PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "96670193491"
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Dissertação Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-10) Rocha, Ana Maria da; Silva Junior, Carlos Neco da; Martins, Bruno Leonardo Canto; 96670193491; http://lattes.cnpq.br/2673267660389058; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Alves, Milton Thiago Schivani; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; Chagas, Maria Liduina dasO ensino de Astronomia apresenta sérios problemas tanto no campo conceitual quanto nos aspectos metodológicos, decorrentes da formação inicial dos professores e dos problemas de aprendizagem que ocorrem com os estudantes em todo o Ensino Fundamental, acentuando-se nas Séries Iniciais. Trabalhos que buscam minimizar esses problemas vêm sendo realizados no ensino de ciências com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem relativas a esse campo do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidas propostas de atividades para discutir conceitos de Astronomia com professores de ciências do 4° e 5° do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi realizada a partir de uma oficina no formato remoto em razão da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Os dados iniciais apontaram que os professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas no ensino dos conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, eixo que compreende os conceitos da área de Astronomia. A partir da oficina onde o produto foi aplicado foi possível identificar que os participantes traziam seus conhecimentos sobre a área baseadas em ideias do senso comum ou completamente fora do contexto científico, como por exemplo, quando especificam que a forma como aborda o conteúdo parte dos ensinamentos dado pelos seus pais. Os resultados mostraram que a ação formativa contribuiu de forma relevante para a fundamentação teórica e metodológica dos professores participantes, possibilitando-os abordar o ensino de Astronomia a partir de uma visão de ciência aceita pela comunidade científica.