PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26668
Navegar
Navegando PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais por Autor "02514649463"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A produção de material didático para a formação de professores em análise de dados educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-03) Nunes, Clarissa Bezerra de Melo Pereira; Gomes, Apuena Vieira; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; 02514649463; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/1065332183347752; Maia, Dennys Leite; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745A evolução dos processos de ensino e aprendizagem tem passado por mudanças físicas na sala de aula, nos materiais didáticos, na forma como os alunos e professores interagem entre si, e pelas relações de tempo e espaço. Nessa perspectiva, algumas instituições de ensino adotam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para auxiliar discentes e docentes ao longo dos processos de ensino e aprendizagem, o que gera uma quantidade substancial de dados sobre como os alunos interagem com a ferramenta, formando trilhas de aprendizagem. Este trabalho, que segue a linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, se propôs a elaborar um material didático à luz do Design Instrucional Contextualizado (DIC) para promover a formação docente visando a análise de dados educacionais oriundos do uso de um AVA Moodle. Com uma abordagem mista quanti-quali, os dados coletados pelo Moodle serviram de base para a análise de rendimento acadêmico de alunos do 6º ano na disciplina de Língua Inglesa, em uma escola privada situada em Natal/RN, ao longo do primeiro semestre de 2020. A metodologia utilizada baseou-se no Processo de Descoberta do Conhecimento em Base de dados (KDD, do inglês Knowledge Database Discovery) para a transformação de dados em conhecimento, e no Design Instrucional Contextualizado para a construção do Material Didático. Como produtos resultantes desse trabalho, foram identificados os modelos de trilhas de aprendizagem e foi criado um material didático multimidiático digital sobre a análise de dados educacionais, este último sendo disponibilizado em um site na web com tutoriais escritos e em vídeo. Adicionalmente, foi realizado um curso de formação docente no qual os cursistas, a partir da análise de perfis de trilhas de aprendizagem elaborado com os materiais disponibilizados no site, sugeriram intervenções para auxiliar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Como contribuição para a sociedade, os modelos de trilhas de aprendizagem e o material didático, que são produtos deste trabalho, podem basear a formação e capacitação de mais docentes, para que mais alunos possam ser auxiliados ao longo de seus processos de aprendizagem.