-19(FapUNIFESP (SciELO), 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Vale, Mariana Ferreira; Camargo Júnior, Elton Brás; Magalhães, Fernando Augusto Cintra; Donato, Edilaine Cristina da Silva Gherardi; Fernandes, Maria Neyrian de FátimaObjetivo: Identificar fatores de risco para a saúde mental na população em tempos de COVID-19 por meio da análise dos níveis atenção plena sociocognitiva e de percepção ao estresse nos indivíduos. Método: Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal com abordagem quantitativa, realizado por meio de coleta de dados online utilizando a Escala de Estresse Percebido e a Escala de Atenção Plena de Langer em uma amostra de 955 indivíduos de diversas regiões do Brasil. Resultados: Mulheres, pessoas mais jovens e indivíduos com baixas condições socioeconômicas apresentaram maiores níveis de estresse percebido. Em contrapartida, os homens mais velhos e indivíduos com altas condições socioeconômicas apresentaram maiores níveis de atenção plena. Conclusão: A atenção plena sociocognitiva não se constituiu fator de proteção ao estresse percebido no contexto pandêmico da COVID-19Artigo Impactos da covid-19 no trabalho colaborativo na atenção primária à saúde(2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Magalhães, Adriana Gomes; Guedes, Dimitri TaurinoO estudo tem como tema o impacto da pandemia no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. O objetivo é analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, tendo como campo de investigações as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba. A amostra do estudo foi composta por profissionais de saúde vinculados à Estratégia Saúde da Família. Entre as equipes selecionadas, foram entrevistados 31 participantes. Os resultados evidenciam que a pandemia da COVID-19 causou impactos significativos em diversas ações de saúde, especialmente aquelas relacionadas às interações em grupos, como prevenção e vigilância em saúde. A dinâmica do trabalho das equipes foi alterada, diante da necessidade de reorganização das atividades, afetando diretamente o trabalho interprofissional e as práticas colaborativas em saúde. Os achados deste estudo também apontaram que antes do advento da pandemia, o trabalho interprofissional já estava sofrendo modificações, influenciado principalmente pelo cenário político. Conclui-se que há a necessidade da reorganização dos papéis de cada membro da equipe da APS, para alcançar o domínio e a execução das práticas colaborativas, fundamentais para promover o cuidado em sua integralidade. Esses resultados são relevantes, e poderão contribuir para as decisões futuras acerca da temática, este estudo revela ações, que foram prejudicadas durante a pandemia, e que necessitam de maior atenção e fortalecimento no atual momentoArtigo Índices de infestação predial do Aedes Aegypti por ciclo em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil - 2007 a 2013(Revista Gestão & Saúde, 2016) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Millions, Rejane Medeiros; Oliveira, Falconiere Leone Bezerra deObjetivo:relatar a experiência do coordenador da vigilância em saúde do município de Santa Cruz sobre a série histórica dos índices de infestação predial do Aedes aegypti. Método: Trata-se de um estudo explicativoe descritivo do tipo relato de experiência sobre os índices de infestação predial do Aedes aegyptino município de Santa Cruz, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.Os resultados são derivados dos Levantamentos Rápidos dos Índices de Infestação Por Aedes aegypti(LIRAa), realizados nos anos de 2007 a 2013.Resultados e discussão: Através do LIRAa, tem-se o perfil dos focos do mosquito e, para que haja um controle do Aedes aegypti, o município deve investir naregularização da distribuição de água, no saneamento básico, ações educativas de prevenção e controle, substituição de depósitos, entre outras ações que promovam a redução do índice de infestação do mosquito e, consequentemente, vivenciar novas epidemias. Conclusão: o LIRAa é um instrumento metodológico bastante rico em informações úteis que podem nortear o poder público a desenvolver estratégias de controle vetorialArtigo Integralidade na formação: compreensão de orientadores e da equipe multiprofissional(Revista do Nufen, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Fernandes, Maria Neyrian de FátimaObjetivou-se verificar a compreensão de residentes, preceptores e tutores sobre integralidade na formação em saúde mental em uma Residência Multiprofissional em Saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, qualitativa, do tipo Estudo de Caso Único no programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Foram aplicadas entrevistas individuais semiestruturadas aos tutores (7) e preceptores (7), e grupo focal com 20 residentes. Observou-se que as orientações oferecidas nos encontros de tutoria e preceptoria vão além da assistência biológica ao indivíduo com transtorno mental e perpassam pela compreensão da realidade desses sujeitos. Compreendeu-se que o compromisso curricular com as características da comunidade assistida, aliado a práticas colaborativas entre as diferentes profissões da saúde, possibilitaram aos residentes enxergar ao indivíduo com transtorno mental não apenas sob os vários saberes biológicos, mas também compreendendo-o na complexidade da sua realidade