Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Autor "05167339669"
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Dissertação Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-16) Clemente, Silvia Batista Torres; Vilar, Maria José Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; 05167339669; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/1546849470630546; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390Introdução: O direito universal à saúde, consolidado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a incorporação das necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD) às políticas de Saúde. A criação e implementação da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD) reconfigurou o modelo de atenção à saúde destinada às pessoas com deficiência, estabelecendo uma nova lógica na organização dos serviços de saúde ofertados e criando espaços capazes deatender às necessidades dessa população, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnósticosituacional do Centro Especializado em Reabilitação do município de Caicó/RN; Discutir as potencialidades e fragilidades encontradas pelos profissionais que compõem a equipe, a partir do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020; descrever o fluxo de referência e contrarreferência entre a RAS e o CER III de Caicó/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma estratégia de pesquisa ondeo sujeito investiga e intervém na sua própria prática. Foram realizadas duas oficinas diagnósticas com a equipe de profissionais: a primeira teve como base o estudo do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020 e, na segunda, os profissionais apontaram fragilidades e potencialidades do serviço, bem como descreveram o fluxograma do CER III. Resultados: As oficinas possibilitaram maior interesse dos profissionais pelo instrumento normativo, observando-se um aumento das consultas ao Instrutivo de Reabilitação pela equipe de profissionais. Dentre as potencialidades, foi destacado o engajamento dos profissionais desde a implantação do serviço. Como fragilidade, foi apontada a ausência de alguns serviçosde reabilitação, conforme orientação do próprio instrutivo e portaria de habilitação, a deficiência de estrutura física e de materiais, assim como a rotatividade de alguns profissionais, que impedem e dificultam a continuidade do trabalho. A equipe também referiu certa dificuldade em trabalhar o fluxograma vigente e fizeram uma sugestão deadaptação do mesmo. Considerações Finais: As estratégias utilizadas neste estudo fomentaram reflexões a respeito do funcionamento do serviço e quanto à necessidadede se instituir espaços de educação permanente. Um relatório técnico será enviado aos gestores, no sentido de contribuir para o adequado funcionamento do CER III no município de Caicó-RN.