PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016
Navegar
Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Albuquerque, Regina Lúcia Tarquínio de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-04-15) Albuquerque, Regina Lúcia Tarquínio de; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; ; http://lattes.cnpq.br/5542795967596579; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Dias, André Luís Mattedi; ; http://lattes.cnpq.br/4658965577765594A busca da formação de cidadãos críticos e participativos, no trabalho educativo com jovens e adultos, enseja uma prática docente que vá além da postura tradicional de ensinar com métodos mecânicos e arbitrários, que, ao focarem excessivamente a figura do professor, priorizam o ensino, em detrimento da aprendizagem. Nessa direção, o presente estudo, ao procurar a possibilidade de realização de um trabalho alternativo para o ensino de Matemática, numa perspectiva transdisciplinar, no sentido de desenvolver aprendizagem significativa de alunos jovens e adultos do Projeto Acreditar, apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção que utilizou as cartas de tarô como recurso didático em sala de aula. Pretende-se, com isso, mostrar tal instrumento como facilitador da aprendizagem de conteúdos da Matemática como sistemas de numeração, números inteiros e geometria, tomando a Matemática numa perspectiva histórico-cultural e dando um tratamento holístico ao complexo ato de aprender. Nesse trabalho, o aluno jovem e adulto é tomado como indivíduo concreto, levando-se em consideração os aspectos cognitivos e atitudinais de seu aprender, o que é favorecido pela natureza das cartas do tarô e pela compreensão adotada, de matemática como sistema simbólico